fbpx

EDIÇÃO 328, DE 23 A 29 DE MAIO DE 2016

 

22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – I

Terminam nesta segunda, 30 de maio, as inscrições para o 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

160520 - LOGO PRÊMIOEncerram-se na segunda-feira, 30 de maio de 2016 as inscrições de trabalhos para a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para o 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

Os interessados em participar da premiação podem inscrever seus artigos técnicos através do link www.aeamesp.org.br/22semana, onde também está disponível o regulamento do 3º Prêmio ANPTrilhos-CBTU.

Os vencedores dos melhores trabalhos técnicos do setor serão conhecidos no dia 13 de setembro, durante a cerimônia de abertura da 22ª Semana realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

TRÊS CATEGORIAS

Serão aceitos trabalhos que abordem as três categorias do concurso:

Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte.

Organizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP, o Prêmio faz parte da grade de programação da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que contará com 11 painéis e mais de 40 trabalhos técnicos.

Divulgação dos resultados da etapa 1 – A Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária divulgará a lista dos trabalhos selecionados pelo Comitê de Seleção para apresentação na 22ª STM até a data-limite do dia 17 de junho de 2016, indicando dentre os escolhidos aqueles que optaram por participar da premiação. Serão divulgados até 40 (quarenta) trabalhos selecionados, garantindo-se a apresentação de, no mínimo, 30 (trinta) em salas técnicas durante a realização da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

A programação das salas técnicas será divulgada oportunamente pela AEAMESP. Todos os trabalhos selecionados que cumpram as disposições deste regulamento serão publicados nos Anais Eletrônicos da 22ª STM, atribuindo-se o certificado de participação ao (s) autor (es) de cada trabalho.

Premiação – Serão oferecidos três prêmios em espécie, no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) cada um, concedidos, respectivamente, ao autor do melhor “artigo técnico” de cada categoria apresentada no Artigo 4º, conforme seleção final realizada pela Banca Examinadora.

A seleção dos “artigos técnicos” vencedores será realizada pela Banca Examinadora em duas fases. Na primeira fase serão selecionados quinze trabalhos, cinco por categoria, dentre os artigos técnicos qualificados para disputar a premiação. Os quinze trabalhos escolhidos estarão concorrendo, na segunda fase, à seleção final para escolha dos três trabalhos vencedores.

Serão concedidos ao (s) autor (es) de cada um dos quinze “artigos técnicos” selecionados, cinco por categoria:

I – O troféu “3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários”.

II – O certificado de participação personalizado para cada autor, inclusive para os autores de “artigos técnicos” elaborados em grupo.

III – A inscrição para cada autor na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP.

IV – A publicação do “artigo técnico” nos Anais Eletrônicos da 22ª STM e em meio eletrônico nos sites: www.anptrilhos.org.brwww.cbtu.gov.br e www.aeamesp.org.br.


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – II

Vibtech, que fornece Sistema Massa Mola para a via permanente da Linha 5 – Lilás do Metrô-SP, estará na EXPO METROFERR

160529 - VIBETECHTradicional expositora da METROFERR EXPO, feira que acontece paralelamente a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a Vibtech Industrial foi escolhida pelo consórcio Andrade Gutierrez & Camargo Corrêa para fornecimento do sistema Massa Mola da via permanente da Linha 5 – Lilás do Metrô-SP, lote 3 e pelo consórcio CM5 – Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS para o lote 7.

Segundo Ricardo Siqueira, gerente Técnico Comercial na Vibtech Industrial Ltda., trata-se do primeiro fornecimento com produtos 100% nacionais compreendendo isoladores metálicos de vibração de baixa frequência natural (6 Hz) e sistema de Pads Elastoméricos com frequência natural de 10 e 14 Hz. Os elementos foram projetados e desenvolvidos pela Vibtech e passaram por intensos ensaios para homologação de compostos, além de ensaios estáticos e dinâmicos mostrando excelente resultados e sendo aprovados inteiramente para essa aplicação de alta responsabilidade.

