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EDIÇÃO 327, DE 16 A 22 DE MAIO DE 2016

 

A AEAMESP E AS REDES SOCIAIS

No YouTube, o CANAL AEAMESP, com apresentação de vídeos sobre o setor metroferroviário. Trata-se de parceria com o CANAL MOVA-SE

CANAL AEAMESPDesde 18 de maio de 2016, está disponível no YouTube o CANAL AEAMESP, com vídeos que discutem temas do setor metroferroviário no Brasil e no Exterior. Essa nova opção de informação é o resultado de uma parceria da AEAMESP com o CANAL MOVA-SE.

Um destaque neste momento é a chamada do CANAL AEAMESP para a 22a Semana de Tecnologia Metroferroviária, que a AEAMESP promoverá de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro Convenções Frei Caneca, em São Paulo, paralelamente à EXPO METROFERR 2016. Nessa chamada, há um resumo de depoimentos sobre temas discutidos na 21a Semana.

Confira a chamada da 22a Semana e outras atrações do CANAL AEAMESP

https://www.youtube.com/playlist?list=PL8dH4PvJCyPIAp4Y1EmlVEOKvFuFJe8SJ


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – I

Superintendente da ANPTrilhos destaca o avanço das parcerias público-privadas no setor metroferroviário, um dos temas da 22ª Semana.

Roberta Marchesei, superintendente da ANPTRILHOS

As parcerias entre o governo e a iniciativa privada são importantes para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura do Brasil e não seria diferente com o setor metroferroviário urbano de passageiros, onde o investidor privado é um aliado para o rápido desenvolvimento de projetos. O concessionário, por ter liberdade de negociação, consegue desenvolver e ampliar sua cadeia de fornecedores, dando mais velocidade às obras de implantação de sistemas. O aprimoramento do processo de concessão facilitou os investimentos em obras, aquisições de equipamentos, modernização da manutenção e melhorias nos serviços ofertados.

As colocações são de Roberta Marchesi, superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), entidade que juntamente com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP oferece o 3º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários – ANPTRILHOS-CBTU, com premiação no dia 13 de setembro, durante abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela AEAMESP, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Presença da iniciativa privada. Atualmente, o Brasil está implantando 13 novos projetos para o transporte de passageiros sobre trilhos, todos já contratados e/ou em execução. São eles: VLT Cuiabá (MT); VLT Goiânia (GO); Linha 6-Laranja e Linha 13-Jade de Metrô; os Monotrilhos da Linha 15-Prata, Linha 17-Ouro, Linha 18-Bronze e VLT da Baixada Santista, no Estado de São Paulo; Linha Leste do Metrô e VLT de Fortaleza (CE); Metrô de Salvador (BA); VLT Rio (Porto Maravilha) e Linha 4 do MetrôRio, ambas no Rio de Janeiro.

Dentre esses projetos, sete estão sendo concebidos no regime de parceria público-privada (PPP), o que representa 53,8% dos novos empreendimentos, e os governos estaduais já sinalizaram a possibilidade de conceder para a iniciativa privada a operação de mais dois sistemas, o VLT Cuiabá e o VLT de Fortaleza, aumentando a participação privada em projetos de mobilidade sobre trilhos.

Segundo a superintendente da ANPTrilhos, dentre os 13 projetos em implantação, seis são sistemas totalmente novos para as cidades, e quatro estão sendo desenvolvidos no modelo de concessão. Desde a primeira concessão de transporte urbano de passageiros sobre trilhos no Brasil, em 1997, já são quatro sistemas operados pela iniciativa privada. Os sistemas com operação privada somam 282,3 quilômetros de linhas e 153 estações, representando cerca de 30% das operações no País.

Futuro próximo. A expectativa da ANPTrilhos é de que até 2020 se somem a esse rol 10 novas linhas metroferroviárias em regime de concessão. Esses projetos estão sendo estudados pelos governos federal e estaduais, que decidirão a modelagem a ser seguida. São eles: VLT de Salvador (Bahia), VLT do Eixo Monumental de Brasília e VLT da W3 de Brasília (ambos no Distrito Federal), Trem Brasília-Goiânia e Trem Brasília-Luziânia (ambos entre Distrito Federal e Goiás), Linha 1 do Metrô de Curitiba e Trem Londrina – Maringá (ambos no Paraná), VLT da Zona Sul do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Aeromóvel Canoas e Linha 1 do Metrô de Porto Alegre

