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EDIÇÃO 331, DE 13 A 20 DE JUNHO DE 2016

OPINIÃO

Temos que rever a forma de oferecer uma boa mobilidade para os brasileiros

Emiliano Affonso, presidente da AEAMESP

Emiliano Affonso

Emiliano Affonso

Iniciamos 2016 com muitas expectativas e preocupação com o futuro do nosso País. No setor metroferroviário, presenciamos a diminuição dos orçamentos de empresas operadoras, a redução de obras de expansão e atrasos expressivos ou mesmo postergação sem prazos de compromissos assumidos com a população.

O que fazer? Estudos mostram que uma boa mobilidade nas cidades é fundamental para o crescimento econômico de uma nação. Existem diversos exemplos de investimentos públicos na implantação e operação de sistemas estruturadores de transporte na América do Norte, Europa e Ásia que poderiam ser seguidos.

Na América do Norte, de acordo com relatório da APTA – American Public Transportation Association, 100% dos investimentos nas redes estruturadoras de transporte coletivo nas cidades são públicos e os três níveis de governo participam, sendo que o Governo Federal entra com o maior valor na implantação e os usuários com apenas 33% do custo das passagens. Os recursos vêm de várias fontes e variam de estado para estado, existem fundos gerais, taxas na gasolina, da venda ou aluguel de carros, registros, licenças etc.

Enquanto isso, no Brasil, continuamos no caminho errado, a pesquisa Origem e Destino mostrou que para um aumento de população de 2% na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), entre 2007 e 2012, houve um acréscimo de 18% na frota de automóveis.

São Paulo apresenta congestionamentos recordes com consequências nefastas para a economia e a poluição, cerca de 90% da poluição atmosférica é gerada pelos carros, motos, ônibus e caminhões. Temos que rever urgentemente a forma de proporcionarmos uma boa mobilidade para os brasileiros. De acordo com o professor da Universidade de São Paulo (Eduardo A. Haddad), o Brasil desperdiça R$156,2 bilhões por ano só com a perda de produtividade causada pela morosidade do trânsito em São Paulo.

Os moradores da Região Metropolitana de São Paulo gastam meia hora a mais do que deveriam no deslocamento entre as residências e os locais de trabalho. Se o excesso de tempo fosse eliminado o PIB (Produto Interno Bruto) nacional cresceria 2,83% e a cidade absorveria 50% do benefício.

Estudo apresentado pela professora Simone Georges Miraglia, da Universidade Federal de São Paulo, na 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, mostrou que os benefícios do Metrô de São Paulo em termos da redução da poluição atmosférica e seus efeitos associados a saúde pública evitam custos da ordem de US$ 18 bilhões/ano.

Estudos não faltam sobre o montante de recursos jogados fora pela falta de uma boa mobilidade em nossas cidades e sabemos que nas grandes metrópoles, para que ela ocorra, é indispensável a implantação de uma rede estruturadora de transporte público apoiada nos sistemas sobre trilhos e a racionalização do uso dos carros.

Não podemos aceitar passivamente a paralisação de obras de mobilidade, pois a falta delas comprometerá o nosso futuro. Temos que dar apoio técnico aos nossos dirigentes, envolver nossos representantes no legislativo e alertar a sociedade civil organizada que o desenvolvimento consistente do nosso País passa pela reversão urgente da forma que priorizamos os investimentos em mobilidade urbana.


MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Fundado o Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT). Emiliano Affonso é eleito vice-presidente

No dia 20 de junho de 2016, no auditório da AEAMESP, foi concluída a  assembléia de fundação do Instituto MDT, conferindo personalidade jurídica ao Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT).

Criado em 2003 pelas mais importantes entidades do setor de mobilidade, entre elas a AEAMESP, o MDT tem como objetivo atuar em favor do fortalecimento, qualificação e integração do transporte público urbano e pelo barateamento das tarifas para os usuários.

A Assembleia definiu a composição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal, integrados por representantes das 25 organizações fundadoras do Instituto MDT.

Foi eleito  presidente da nova entidade Ubiratan Félix, professor da Universidade Federal da Bahia e presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia, representante da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE). Foi eleito vice-presidente o engenheiro Emiliano Affonso, presidente da AEAMESP.

Por decisão do Conselho Diretor, o cargo de diretor nacional executivo passa a ser exercido pelo arquiteto e urbanista Nazareno Affonso, que desde 2003 atuou como coordenador nacional do MDT.

