fbpx

EDIÇÃO 330, DE 6 A 12 DE JUNHO DE 2016

22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – I

Obras da Linha 2 do Metrô de Salvador avançam em direção à Região Metropolitana

Luiz Valença

Luiz Valença

Com 23 quilômetros de extensão, a Linha 2 do Metrô de Salvador, na capital baiana, que vai da Estação Acesso Norte até a cidade Lauro de Freitas, tem 35% das obras concluídas, caminhando a passos largos em direção à Região Metropolitana e deve ser concluída em meados de 2017. A previsão é que este trajeto seja percorrido menos de 30 minutos, passando pelas 12 estações que compõem o trecho até o Aeroporto.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, inaugurado em 11 de junho de 2014, será composto por duas linhas, com total de 41 km de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados. Atualmente, a Linha 1 está em operação plena, das 5h à meia-noite, de segunda a domingo, inclusive feriados, com oito estações em 12 quilômetros de extensão, indo da Estação Pirajá, no entorno da BR-324, até a Estação Lapa, região central da cidade.

O projeto do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Grupo CCR, o Governo do Estado da Bahia e Governo Federal, com investimentos na ordem de R$ 4 bilhões.

Pelo período de 30 anos de concessão, essa PPP promoverá investimentos em construção de estações, aquisição de equipamentos, sistemas, adequação e revitalização de trens, manutenção e operação dos Terminais de Integração de Passageiros (ônibus urbanos) e das estações de Metrô.

O metrô de Salvador contribuirá de forma decisiva para a redução dos gargalos que dificultam a mobilidade da cidade e região metropolitana.

O Painel 3 – Crescimento e melhoria da rede metroferroviária, que acontecerá no segundo dia da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo, terá entre seus temas, as obras da Linha 2 do metrô de Salvador. Na ocasião, o presidente da concessionária CCR Metrô Bahia, Luis Valença, fará uma explanação do projeto desde seu planejamento, concepção e impactos na região metropolitana de Salvador.

22ª SEMANA DE TECNOLOGIA

A 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP acontecerá no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Trata-se do mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas cidades.

Sobre a METROFERR EXPO 2016. Realizada paralelamente ao Congresso, a METROFERR EXPO reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que divulgam suas inovações oferecidas ao mercado.

Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e exposição, basta entrar em contato com Marcia Vidal, na CKZ Eventos: marcia@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.

Veja no CANAL AEAMESP (parceria com o CANAL MOVA-SE) como foi a 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – II

Para presidente da ABIFER, “é impossível pensar em mobilidade urbana sem equacionar a circulação de mercadorias nas cidades”

Vicente Abate

Vicente Abate

“É extremamente importante que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP aborde em sua Semana de Tecnologia, temas relacionados ao sistema de transporte ferroviário de cargas, porque não se pode pensar em mobilidade urbana sem equacionar a circulação de mercadorias nas cidades”, diz Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária.

Ele entende que o Brasil possui diversos trechos ferroviários que poderão ser usados para fazer com que as mercadorias cheguem mais perto dos pontos de distribuição rodoviária. “Em conjunto com o Ferroanel vamos ver até onde podemos chegar e contribuir na distribuição de mercadorias”, reforça.

Para o presidente da Abifer – entidade que apoia a Semana de Tecnologia Metroferroviária -, o Seminário é o mais rico em assuntos técnicos do setor de transporte ferroviário de passageiros e agora de cargas.

Abate será coordenador do Painel 8 – Transporte ferroviário de carga no Brasil, programado para o dia 15 de setembro, das 15h40 às 17h40, como parte da grade de palestras da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que na edição 2016 terá como tema central Investir e avançar com eficiência.

 


SETOR METROFERROVIÁRIO

AEAMESP presente à 90ª Reunião da Comissão Metroferroviária e ao XI Seminário Metroferroviário no Rio de Janeiro

Está prevista para os dias 14 e 15 de junho de 2016, no Auditório do Metrô Rio, no Rio de Janeiro, a realização do XI Seminário Nacional Metroferroviário, organizado pela Comissão Metroferroviária, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). No dia 13 de junho, acontecerá no mesmo local a 90ª Reunião da Comissão Metroferroviária.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso, participará da solenidade de abertura do XI Seminário; esse ato será coordenado por Joubert Fortes Flores Filho, presidente da Comissão Metroferroviária da ANTP e presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e terá a participação de autoridades e lideranças do setor.

Veja no portal da ANTP outras informações sobre a programação e sobre como participar

http://www.antp.org.br/agenda/xi-seminario-nacional-metroferroviario–rio-de-janeiro/sp.html


CONSELHO NACIONAL DAS CIDADES

Transição do governo federal motivou adiamento da 49ª Reunião do Conselho das Cidades. Nova data será ainda estabelecida.