A 22ª SEMANA DE TECNOLOGIA

A 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Trata-se de um dos mais importantes congressos técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

METROFERR 2016

Realizada paralelamente à 22ª Semana, a METROFERR EXPO reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que divulgam suas inovações oferecidas ao mercado. Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e exposição, basta entrar em contato com Márcia Vidal, na CKZ Eventos: marcia@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – II

Prorrogadas as inscrições do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

160520 - LOGO PRÊMIOForam prorrogadas para o dia 30 de maio de 2016 as inscrições de trabalhos para a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para o 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

Os interessados em participar da premiação podem inscrever seus artigos técnicos através do link www.aeamesp.org.br/22semana, onde também está disponível o regulamento do 3º Prêmio ANPTrilhos-CBTU.

Os vencedores dos melhores trabalhos técnicos do setor serão conhecidos no dia 13 de setembro, durante a cerimônia de abertura da 22ª Semana realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

TRÊS CATEGORIAS

Serão aceitos trabalhos que abordem as três categorias do concurso:

Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte.

Organizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP, o Prêmio faz parte da grade de programação da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que contará com 11 painéis e mais de 40 trabalhos técnicos.

Divulgação dos resultados da etapa 1 – A Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária divulgará a lista dos trabalhos selecionados pelo Comitê de Seleção para apresentação na 22ª STM até a data-limite do dia 17 de junho de 2016, indicando dentre os escolhidos aqueles que optaram por participar da premiação. Serão divulgados até 40 (quarenta) trabalhos selecionados, garantindo-se a apresentação de, no mínimo, 30 (trinta) em salas técnicas durante a realização da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

A programação das salas técnicas será divulgada oportunamente pela AEAMESP. Todos os trabalhos selecionados que cumpram as disposições deste regulamento serão publicados nos Anais Eletrônicos da 22ª STM, atribuindo-se o certificado de participação ao (s) autor (es) de cada trabalho.

Premiação – Serão oferecidos três prêmios em espécie, no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) cada um, concedidos, respectivamente, ao autor do melhor “artigo técnico” de cada categoria apresentada no Artigo 4º, conforme seleção final realizada pela Banca Examinadora.

A seleção dos “artigos técnicos” vencedores será realizada pela Banca Examinadora em duas fases. Na primeira fase serão selecionados quinze trabalhos, cinco por categoria, dentre os artigos técnicos qualificados para disputar a premiação. Os quinze trabalhos escolhidos estarão concorrendo, na segunda fase, à seleção final para escolha dos três trabalhos vencedores.

Serão concedidos ao (s) autor (es) de cada um dos quinze “artigos técnicos” selecionados, cinco por categoria:

I – O troféu “3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários”.

II – O certificado de participação personalizado para cada autor, inclusive para os autores de “artigos técnicos” elaborados em grupo.

III – A inscrição para cada autor na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP.

IV – A publicação do “artigo técnico” nos Anais Eletrônicos da 22ª STM e em meio eletrônico nos sites: www.anptrilhos.org.br, www.cbtu.gov.br e www.aeamesp.org.br.


DESONERAÇÃO

Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal aprova isenção de PIS e COFINS sobre energia usada por metrô e VLT

Deputado federal João Paulo Pappa

A Agência Câmara informou que Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que isenta metrôs, trens metropolitanos e veículos leves sobre trilhos (VLTs) das tarifas de PIS/PASEP e COFINS incidente sobre a energia elétrica consumida. O texto aprovado foi um substitutivo do deputado paulista João Paulo Papa ao Projeto de Lei 1517/15, do deputado fluminense Deley. O projeto de lei já seguiu para exame da Comissão de Minas e Energia (CME).

O texto original previa apenas a isenção das contribuições, mas o relator condiciona esse benefício à realização de investimentos no setor. “É conveniente conjugar a redução dos custos operacionais dos transportes sobre trilhos mediante a desoneração tributária com a reversão de parte dessa desoneração na realização de investimentos visando à melhoria das condições de eficiência energética”, defende Papa.

O substitutivo estipula um valor mínimo que deverá ser investido em pesquisas de tecnologia para melhorar consumo de energia dos transportes públicos.

De acordo com o texto aprovado, em 2017, deverão ser destinados a esses investimentos 5% do valor da desoneração tributária obtida no ano anterior. Esse percentual aumenta gradualmente até chegar a 20% da desoneração, a partir de 2020.

