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EDIÇÃO 347, DE 12 A 18 DE OUTUBRO DE 2016

OPINIÃO
Composição do Metrô-SP em estação da Zona Leste. Foto: Arquivo de Rafael Asquini

Composição do Metrô-SP em estação da Zona Leste. Foto: Arquivo de Rafael Asquini

Eficiência no Metrô-SP

Por Plínio Assmann, conselheiro da AEAMESP

A cidade de São Paulo deixou já há algum tempo de ser uma cidade industrial para tornar-se uma cidade de serviços. A Companhia do Metrô é a maior prestadora de serviços da cidade. A maioria dos serviços da cidade é prestada de modo individual ao seu cliente. O Metrô presta seus serviços em massa. Não obstante o serviço de massa prestado, o Metrô o faz a cada um de seus milhões de usuários e tem no seu cliente alguém capaz de se sentir bem tratado e grato pelo que recebe.

O serviço que o Metrô presta, no volume que o faz, identifica o grau da civilidade urbana da cidade.

O apreço que o Metrô recebe é consequência de um processo que passa pela escolha e definição de suas linhas, pelo seu projeto de implantação, pela escolha e domínio da tecnologia selecionada, pela competência de sua organização empresarial e pelo diálogo com seu usuário.

É na gestão desses quatro fatores que reside o desafio de o sucesso. Em São Paulo, a Companhia tem sido geralmente bem sucedida nessa gestão.

Aproveito para, em particular, fazer referência a área do Metrô de São Paulo de relacionamento com usuário. A Companhia mantém um serviço de mídia social direta com o usuário muitíssimo excelente.

Necessário é, além disso, no entanto, manter uma narrativa com a cidade e com tudo o mais que leve a isso. O Metrô manteve uma tal narrativa durante todo o processo de sua implantação. A cidade acolheu o sistema que desconhecia na época, respeitou-o e assim o faz até hoje. Assim como a narrativa foi então feita, será importante que o Metrô a retome e a atualize.

O termo narrativa como o uso aqui deve ser aplicado na comunicação dialogada de fatos envolvidos do serviço prestado, todos eles, sejam eles planos futuros, gestão empresarial da operação e investimentos com transparência, honestidade, presteza e coerência. Da narrativa deve participar a empresa inteira, a partir de uma Gestão Participativa, não de uma administração tayloriana departamentalizada.

Narrar os fatos que envolvem gestão e decisão  é tudo aquilo que a governança pública não tem feito em nosso ambiente. E quando não o faz e é descoberta, geralmente resulta em impeachment.

É o ‘Lava-Jato’ quem tem aberto a ‘caixa de pandora’, esparramando pela nossa nação maldades e mazelas de todo gênero escondidas pelo governo ou nele próprio contidas.

Faz mais de 20 anos que o Canadá definiu que toda comunicação de seus governos – de simples memorandos a contratos e acordos – fossem disponibilizados na internet.

É numa narrativa implantada por toda governança pública e privada que deverá ser trilhado o caminho para o país possa ocupar o destaque que lhe cabe no concerto do processo de globalização em curso.

O século XX foi para o Brasil o século dos caminhões, automóveis e cidades. Como quinto maior país do mundo, o Brasil não ocupou seu território. Deverá fazê-lo agora no século XXI. Fá-lo-á, com certeza, com os trilhos e com cidades inteligentes.

E é na existência de uma narrativa participativa que os metrôs e todos os agentes que realizam transporte de massa conseguirão a apoio popular às suas necessidades.

Texto apresentado no painel da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária a respeito da eficiência na gestão de negócios. A apresentação aconteceu em 14 de setembro de 2016, data em que a Companhia do Metropolitano de São Paulo completou 42 anos de operação.