O diretor executivo está incumbido de preparar previsão orçamentária e proposta de plano de ação para o presente exercício a serem apresentados ao Conselho Diretor no dia 27 de julho de 2016, no auditório da AEAMESP, em São Paulo.

 


SETOR METROFERROVIÁRIO

XI Seminário Metroferroviário sublinhou a necessidade da expansão das redes sobre trilhos para cargas e para passageiros

160621 - SEMINÁRIO METROFERROVIÁRIONos dias 14 e 15 de junho de 2016, no Auditório do Metrô Rio, no Rio de Janeiro, aconteceu o XI Seminário Nacional Metroferroviário, organizado pela Comissão Metroferroviária, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O encontro reuniu cerca de 150 autoridades, dirigentes e especialistas do setor, incluindo o presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso. Foram sete painéis de debate, focalizando, entre outros temas: o andamento dos projetos de ampliação e modernização dos sistemas sobre trilhos em São Paulo e Rio de Janeiro e as perspectivas de expansão em outras áreas do País, o manifesto Trilhos pelo Brasil para fortalecimento e expansão do setor, os sistemas metroferroviários frente aos planos diretores urbanos, a gestão de multidões nos maiores sistemas brasileiros, o tema da qualificação dos projetos metroferroviários e um conjunto de apresentações sobre o monotrilho em São Paulo, o VLT da Baixada Santista, o VLT Carioca e as novidades da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Saldo positivo. Emiliano Affonso entende que o encontro teve um saldo positivo, sobretudo por marcar a importância e a necessidade de planejar e buscar a expansão das redes sobre trilhos para cargas e para passageiros.  “Ficou clara a preocupação do setor em voltar a se unir e olhar para frente. Alguns posicionamentos das lideranças foram no sentido de que precisamos agir para mudar a realidade, obter e consolidar fontes de recursos, e desenvolver um planejamento de mais longo prazo, para que possamos avançar de uma forma organizada”, disse Emiliano Affonso, acrescentando: “Também devemos ter foco e não atirar para todos os lados. É preciso definir os objetivos claros e trabalhar para alcançá-los”.

O JORNAL AEAMESP, edição número 37, publicará um relato sobre as sessões do XI Seminário Metroferroviário. As apresentações desse encontro estão disponíveis no site da ANTP, na seção Biblioteca.

Veja as apresentações sobre o XI Seminário Metroferroviário no site da ANTP

http://www.antp.org.br/biblioteca/#seminarios-antp/xi-seminario-metroferroviario


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – I

Selecionados os trabalhos para a 22ª Semana e para concorrer ao 3º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

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A  AEAMESP selecionou 62 trabalhos que participarão da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, dentre os quais, 55 concorrerão ao 3º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Os eventos serão realizados no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Dos 55 trabalhos selecionados,  15 (cinco por categoria) concorrerão, na segunda fase, à seleção final para escolha dos três trabalhos vencedores ao Prêmio ANPTrilhos-CBTU.

Serão oferecidos três prêmios em espécie, no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) cada um, concedidos, respectivamente, ao autor do melhor “artigo técnico” de cada categoria apresentada no Artigo 4º do regulamento, conforme seleção final realizada pela Banca Examinadora. A relação completa dos trabalhos está publicada no website da AEAMESP

Sobre a 22ª Semana. A 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária é um do mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades. Realizada paralelamente ao Congresso, a METROFERR EXPO reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que divulgam suas inovações oferecidas ao mercado.

Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e exposição, basta entrar em contato com Cristina Kerr, na  CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – II

O começo de uma nova ferrovia será abordado em painel sobre  transporte ferroviário de cargas, na 22ª Semana de Tecnologia

O secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, Moreira Franco aprovou, no dia 7 de junho último, a execução do Projeto Fepasa e se dispôs a reunir os investidores e manifestar o apoio integral ao projeto. Com isso, tira da frente a última barreira e risco do projeto, que impedia a tomada de decisão dos interessados e dependentes para a criação da ferrovia, que está sendo comparada a uma nova Carajás.

“ Vamos terminar o PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) que está sendo executado pela Pavan Engenharia e Participações com o auxílio da empresa EPC – Engenharia Projeto Consultoria, para ser entregue em 60 dias, bem como preparar imediatamente uma apresentação aos investidores”, diz o engenheiro e presidente da empresa, Renato Casali Pavan.

