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EDIÇÃO 367, DE 13 A 19 DE MARÇO DE 2017

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Reunião começa a estruturar a programação técnica e a pauta de debates da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Auditório principal da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Em 14 de março de 2017, na sede da AEAMESP, foi realizada a primeira reunião do comitê encarregado de estruturar a programação técnica da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, prevista para o período de 19 a 22 de setembro de 2017 no Auditório UNIP, Campus Paraíso, situado na Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP, paralelamente à  Expo Metroferr 2017.

A direção da AEAMESP esteve representada na reunião pelo presidente da Associação, Pedro Machado; pelo o vice-presidente de Atividades Técnicas, Dionísio Gutierres, e pelo conselheiro consultivo, Jose Geraldo Baião. Participaram os profissionais do Metrô-SP Ulysses Maciel, Alysson Freitas Pinto, Argemiro A. Ferreira, Fausto Gomes, Aluísio Gibson, e, ainda, Dilce Andrade e Maria Beatriz Barbosa, ambas atuantes na Universidade Corporativa do Metrô (UniMetro), e Wilson Nagy, que é também é secretário executivo da Comissão Metroferroviária, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

O encontro contou também com a participação de Maria Lina Benini, que atua na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e é presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (AEEFSJ), e de Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).

Temas. “Teremos como base dos debates nesta 23ª Semana de Tecnologia a idéia de que a expansão das redes sobre trilhos, com sistemas metroviários ou ferroviários, é imprescindível para a indução do desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional”, disse o presidente da AEAMESP.

Ele informou alguns dos temas que estão sendo considerados na formulação da pauta técnica: investimento para expansão, de modo a haver a transformação de investimentos em desenvolvimento; o caso da RATP (organização que promove a gestão do sistema integrado de transportes na região de Paris): avanço das linhas associado a investimentos, e outros casos de sucesso no Brasil e no mundo; inserção dos sistemas sobre trilhos no meio urbano; alavancagem de projetos existentes, perfis dos novos profissionais do setor, inovação na construção e manutenção, sistemas automatizados de implantação de via permanente, renovação das concessões das ferrovias de carga, e PPI – Programa de Parcerias e Investimentos.

A depuração da pauta técnica – considerando a inclusão de novos temas – é um processo que avança a cada reunião do comitê. O próximo encontro está marcado para o dia 28 de março de 2017, na sede da AEAMESP.

PRESENÇA AEAMESP – I

Composição do Metrô-SP em estação da Zona Leste. Foto: Arquivo de Rafael Asquini

AEAMESP valoriza a atuação das equipes do Metrô-SP em situações excepcionais

No dia 15 de março de 2017, quando houve mobilizações na cidade de São Paulo contra a reforma previdenciária, com paralisação dos sistemas de transporte, foi acionado o Plano de Contingência do Metrô-SP, com medidas que garantem o funcionamento da interligação metroviária entre as Consolação, Paraíso e Luz, possibilitando que a população se desloque nessa parte central da cidade para ter acesso a alternativas de transporte.

Naquele dia, o  presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, foi ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô-SP demonstrar aos colegas engajados nessa operação como a Associação compreende e valoriza o trabalho das diversas equipes – no  CCO, nas estações e nos trens –  em situações excepcionais. A existência de um adequado Plano de Contingências e sua deflagração a tempo e hora com equipes preparadas e motivadas reiteram a eficiência e qualificação do sistema em operação há mais de quarenta anos na capital paulista.

PRESENÇA AEAMESP – II

Na ABIFER, presidente diz que AEAMESP busca mudar conceitos e quebrar paradigmas responsáveis pela ineficiência das nossas cidades

A convite do presidente da Associação Brasileira da Indústria Metroferroviária (ABIFER), Vicente Abate, o presidente  Pedro Machado fez no dia 16 de março de 2017, na sede daquela entidade, uma apresentação sobre a história e a as atividades da AEAMESP. Ele lembrou aos presentes que a 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, acontecerá de 19 a 22 de setembro de 2017 no Auditório UNIP, Campus Paraíso, situado na Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP, paralelamente à  Expo Metroferr 2017.