De acordo com o engenheiro Bernard Baudouin, diretor Técnico da Vibtech, a solução foi projetada e desenvolvida para a via permanente do metrô sobre laje flutuante da linha 5-Lilás, lote 3 (via singela, compreendendo 8.107,97 metros + Aparelhos de Mudança de Via – AMV – 354,14 metros), que está em fase final de implementação. “Neste momento estamos trabalhando para o fornecimento para o lote 7, também sobre via singela de 9.541 metros com 775 metros de AMV.”

O sistema Massa Mola passa a fazer parte do portfólio da empresa juntando-se aos demais produtos fabricados para o segmento ferroviário com o objetivo de controle de vibrações e ruídos estruturais. “O principal benefício do Sistema Massa Mola é fazer com que as vibrações e ruídos sejam atenuados em virtude de sua propagação das estruturas e consequentemente nas edificações vizinhas”, explica Baudouin.

A Vibtech dispõe de uma vasta gama de produtos para o segmento ferroviário de carga e de passageiro como suspensão primária de trens, acoplamentos resilientes, pinos elásticos e amortecedores para a suspensão e proteção dos equipamentos embarcados. “Ainda dentro deste segmento, dispomos de amortecedores para a via permanente, sejam eles para o sistema Massa Mola ou fixação direta dos trilhos”, reforça Baudouin.

O visitante que passar pelo estande da Vibtech na METROFERR EXPO 2016 será recebido por uma equipe técnica da empresa que dará todo suporte técnico dos produtos desenvolvidos pela companhia para atender o setor metroferroviário


A AEAMESP E AS REDES SOCIAIS

Veja no YouTube o CANAL AEAMESP, com vídeos sobre o setor metroferroviário. Trata-se de parceria com o CANAL MOVA-SE

Veja no YouTube o CANAL AEAMESP, com vídeos que discutem temas do setor metroferroviário no Brasil e no Exterior. Essa nova opção de informação é o resultado de uma parceria da AEAMESP com o CANAL MOVA-SE.

INSCREVA-SE NO CANAL

Logo abaixo, há uma relação de vídeos já postados no CANAL AEAMESP. Os interessados no tema podem se inscrever no CANAL AEAMESP, bastando no Canal. clicar em ‘inscrever-se’, quando entrarem em algum dos vídeos publicados. Os inscritos recebem uma notificação sempre que um novo vídeo for postado.

VÍDEOS POSTADOS NO CANAL AEAMEPS

 

Obras para melhorar a mobilidade em São Paulo – Entrevista com Clodoaldo Pelissioni

 

Os desafios do Metrô de SP – Entrevista com Paulo Menezes Figueiredo

 

Entrevista com José Bernasconi – Presidente do SINAENCO

 

Linha 4 do metrô paulistano – Modernidade em transporte metroviário

LINHA 6 Metrô SP – 100% PPP

A importância do transporte de carga

VLT Carioca – Vocação para integrar modais

Integração entre Modais

AEAMESP – 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Vem aí a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Veja como foi a 21ª.


NA IMPRENSA – I

Portal da CPTM recomenda que interessados garantam já vaga para viajarem no Expresso Paranapiacaba nas férias de julho

A área jornalística do website da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informa em matéria que Paranapiacaba é o destino mais procurado entre os três roteiros do Expresso Turístico da companhia. Mais de 41 mil pessoas já embarcaram com destino a Paranapiacaba, desde o lançamento do serviço em setembro de 2010.

“Para garantir uma vaga na charmosa locomotiva dos anos 1960, o bilhete deve ser comprado com pelo menos dois meses de antecedência. Para as férias de julho, já estão disponíveis passagens para o dia 17, fim de semana em que se inicia o tradicional Festival de Inverno da cidade”, informa o texto, acrescentando que quem perder essa oportunidade poderá adquirir bilhetes para os dias 24 e 31 de julho.

Veja a matéria completa no site da CPTM

http://www.cptm.sp.gov.br/noticias/Pages/Garanta-seu-lugar-no-Expresso-Paranapiacaba-nas-f%C3%A9rias-de-julho.aspx


NA IMPRENSA – II

Agência Italiana de Notícias informa que Roma terá sua primeira estação arqueológica de metrô

O site brasileiro da ANSA – Agência Italiana de Notícias informou em 17 de maio que nas obras da estação de metrô Amba Aradam em Roma achadas ruínas de um quartel militar romano do século 2 d C. A descoberta deverá fazer com que essa seja a primeira estação arqueológica da capital italiana, combinando, dessa forma, história antiga e modernidade.