Segundo Pavan, a Fepasa é um dos poucos projetos de infraestrutura viáveis de execução a curto prazo no Brasil. Sua construção fará com que o Pará, a Amazônia e o Brasil tenham a mais moderna ferrovia do Brasil e do mundo, com 1.536 quilômetros de extensão, com capacidade para transportar 100 milhões de toneladas de minério e 20 milhões de toneladas de grãos por ano.

De acordo com Eliezer Batista, parceiro da Pavan nesse projeto ambicioso, “descobrimos uma nova Carajás.” O próximo passo é a licitação, cujo, edital deverá ser publicado em setembro”, comenta.

Para garantir a exportação e importação, a Pavan com parceiro paraense, está desenvolvendo o super Porto de Brasil Norte – instalado ao lado de um Condomínio Industrial portuário- com 36 metros de profundidade e uma área de 20 milhões de metros quadrados. “Será um Porto privativo constante de dois berços para operar navios “CAPE SIZE” de 175.000 toneladas de carga líquida, cujo custo do frete para a Ásia é de U$15,00/ton, enquanto um navio Panamax custa U$30,00/ton”, explica Pavan.

O executivo conta que o porto terá ainda 10 terminais com 10 berços de atracação, para contêiner, grãos, fertilizante, carne frigorificada, coque, minério de ferro, bauxita, manganês, carga geral. Todos Terminais são de Uso Privativo-TUP. Esse Complexo Logístico está situado no município de Abaetuba (PA).

Pavan participará da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

O executivo estará no Painel 8  – Transporte ferroviário de carga no Brasil, programado para o dia 15 de setembro, das 15h40 às 17h40, fazendo uma explanação sobre os estudos para a implantação da nova Fepasa, no Norte do Pará. Os outros temas que serão abordados no painel são: repactuação das concessões ferroviárias; perspectiva do transporte ferroviário na malha da VLI e ações da MRS na Baixada Santista.


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – III

SIMEFRE apoia institucionalmente 22ª Semana de Tecnologia e terá estande próprio na METROFERR EXPO 2016

O Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE)  está apoiando institucionalmente a realização da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a METROFERR EXPO 2016, que serão realizadas no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo/SP.

Na ocasião, o SIMEFRE estará com estande,  recebendo seus parceiros e amigos. Executivos, representando os associados da entidade, participarão de vários painéis do Congresso com palestras técnicas, através das quais mostrarão a evolução tecnológica da indústria metroferroviária brasileira.

“Consideramos esse evento da AEAMESP como um dos mais importantes da nossa área, no País, pelo conteúdo e qualidade dos temas apresentados, pela organização e oportunidade de relacionamento com as lideranças do segmento e com o que temos de melhor na engenharia e arquitetura metroferroviária”, afirma o diretor-executivo do SIMEFRE, Francisco Petrini.


NA IMPRENSA

Vídeo com exposição sobre sistema metroviário leva aluno de escola pública e seus colegas a uma visita ao CCO do Metrô-SP

O boletim Metro Clic, do Metrô-SP, divulgou matéria a respeito de uma visita de alunos da 4ª Série da Escola Estadual República da Bolívia ao CCO do Metrô, ocorrida em 8 de junho de 2016,  motivada pela iniciativa de um dos alunos na escola.

“Tudo começou quando a escola publicou no Youtube um vídeo do aluno Henrique Cavalcanti dos Santos, de 9 anos, explicando o funcionamento do sistema metroviário. Segundo a professora dele, Fabiana Nunes, Henrique é um apaixonado pelo Metrô de São Paulo e sabe de cor todas as linhas e cores do transporte metropolitano sobre trilhos”, informou a matéria.

Veja o vídeo com a exposição de Henrique


ENSINO

Faculdade de Tecnologia Termomecânica tem  vagas para transferência externa. Inscrições vão até 24 de junho, às 16h

160621 - FACULDADE TERMODINÂMICAEstarão abertas até o dia 24 de junho de 2016, às 16 horas,  as inscrições via Internet para vagas referente a transferência externa para os cursos de bacharelado da Faculdade de Tecnologia Termomecânica.

São cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Alimentos (matutinos) e Engenharia de Computação e Administração (noturnos).

Outras informações podem ser obtidas no endereço:

http://www.cefsa.org.br/transferencia/

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