fbpx

EDIÇÃO 373, DE 24 A 30 DE ABRIL DE 2017

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA

Conheça e divulgue o folheto comercial da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Conheça e divulgue o folheto comercial Seja um patrocinador, descrevendo as vantagens para empresas e instituições do setor de participarem da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada no período de 19 a 22 de setembro de 2017, no Auditório UNIP, Campus Paraíso, situado na Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP.

Veja o folheto

INSTITUTO DE ENGENHARIA

Na foto, a partir da esquerda, Ivan Metran Whately, Marcos Moliterno, Victor Brecheret Filho, Eduardo Lafraia, Miriana Marques, Jerônimo C. P. Fagundes Neto e Fernando Bertoldi Corrêa. Foto: Divulgação.

Diretoria do Instituto de Engenharia de São Paulo inicia mandato sob a presidência de Eduardo Ferreira Lafraia

Uma nova diretoria do Diretoria do Instituto de Engenharia de São Paulo está iniciando mandato sob a presidência do engenheiro Eduardo Ferreira Lafraia, após processo eleitoral concluído no mês de março.

Lafraia já presidiu a instituição durante dois mandatos, entre os anos de 2003 e 2006. Para o mandato que se inicia agora, ele tem como principais metas promover, no Instituto de Engenharia, a discussão de problemas nacionais, investir em um esquema de comunicação moderno e eficiente, e aglutinar as entidades de classe da engenharia na cruzada por um País mais justo.

Membro do Conselho Deliberativo da AEAMESP, o engenheiro Odécio Braga de Louredo Filho é suplente do Conselho Fiscal da atual gestão do Instituto de Engenharia,

Votos de êxito em nome da AEAMESP. Em nome da Diretoria e dos Associados, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, envia ao presidente Eduardo Ferreira Lafraia e aos novos dirigentes do Instituto de Engenharia votos de êxito e de uma  gestão produtiva, que amplie e enriqueça ainda mais a sempre presente contribuição dessa instituição centenária para o desenvolvimento da Engenharia nacional e no próprio País.

OS DIRETORES

Diretoria Executiva – Presidente – Eduardo Ferreira Lafraia;  Vice-presidente de Administração e Finanças – Victor Brecheret Filho; Vice-presidente de Atividades Técnicas – Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto; Vice-presidente de Relações Externas – Marcos Moliterno; Vice-presidente de Assuntos Internos – Miriana Pereira Marques; Primeiro Diretor-Financeiro – Fernando Bertoldi Corrêa; Segundo Diretor-Financeiro – Mauro José Lourenço; Primeiro Diretor-Secretário – Ivan Metran Whately Segundo Diretor-Secretário – Habib Georges Jarrouge Neto.

Conselho Deliberativo –  José Roberto Bernasconi, Marcelo Rozenberg, Rui Arruda Camargo, Alfredo Mario Savelli, Roberto Bartolomeu Berkes, André Steagall Gertsenchtein, Francisco Armando Noschang Christovam
José Olímpio Dias de Faria, Marcel Mendes, Ricardo Kenzo Motomatsu, Arlindo Virgílio Machado Moura, Alfredo Petrilli Junior, Vicente Abate, Angelo Sebastião Zanini, João Baptista Rebello Machado

Conselho Fiscal Titular –  João Ernesto Figueiredo,  Marcello Kutner,
Nelson Newton Ferraz Conselho Fiscal Suplentes – Clara Cascão Nassar, Paulo Eduardo de Queirós Mattoso Barreto, Odécio Braga de Louredo Filho.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC), do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, anuncia a pós-graduação BIM Master Modelador

O Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC)  – instituição de ensino mantida pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – está com inscrições abertas para o curso presencial BIM Master Modelador – Pós Graduação, com dois módulos, totalizando 20 meses e início ainda neste primeiro semestre de 2017.

 O curso tem coordenação da professora e doutora Regina Coeli Ruschel, engenheira civil, mestre em mecânica dos solos, doutora em engenharia elétrica e da computação e livre-docente em Projeto Auxiliado pela Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora em Modelagem da Informação da Construção. Entre os docentes altamente qualificados do curso está Ivo Mainardi, que está encabeçando o Comitê inovAçãoBIM no Metrô-SP; ele se responsabilizará pela disciplina Verificação de códigos e normas.
 
SETOR METROFERROVIÁRIO

Seminário Interno de Planejamento é destaque da edição 27 do jornal da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ)

A edição número 27 do EFCJornal (março de 2017), órgão de divulgação da Estrada de Ferro Campos de Jordão (EFCJ) destaca em sua primeira página a realização do Seminário Interno de Planejamento da daquela Companhia, realizado nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2017.