Veja a matéria publicada pela ANSA

http://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/italianos/noticias/2016/05/16/Roma-tera-primeira-estacao-metro-arqueologica-_9074855.html

Veja sequência de dez fotos sobre esse tema, publicado no portal da Rainews

http://www.rainews.it/dl/rainews/media/Metro-C-La-prima-stazione-archeologica-della-capitale-622f1d41-a5c2-4659-a975-35868e37ca8d.html#foto-1


NA IMPRENSA – III

Folha noticia que Metrô é o melhor serviço de transporte de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha

160529 - FOLHA METRO SERVIÇSO DE TRANSPORTEMatéria publicada em 22 de maio de 2016 pela Folha de S. Paulo on line, assinada por Elvis Pereira, noticia que o Metrô é o melhor serviço de transporte de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha. Na matéria é ouvido o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Paulo Menezes. O local da publicação pode ser visitado a partir do link abaixo. Na sequência, o texto transcrito.

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2016/05/1773428-metro-e-o-melhor-servico-de-transporte-de-sp-segundo-pesquisa-datafolha.shtml*

Metrô é o melhor serviço de transporte de SP, segundo pesquisa Datafolha

 Assim como tantos vizinhos de obras do metrô, Paulo Menezes, 56, é adepto da “vistoria via janela”. Do imóvel onde mora no Campo Belo, na zona sul paulistana, o presidente da empresa de trens costuma dar uma olhada em um dos pontos de obra de expansão da linha 5-lilás. “Sábado, vou fazer feira e dou uma passadinha lá também. E ali andou bem, está quase pronto.”

Três estações dessa linha devem ser as próximas a serem abertas na cidade. “Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin”, diz Menezes, com uma mapinha da rede em mãos. “Essas estão programadas para entrar em operação em julho de 2017.”

O executivo responde, mesmo antes de ser perguntado, à ansiedade dos moradores, que querem saber quando terão novas linhas à disposição. Isso porque o metrô é considerado pelos paulistanos o melhor serviço de transporte de São Paulo por 54% dos entrevistados das classes A e B.

O favoritismo acentua-se entre moradores da zona norte (63%) e pessoas com mais 41 anos (59%) e ensino superior (60%). Trata-se do segundo ano em que o metrô aparece no topo.

“A rapidez do sistema ainda é o chamariz para o usuário do transporte público”, diz Menezes. “Ele sabe que pegará o metrô aqui e descerá lá no prazo esperado. Aliás, quando isso não acontece, é que vem a reclamação.” Mas, é claro, ainda há muito o que melhorar. São Paulo, diz ele, está entre os melhores no intervalo de circulação dos trens, limpeza e custo de energia, mas fica para trás na segurança dentro dos trens e das estações e na venda de bilhetes. Reduzir filas e ter um atendimento melhor também constam das metas.

Paulo Menezes, diretor-presidente do Metrô

O número de passageiros teve o menor crescimento dos últimos dez anos. A que o sr. credita essa queda?

Estamos perdendo demanda, e tenho de fazer ajustes diários. Estou perdendo por volta de 70 mil passageiros por dia. Existe uma crise. Não sou eu que estou dizendo. Mesmo quando tivemos uma marolinha em 2008 e 2009, não tivemos esse problema.


INTERNACIONAL

Nos dias 26 e 27 de maio, Londres recebe 12º Congresso World Metro Rail e outros três encontros especializados

Londres recebe nos dias 26 e 27 de maio o 12º Congresso World Metro Rail, que tem como tema geral Inovação. Tecnologia. Desempenho Para a comunidade mundial de trilhos urbanos. O encontro reunirá 80 conferencistas e terá a participação de 70 operadoras de 40 países. Paralelamente ao congresso serão desenvolvidos outros três encontros especializados: Light Rail, Rail Power e Rail Tel.

Veja outras informações sobre os eventos

http://www.terrapinn.com/conference/metrorail/index.stm?_ga=1.181750503.1140721821.1458642877&utm_campaign=7862%20Metrorail%202016%20-%20PartnercONFPROM&utm_medium=email&utm_source=Eloqua

 

Você pode gostar...