Custos. João Paulo Papa afirma que a energia elétrica utilizada para a tração dos trens é o segundo maior custo operacional do transporte, representando em média 20% desse valor. Além disso, o deputado lembra que mais de 80% da operação de metrôs é feita pelo próprio setor público, e por isso, reduzir custos do serviço também alivia os orçamentos públicos e viabiliza a melhoria dos sistemas atuais.

Acompanhe a tramitação desse projeto por meio do link abaixo

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1266632


DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Mestrado em Trens e Vias de Alta Velocidade, inclusive por Ensino a Distância, na Universidade Heriot-Watt, de Edimburgo, Reino Unido

Professor João Pombo

O professor João Pombo, da Universidade Heriot-Watt, de Edimburgo, Reino Unido, e da Universidade de Lisboa e do Instituto Politécnico de Lisboa (ISEL), na capital portuguesa, informa sobre o lançamento pela Universidade Heriot-Watt de um mestrado em Trens e Vias de Alta Velocidade, ministrado por especialistas no campo da engenharia ferroviária de alta velocidade, incluindo o professor Peter Woodward e o próprio professor João Pombo.

Características. De acordo com o professor, o mestrado em Trens e Vias de Alta Velocidade irá proporcionar aos participantes todas as habilidades e conhecimentos necessários para compreender os princípios, práticas e desenvolvimentos tecnológicos relevantes para o setor ferroviário de alta velocidade, no Reino Unido e em outras nações que adotam tal tecnologia.

A proposta é que o curso ofereça aos participantes uma excelente preparação para o emprego em todo o setor ferroviário. Haverá oportunidade de contatos com a indústria, por meio de projetos referentes a esse segmento, e, ainda, estudos de casos, seminários e a participação professores convidados de setores relevantes

O curso acontecerá no campus de Edimburgo da Heriot-Watt e pode ser freqüentado em período integral, tempo parcial, ou por meio do sistema de Ensino à Distância, permitindo que os alunos combinem o estudo com o trabalho e outros compromissos. O professor acentua que a Heriot-Watt University oferece um ambiente excelente para o estudo de pós-graduação e pesquisa, incluindo acesso a laboratórios reconhecidos internacionalmente e instalações de teste.

Para outras informações, incluindo conteúdos e custos, acione o link abaixo

http://www.hw.ac.uk/postgraduate/high-speed-train-track-systems.htm


INTERNACIONAL

Málaga, na Espanha, receberá de 5 a 9 junho o encontro 21º Comitês Técnicos e Conferência Internacional, da ALAMYS

ALAMYS 21 COMITÊS TÉCNICOS EM 2016No período de 5 a 9 de junho de 2016 acontecerá no Hotel NH Málaga, em Málaga, Espanha, o evento intitulado 21º Comitês Técnicos e Conferência Internacional, promovido pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), que terá como tema central O metrô leve como oportunidade de transformação urbana.

Ao justificar a escolha temática, os organizadores assinalam que, nos últimos 15 anos, os sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) viveram um renascimento em muitas cidades espanholas, entre as quais Málaga, centro econômico e turístico do sul da Andaluzia, sede do encontro.

Nosso objetivo é compartilhar tanto os resultados positivos das transformações que viveram as cidades espanholas com a introdução de linhas de metro leve, como os novos projetos na América Latina este tipo de transporte, além dos desafios no relacionamento com os outros transportes metropolitanos.

Nesta edição do 21º Comitês Técnicos e Conferência Internacional, haverá um espaço especial para apresentações dos fornecedores de tecnologia mais importantes para a categoria dedicada, mostrando as soluções e medidas concretas para aumentar a eficiência da mobilidade urbana em trilhos implantações. Além disso, de acordo com o pedido dos operadores e autoridades de transporte da América Latina associados, um bloco inteiro será dedicado à segurança de certificação de serviços e equipamentos.

Nas reuniões das Comissões Técnicas, estão previstos tópicos relevantes, como, entre outros, relações sindicais, desenvolvimento de CBTC em linhas novas e sistemas já existentes, modelo de suporte ao usuário e segurança. O encontro terminará em 9 de junho, com a reunião do grupo de trabalho da ALAMYS sobre bondes elétricos.

Veja outras informações no portal da ALAMYS

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