O jornal também trouxe informações sobre o Programa de Reforma dos Telhados de quatro prédios da EFCJ, detalhando uma das obras: a reforma da cobertura da Estação do Trem de Subúrbio, na cidade de Pindamonhangaba/SP. 

Veja a íntegra da edição

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Em agosto de 1996, a segunda edição da Semana de Tecnologia, realizada no Instituto Cultural Itaú, na Avenida Paulista

 Nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 1996, foi realizada a segunda edição da Semana de Tecnologia Metroviária (que depois seria rebatizada como Semana de Tecnologia Metroferroviária). O encontro aconteceu no Instituto Cultural Itaú, na Avenida Paulista.
Metrô e mobilidade urbana. O tema geral do encontro, expresso no cartaz de divulgação foi  a necessidade de expansão da rede metroviária diante da crescente dificuldade de mobilidade na cidade, em razão, sobretudo, do já perceptível crescimento da frota de automóveis particulares (o boom das motos ainda estava para acontecer). No cartaz, uma reivindicação patenteada pela expressão  ‘Metrô (simbolizado pelo logotipo da Companhia) urgente‘. O fundo do cartaz é formado por um conjunto de pequenas fotos de congestionamentos.
Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da segunda Semana de Tecnologia. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).

ALAMYS

Guadalajara, México, receberá a Conferência Internacional ‘Tecnologias para Fortalecer o Trem na Intermodalidade Urbana’ e a 22ª Reunião dos Comitês Técnicos da ALAMYS

No período de 28 de maio a 1º de junho de 2017, a Associação  Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) realizará em Guadalajara, México, a Conferência Internacional, com o tema central Tecnologias para Fortalecer o Trem na Intermodalidade Urbana, e a 22ª Reunião dos Comitês Técnicos. 

O tema central da Conferência Internacional será desdobrado em diversos enfoques temáticos, orientados ao interesse das autoridades, dos sistemas de transporte e dos fornecedores dos sistemas de transporte na América Latina, considerando aplicações de soluções intermodais na América Latina, tecnologias para a gestão eficiente do metrô nas redes de transporte urbano, e últimas tendências na gestão do sistema de formas de pagamento integrado.

Sistema em expansão. É importante observar que o SITEUR – Sistema de Trem Elétrico Urbano de Jalisco tem apresentado significativo crescimento, contando com duas linhas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), uma terceira linha de VLT em implantação, três linhas de ônibus alimentadoras do trem (SITREN)  e uma rota troncal de macro ônibus, com 15 linhas alimentadoras. Clique na imagem para outras informações no portal ALAMYS.

NA IMPRENSA

Uma das imagens ilustrativas da matéria

Edição brasileira do site jornalístico El País mostra matéria (com texto e vídeo) sobre os túneis esquecidos do metrô de Madri

No dia 24 de abril de 2017, a edição brasileira do site jornalístico El País apresentou matéria (com texto e um vídeo de quatro minutos e meio) sobre os túneis esquecidos do metrô de Madri.  Logo na abertura, a publicação destaca que a rede esconde quatro trechos inacessíveis para os viajantes, incluindo uma ‘desconhecida joia’ de 1932.

Veja a matéria

Jovem Pan disponibiliza vídeos dos painéis do seminário Mitos & Fatos Jovem Pan Discute: Cidades do Futuro

Na manhã da segunda-feira, 24 de abril de 2017, dirigentes da AEAMESP acompanharam em São Paulo o seminário Mitos & Fatos Jovem Pan Discute: Cidades do Futuro, promovido pela rádio Jovem Pan, e que teve como tema geral (Re)pensar as cidades é preciso, mas quem paga a conta? A abertura do encontro teve a participação do prefeito paulistano João Dória e o encerramento foi feito pelo governador Geraldo Alckmin. O encontro teve quatro painéis, cujos vídeos, de aproximadamente 50 minutos cada um, foram disponibilizados pela emissora e podem ser acessados a partir dos links abaixo. 

Veja o Painel 1 – Transporte coletivo ou individual, qual o futuro?

Veja o painel 2 – A saúde nas cidades brasileiras vive um abismo real?

Veja o painel 3 – É preciso tecnologia para conhecer melhor a cidade?

Veja o Painel 4 – Urbanismo e suas consequências

Veja o blog com outras informações sobre o encontro

 

Você pode gostar...