fbpx

EDIÇÃO 360, DE 22 A 28 DE JANEIRO DE 2017

INFORMAÇÃO  AEAMESP

Assembleia Geral Ordinária na noite de 31 de janeiro irá apreciar e votar o Balanço Contábil do 4º Semestre de 2016

Está convocada assembleia geral dos associados da AEAMESP para o dia 31 de janeiro de 2017, terça-feira da próxima semana, em primeira convocação às 18h  – e, não havendo quórum, em segunda convocação, às 18 h 30. A Assembleia acontecerá na sede da Associação (Rua do Paraíso, 67, 2º andar, São Paulo/SP).  O único item da pauta prevê a apreciação e votação do Balanço Contábil do 4º Semestre de 2016.


SETOR METROFERROVIÁRIO

Audiência pública em São Paulo tem mais manifestações a favor da prorrogação da concessão da malha ferroviária paulista. Mas o formato da medida não é pacífico

Na audiência pública do dia 24 de janeiro de 2017 em São Paulo, houve um maior número de manifestações favoráveis do que contrárias à prorrogação da concessão da malha ferroviária paulista para a atual concessionária Rumo; o placar foi 26 x 3, como mostra matéria da Época/Globo. A matéria observa que o assunto é polêmico, pois Júlio Marcelo Oliveira, procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), já questionou a legitimidade da prorrogação dos contratos de rodovias e ferrovias (veja). Mesmo entre os que apoiam a medida, há discrepâncias, como revela o jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba/SP, com base em material da Folhapress (veja).

Outros pontos. O  jornal O Povo, de Fortaleza/CE, mostra que, na avaliação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a renovação na Malha Paulista envolve investimentos de R$ 4,72 bilhões. (veja). A publicação virtual Exame.com, com base em material do Estadão Conteúdos, mostra que a Copersurcar e a Cargill, usuárias da malha ferroviária, defendem a prorrogação da concessão (veja).

Nova audiência. Uma segunda audiência pública foi programada para a quinta-feira, 26 de janeiro de 2016, em Brasília. (Foto:Imprensa/Rumo)


SETOR METROFERROVIÁRIO

Estação Guariroba, do Metrô-DF, será a primeira da América Latina a contar com captação de energia solar.

Composição do Metrô-DF. Foto: Imprensa/Metrô-DF

O site da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal publicou a matéria intitulada Metrô-DF terá primeira estação com captação de energia solar da América Latina, mostrando que a Estação Guariroba receberá placas fotovoltaicas no primeiro semestre de 2017. Edital de licitação já foi publicado do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Veja a matéria


 SETOR METROFERROVIÁRIO

Site da CPTM recomenda passeio de trem ao Festival da Uva, em Jundiaí

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por meio de seu site, divulgou a matéria intitulada Vá de trem ao Festival da Uva em Jundiaí. A matéria orienta: “Quem procura uma dica de passeio para fazer antes do final das férias pode conferir a 34ª edição da Festa da Uva em Jundiaí. Os visitantes podem utilizar a Linha 7-Rubi da CPTM e aproveitar o festival, que ocorre aos finais de semana e vai até 5 de fevereiro, no Parque Comendador Antônio Carborari, o Parque da Uva”.

Veja a matéria


SETOR METROFERROVIÁRIO

Apresentações de dança marcaram Ano Novo Chinês no Metrô-SP

Para comemorar a chegada do ano 4715, ou o ano do Galo de Fogo no calendário chinês, a comunidade do país realiza diversas atrações na cidade de São Paulo. Para as estações Sé e República do Metrô, foram programadas apresentações das tradicionais danças do Leão e do Dragão, em que, segundo a tradição, seus personagens atraem sorte e fortuna para o público.Os eventos aconteceram  no dia 24 de janeiro, na Estação Sé, e no  dia 26, na Estação República, sempre ao meio-dia.
Acariciado pelo público, o Leão ganha vida através do trabalho de atletas que movimentam a cabeça, a mandíbula e o os olhos do animal. Enquanto o Dragão exige muita sincronia, harmonia, criatividade, treinamento e dedicação, seguindo sempre as batidas do tambor.Entre as atrações das festividades estão as comidas típicas do país asiático, músicas tradicionais, apresentações de dança e artes marciais.

No calendário paulistano. O Ano Novo Chinês na capital paulista reúne aproximadamente 200 mil pessoas ao longo dos dois dias de evento. É considerado o maior fora da China e faz parte do calendário oficial da cidade. (Texto preparado com base em matéria do site do Metrô-SP – veja o original)


NA IMPRENSA

Época Negócios mostra o Hyperloop, um  trem de altíssima velocidade em desenvolvimento no centro da Europa

O Hyperloop é capaz de atingir velocidade de 1,2 km/h. Foto: Divulgação (HTT)

A publicação virtual Época Negócios publicou a matéria Trem de altíssima velocidade começa a sair do papel, mostrando o Hyperloop, transporte tubular idealizado por Elon Musk, que deverá ligar a cidade de Brno, na República Tcheca, a Bratislava, na Eslováquia – distância de 128 km – em apenas 10 minutos.