Quebra de paradigmas que geram ineficiência. Um dos pontos que Machado destacou em sua apresentação é que as Semanas de Tecnologia, desenvolvidas ininterruptamente desde 1995, são meio para, além das discussões técnicas, induzir mudanças de conceito e quebra de paradigmas responsáveis pela ineficiência das nossas cidades e da infraestrutura nacional.

Pedro Machado durante sua exposição na sede da ABIFER

Entre os paradigmas que a AEAMESP tem buscado quebrar, situou as ideias, muito difundidas por alguns setores, de que “o metrô é caro e de que as ferrovias são caras”, quando, na realidade, a existência de uma boa mobilidade nas metrópoles requer um sistema de transporte estruturado numa rede de trilhos alimentada por ônibus e integrada ao transporte individual. “Um bom aparelho de produção de envergadura nacional necessita de um sistema de transporte estruturado numa rede ferroviária, integrada com rodovias e hidrovias. Transportes eficientes são essenciais para o desenvolvimento econômico e social”, assinalou

Pedro Machado acrescentou que os sistemas sobre trilhos podem dar retorno econômico e até financeiro que remunerem sua implantação, e que sistemas ferroviários colaboram para a sustentabilidade, melhoram a qualidade de vida, a qualidade ambiental e reduzem acidentes e mortes. “É essencial a integração dos planejamentos econômico, urbano e de transportes”.

O presidente da ABIFER, Vicente Abate, recebeu o presidente da AEAMESP

Bandeiras. O presidente também mencionou algumas das principais bandeiras da AEAMESP:  investimentos constantes em transporte sobre trilhos; políticas de transportes convergentes, entre União, Estados e Municípios; integração e intermodalidade entre as redes sobre trilhos existentes e os demais modos; fontes alternativas de financiamento e participação conjunta pública e/ou privada nos investimentos para a implantação de novas linhas.

 

 

PRESENÇA AEAMESP – IIi

AEAMESP participou da reunião de março da Frente Parlamentar em prol do Desenvolvimento Metroferroviário

Na sexta-feira, 10 de março de 2017, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participou da terceira reunião de trabalho da Frente Parlamentar em prol do Desenvolvimento Metroferroviário (FTRAM), instituída na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A AEAMESP esteve representada no encontro também pelo conselheiro Emiliano Affonso. Durante o encontro, houve deliberações sobre temas internos da FTRAM e informações sobre as atividades dos grupos de trabalho:  Grupo 1 – Gestão do Transporte Metropolitano; Grupo 2 – Gargalos do Sistema; Grupo 3 – Fontes de Recursos; Grupo 4 -Transporte Inter-Regional, Grupo 5 -Comunicação, e Grupo 6 – Concessão da Malha Ferroviária Paulista.:  Houve ainda apresentação do engenheiro Milton Xavier, da Secretaria Estadual de Transporte e Logística, relativa ao Plano Diretor de Logística e Transporte – PDLT.

ESPORTE

Reprogramada para o dia 29 de março, às 21 h, a primeira prova do 16º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP

Em razão das manifestações havidas na cidade de São Paulo, a primeira etapa do 16º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP, originalmente prevista para a quarta-feira, 15 de março de 2017, foi reprogramada para a quarta-feira, 29 de março de 2017, no mesmo local: Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo/SP (Avenida Jacinto Júlio, s/n Portão 09, Telefone 11-4702-5055). Quem não se inscreveu para a primeira ocasião poderá se inscrever agora.

As informações foi prestada pelo diretor-adjunto da AEAMESP para a área esportiva Valter Belapetravicius. Ele reitera que a largada acontecerá às 21 h e que os concorrentes devem chegar ao kartódromo com pelo menos 30 minutos de antecedência. A prova terá um bateria de 25 minutos, sendo cinco minutos de tomada de tempo, reconhecimento da pista e definição do grid de largada, 20 minutos de corrida.

Para participar, cada concorrente deve pagar R$ 90,00, valor que dá direito a luva, balaclava, capacete e protetor de costela, além do kart de 13 HP; opcionalmente, o participante poderá alugar o macacão por mais R$ 10,00. A AEAMESP oferece um bônus a ser rateado entre os associados que participarem.  