Em razão da transição de governo, com a posse do presidente interino Michel Temer, a Reunião da Coordenação Executiva do Conselho Nacional das Cidades foi transferida do de 19 de maio de 2016 para o dia 22 de junho, ocasionando o adiamento da 49ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades, anteriormente programada para os dias 1º e 2 de junho de 2916. Caberá à Coordenação definir nova data para o encontro. O presidente Emiliano Affonso representa a AEAMESP no Conselho Nacional das Cidades e em seu Comitê Técnico de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana.


DIREITO AO TRANSPORTE

Conclusão da assembleia de criação do Instituto MDT foi reprogramada para 20 de junho. O Estatuto já está aprovado.

MDTFoi reprogramada para o dia 20 de junho de 2016n, o auditório da AEAMESP, conclusão da assembleia de constituição do Instituto MDT, que dará personalidade jurídica ao Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT). Criado em 2003 pelas mais importantes entidades do setor de mobilidade, entre elas a AEAMESP, o MDT tem como objetivo atuar em favor do fortalecimento, qualificação e integração do transporte público urbano e pelo barateamento das tarifas para os usuários.

A assembleia foi aberta no dia 10 de maio de 2016, também no auditório da AEAMESP, e já aprovou o Estatuto da nova entidade.  No dia 7 de junho, serão cumpridos os outros itens da pauta: a eleição e posse do presidente, do vice-presidente e do Conselho Diretor e a aprovação da Ata da Assembleia Geral de Constituição do Instituto MDT.  No mesmo dia, haverá a realização da 1ª Reunião do Conselho Diretor do Instituto MDT, com a escolha do diretor nacional executivo, a definição da Pauta da 2ª Reunião do Conselho Diretor do Instituto MDT e aprovação da ata.


HOMENAGEM

Nosso colega e amigo engenheiro civil Aldo Teruo Mizuno

Em nome de todos os Associados, com pesar, a Diretoria da AEAMESP registra e lamenta o falecimento do associado engenheiro Aldo Teruo Mizuno, ocorrido no dia 29 de maio de 2016. Ele era engenheiro civil formado pela Universidade de São Paulo e atuava na Companhia do Metropolitano de São Paulo.


 NA IMPRENSA – I

Malha metroferroviária ganhou 10,4 km em 2015 e deverá crescer 50,2 km em 2016, de acordo com a ANPTrilhos

O portal noticioso G1, do Grupo Globo informa que a rede de transportes urbanos sobre trilhos avançou apenas 10,4 km no Brasil em 2015, número três vezes menor do que a expansão de 30 km registrada em 2014. De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em 2016 o País nacional ganhará 50,2 km de novas linhas.

Previsão de mais 277 km até 2020.  A matéria do G1 assinala: “A escassez de recursos e retração dos investimentos, no entanto, já afetaram o ritmo ou mesmo paralisaram algumas obras. No balanço do ano anterior, a ANPTrilhos projetava que a rede de trilhos chegaria a 1.338 km em 2020. Agora, a estimativa é que sejam concluídos nos próximos 4 anos um total de 277 km de novas linhas, elevando o tamanho da rede dos atuais 1.012 km para 1.289 km”.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/06/rede-de-transportes-sobre-trilhos-avancou-so-104-km-no-brasil-em-2015.html


 NA IMPRENSA – II

BONDE DO RIO NOS EUA

O Globo mostra como exemplares da frota carioca de bondes foram salvos da destruição nos anos 1960 e rodam nos EUA

A edição virtual do jornal O Globo publicou no dia 6 de junho de 2016 a matéria intitulada Antigos bondes do Rio de Janeiro rodam nos Estados Unidos, revelando como um grupo de entusiastas norte-americanos conseguiu salvar alguns exemplares da frota de bondes da cidade, brutalmente destruída em meados dos anos 1960.

Veja a matéria

http://oglobo.globo.com/economia/carros/antigos-bondes-do-rio-de-janeiro-rodam-nos-estados-unidos-19462312

Em São Paulo, museu guarda exemplares de bondes e ônibus. Veja:

http://www.sptrans.com.br/museu/


ANIVERSARIANTES

No Portal da AEAMESP, os aniversariantes do mês de junho

Veja no Portal da AEAMESP os nomes dos associados que aniversariam em junho. O link abaixo dá acesso a uma lista em ordem cronológica crescente com todos os aniversariantes do mês. 

Veja os aniversariantes deste mês

Você pode gostar...