 

Veja a matéria


SETOR METROFERROVIÁRIO – INTERNACIONAL

Em 30 de janeiro, Eduardo de Montmollin assumirá a presidência do Subte de Buenos Aires

Eduardo de Montmollin

A partir da próxima segunda-feira, 30 de janeiro de 2017, Eduardo de Montmollin tomará posse no cargo da companhia Subterrâneos de Buenos Aires. Ele tem mais tem mais de 30 anos de experiência em liderar grandes equipes e na aplicação de novas tecnologias que permitiram a transformação de processos e maximização de resultados em organizações complexas.

Montmollin substituirá o presidente interino Edgardo Campelo, que  não deixará a companhia, voltando a desempenhar as funções de vice-presidente, que exerceu de janeiro a setembro de 2016.

DUAS VISÕES DO SUBTE DE BUENOS AIRES

O Subtte atual. Logo abaixo, veja um clipe de quase oito minutos mostrando diversas estações do Subte de Buenos Aires. Com um fundo musical interessante e sem locução ou letreiros, a  produção traz diferentes cenas da vida do metrô, incluindo chegadas e partidas das composições, os tipos urbanos que frequentam o sistema, o trabalho de restauração de estações, limpeza de uma composição pichada e operações de manutenção.

 

O Subte, uma geração atrás. Este outro filme, um pouco mais longo (cerca de 30 minutos)  mas não menos interessante, mostra o Subte em dezembro de 1993, quando o sistema, hoje centenário, completava 80 anos. Há imagens de trens, estações, operações nas oficinas de manutenção e uma incrível viagem da composição da Linha A pelas ruas do bairro de Caballito, em direção à oficina Polvorín, então operacional e que hoje funciona como uma espécie de museu. O filme é assinado por Rolando Zurell.


PUBLICAÇÃO

Edição 144 da Revista dos Transportes Públicos tem dois artigos  a respeito de modos de transporte sobre trilhos

O site da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) oferece livre acesso à mais recente edição da Revista dos Transportes Públicos – o número 144, correspondente ao terceiro quadrimestre de 2016.

Há dois artigos a respeito de modos de transporte sobre trilhos. Um dos artigos tem por título Procedimento para avaliação da demanda transferida de passageiros para trens regionais, e é assinado pelas pesquisadoras Swellen M. Pessanha, Vânia. B. G. Campos e Renata. A. M. Bandeira, do Instituto Militar de Engenharia (IME). Baixe o artigo

O outro texto, intitulado O bonde e a cidade: os caminhos da sociabilidade, é de autoria da socióloga Clara Natalia Steigleder, professora da  Universidade Federal de Pelotas na área de Tecnologia em Transporte Terrestre, e de Clara Natalia Steigleder, arquiteta, doutora em Planejamento Urbano e professora da UFRGS. Baixe o artigo

Se preferir, utilize o link a seguir para acessar a íntegra da Revista dos Transportes Público, edição 144Baixe toda a revista


22ª SEMANA METROFERROVIÁRIA – PAINÉIS EM VÍDEO

Painel 04 – As melhores práticas para gestão eficiente das empresas metroferroviárias, preparado pela ALAMYS e realizado na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2016

Estão disponíveis no site da AEAMESP  a íntegra, em vídeo, dos painéis da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016. Veja abaixo o Painel 04 – As melhores práticas para gestão eficiente das empresas metroferroviárias, preparado pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS). Essa sessão foi coordenada por Constantin Delis, chefe da Secretaria Geral da ALAMYS e teve a participação de Roland Zamora, gerente de Planejamento e Relações Internacionais do Metro Santiago e secretário geral da ALAMYS; Ester Litovsky, gerente de Planejamento Estratégico, Metrovias S/A, de Buenos Aires, e Jose Manuel Mera, diretor do CITEF – Centro de Investigação de Tecnologias Ferroviárias da Universidade Politécnica de Madri.

Propostas do debate. Os debates desta sessão partiram da constatação de que, em tempos de restrições orçamentárias, muitos operadores são obrigados a desenvolver medidas para aumentar a eficiência dos projetos e reduzir custos. O painel, com metrôs de diferentes países, apresentou soluções e medidas  que ajudaram os operadores a se adaptar à nova realidade econômica e a vislumbrar possibilidades de gestão mais eficiente. O objetivo foi destacar boas práticas internacionais para apoiar os operadores brasileiros na situação desafiadora que enfrentam atualmente. Ao término dessa sessão, AEAMESP e ALAMYS firmaram acordo de cooperação para futuras atividades conjuntas.

 

Parte 1

 

Parte 2

 

Parte 3

 

Parte 4

 

Parte 5

 

Clique para ter acesso aos vídeos de outros painéis e sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Você pode gostar...