Confirmação. Os interessados devem confirmar sua participação com Valter Belapetravicius pelos telefone (11) 5904-7748 ou (11) 9-8266-1541.

NA IMPRENSA

Nova edição da revista Linhas, da Secretaria de Transportes Metropolitanos, destaca incentivo à leitura e ações sociais

Está disponível a décima terceira edição da revista eletrônica Linhas, de 16 páginas, publicada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Na capa da publicação está estampado o título: Dividindo conhecimento, com o seguinte complemento: Do incentivo à leitura às ações sociais, a STM gera boa informação. A página de abertura da matéria principal, à qual a capa faz referência, traz o título O espírito da partilha, com o complemento: Programas de responsabilidade social integram cotidiano dos transportes metropolitanos.

 

ENTRE OS PRIMEIROS

Ranking elaborado por consultoria britânica coloca cursos da USP de Arquitetura e de outras oito áreas entre os 50 melhores do mundo

O Jornal da USP, editado pela Universidade de São Paulo, informou na última semana que o QS World University Ranking by Subject, divulgado no dia 7 de março de 2017 pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) classificou a USP entre as melhores universidades do mundo em 41 das 46 áreas de concentração avaliadas, situando-a entre as 50 melhores em nove dessas áreas. O curso de Arquitetura ficou 35ª posição. A Engenharia de Minérios e Minas alcançou um posto ainda melhor: o  25ª posição. As outras áreas em que a USP possui cursos que estão entre os 50 melhores do mundo são: Odontologia (18ª posição); Ciências da Atividade Física e Esportes (31ª); Agricultura e Silvicultura (35ª); Ciência Veterinária (38ª); Arte & Design (42ª); Antropologia (42ª); e Direito (50ª).

VEJA A MATÉRIA

TREM INTERURBANO NO MÉXICO

Vídeos mostram aspectos do trem que interligará Toluca à Cidade do México

Dois vídeos revelam aspectos do trem que interligará Toluca à Cidade do México. A primeira produção, com 2 minutos e 54 segundos, divulgada em 2016 pela Secretaria de Comunicação e Transporte do governo federal mexicano, mostra, com uma animação, como será o sistema: com aproximadamente 58 km de extensão, seis estações mais área de estacionamento e oficinas de manutenção, o sistema contará com 30 trens, que se deslocarão à velocidade de 160 km/h, ligando os dois extremos da linha em 39 minutos. Cada composição contará com dois carros-cabine nas extremidades e três carros intermediários e poderá transportar até 719 passageiros por viagem.

 

AVANÇO DAS OBRAS ATÉ FEVEREIRO DE 2017

O outro vídeo, com 8 minutos e 24 segundos, publicado pelo canal YouTube mexicano Archivo So.Free, mostra o avanço das obras do futuro sistema Trem Interurbano México-Toluca.

22ª SEMANA METROFERROVIÁRIA – PAINÉIS EM VÍDEO

O Painel 11 – Recolocar o Brasil nos Trilhos, desenvolvido no último dia da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2016.

O site da AEAMESP deixa disponível, em vídeo, os painéis da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016. Veja a seguir o Painel 11 – Recolocar o Brasil nos Trilhos

As exposições e discussões da sessão procuraram responder às seguintes questões: Diante do quadro da crise nacional, quais são as perspectivas para o setor de Transporte sobre Trilhos? Que medidas encetar desde já para mitigar os efeitos deletérios da crise que já está nos atingindo? A necessidade de remoção dos entraves para implantação de empreendimentos metroferroviários. Atualidade e possibilidade de benefícios fiscais em projetos metroferroviários. Como articular o legislativo e avançar?.

O painel foi coordenado por Emiliano Affonso, então, presidente da AEAMESP, e teve a participação de José Eduardo S. Castello Branco, subsecretário de Planejamento Estratégico e Modernização Fazendária do Rio de Janeiro;
Frederico Bussinger, consultor; José Manuel Ferreira Gonçalves, professor doutor da Universidade Paulista (UNIP) e o deputado estadual paulista João Caramez,

Parte 1

 

Parte 2

 

Parte 3

 

Parte 4

 

Parte 5

 

Clique para ter acesso aos vídeos de outros painéis e sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

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