ELEIÇÃO NA AEAMESP

Eleição que renovará direção da AEAMESP tem uma chapa para a Diretoria Executiva e candidatos ao Conselho Deliberativo e ao Conselho Fiscal

As eleições ocorrerão de 14 a 18 de novembro de 2016, sendo que somente no dia 18 de novembro de 2016 haverá uma urna na sede da AEAMESP no período das 10h às 15h.

aeamesp-tradicionalEncerrada no dia 14 de outubro de 2016 a etapa de inscrição de chapas, a Junta Eleitoral informou que uma chapa inscreveu-se para participar da eleição que renovará a Diretoria Executiva da AEAMESP para o triênio 2017/2019. Também estão inscritos candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal para o mesmo período.

Nesta última semana de outubro, a Junta Eleitoral divulgará oficialmente os nomes de todos os candidatos. As eleições acontecerão de 14 a 18 de novembro de 2016, sendo que somente no dia 18 de novembro de 2016 haverá uma urna na sede da AEAMESP no período das 10h às 15h.

A Junta Eleitoral, indicada e aprovada pelo Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 26 de setembro de 2016, é composta pelos engenheiros Manoel Santiago da Silva Leite (Presidente), Airton Bozzo, Arnaldo Luiz Borges, Ariovaldo Ferraz de Arruda Veiga e Percival de Azevedo Silva.


SINALIZAÇÃO DE SISTEMAS

UITP organizou em São Paulo reunião sobre o projeto Next Generation of Train Control Systems (NGTC), com foco no futuro da sinalização dos sistemas

No dia 4 de outubro de 2016, a União Internacional de Transportes Públicos – Divisão América Latina  (DAL/UITP) organizou em São Paulo reunião do projeto  Next Generation of Train Control Systems (NGTC), que teve como objetivo a discussão entre os atores do setor de trilhos sobre o futuro da sinalização dos sistemas.

A reunião começou com uma visita ao Simulador de Trens driveless da ViaQuatro, seguida de uma exposição de abertura feita  pelo presidente da concessionária, Harald Zwetkoff.

Logo após, Laurent Dauby, especialista de trilhos da UITP, apresentou o estado da arte da sinalização na Europa, o Projeto NGTC, e as diferenças entre as funcionalidades dos sistemas ETCS e CBTC, além das vantagens da uniformidade de um sistema.

Ainda na parte da manhã, houve mesa-redonda com os especialistas Ramón Malla (TMB), Harald Zwetkoff (ViaQuatro), Philippe Leguay (Keolis) e Peter Alouche, engenheiro, consultor e especialista em transporte; eles comentaram os desafios da sinalização e suas vantagens operacionais.

Na parte da tarde, o grupo foi conduzido a instalações da Companhia do Metropolitano São Paulo, onde houve uma apresentação do engenheiro Conrado Grava a respeito do sistema dessa operadora e uma visita ao seu Centro de Controle Operacional. Por fim, o grupo foi visitar o monotrilho da Linha 15, Prata.

Veja a cobertura da reunião feita pela  revista Sobretrilhos

 


NA IMPRENSA

Matéria de capa da revista Linhas mostra atendimento do Metrô-SP às pessoas com mobilidade reduzida

O público já tem acesso à nona edição de Linhas – Revista Eletrônica da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos. A capa da publicação realça o atendimento do Metrô-SP às pessoas com necessidades especiais em seus deslocamentos pelo sistema: “Bem acolhidos no Metrô”, destaca o título principal, complementado por uma linha que especifica: “Usuários com mobilidade reduzida têm atendimento especial”.

Acione o link abaixo e veja a nova edição de Linhas

 



 NA INTERNET

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Ajeite-se na cadeira e aproveite uma viagem de oito minutos no Trem do Corcovado

Todos os anos, mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, um passeio pra lá de delicioso, retradao em vídeo disponível na Internet.  Informações sobre como proceder para reservar bilhetes para a viagem estão no site da operadora.

Veja o vídeo sobre a viagem do Trem do Corcovado

 Acesse outras informações no website da operadora
http://www.tremdocorcovado.rio/index.html

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