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EDIÇÃO 479, DE 16 A 31 DE JULHO DE 2021

Presidente da AEAMESP está confiante quanto ao êxito da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que debaterá o tema geral Trilhos para um futuro sustentável

Silvia Cristina Silva

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, está otimista quanto à realização da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em caráter virtual, programada para o período de 14 a 17 de setembro de 2021.

Ela acredita que em razão da experiência angariada com a realização virtual da 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária em 2020, a 27ª Semana, programada para o período de 14 a 17 de setembro de 2021, também integralmente online, deverá propiciar uma condição ainda melhor a todos que acompanharem o evento.

“Por ser o segundo ano nesse formato online, nossa expectativa é que tenhamos um desenvolvimento dos trabalhos ainda melhor que no ano passado”, disse, acrescentando: “Nesta edição, temos maior volume de apresentações e debates, com assuntos mais aprofundados. Acreditamos que isso será um atrativo ainda mais interessante”.

PARTICIPAÇÃO

Silvia também está confiante quanto à participação. “Por ser um evento de quatro dias, online, nos motivamos para que tenhamos uma 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária com um acompanhamento ainda maior do público. Nossa expectativa é chegar a 3 mil participantes, um recorde do evento”, afirma.

Considerando que em seus 31 anos de existência a AEAMESP tem sido reconhecida como uma entidade em que o debate sempre foi a tônica, Silvia Cristina Silva frisa que a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária vem para ratificar essa posição, sendo um fórum de discussão de tudo o que diz respeito ao nosso setor. “O tema deste ano – Trilhos para um futuro sustentável – vem ao encontro dessa postura da nossa Associação perante os problemas que o segmento enfrenta”, assinalou.

A 27ª Semana contará com painéis temáticos, seminários, workshops, estandes virtuais e muitos trabalhos técnicos. O evento reunirá presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

ANIVERSÁRIO DA AEAMESP

Na abertura do evento, em 14 de setembro de 2021, haverá a comemoração dos 31 anos de fundação da AEAMESP. Nesse mesmo dia se celebrará o aniversário do início de operação do Metrô-SP, em 1974.

8º PRÊMIO ANPTrilhos-CBTU

Na cerimônia de abertura, também acontecerá a entrega do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com a AEAMESP

Já tradicional, o prêmio reconhecerá entre 45 trabalhos previamente classificados, os vencedores em três categorias. Os trabalhos serão apresentados ao público durante os quatro dias da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Definidos os primeiros patrocinadores da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Além do patrocínio, empresas promoverão workshops e/ou contarão com estandes durante evento que acontece de 14 a 17 de setembro, totalmente online

A 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) tem definidos seus primeiros patrocínios. O evento já conta com importantes empresas do setor entre suas patrocinadoras. Nessa primeira lista estão Alstom, Backroom, BYD, CAF, Liebherr, Siemens, Voestalpine e Voith.

A Semana de Tecnologia Metroferroviária é reconhecida como um dos mais expressivos  congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País. Este ano, que tem como tema Trilhos para um futuro sustentável, debaterá a atual realidade e as expectativas para o setor.

Além do posicionamento da marca, essas empresas também terão espaço para compartilhar soluções, workshops e estandes.

As empresas Alstom, BYD, CAF, Liebherr, Siemens Voestalpine e Voith serão responsáveis por workshops durante o evento que, pelo segundo ano consecutivo, será totalmente online.

Backroom e BYD terão estandes virtuais na Metroferr Lounge Experience 2021, que reunirá fornecedores de serviços e produtos para o segmento.

“O apoio de empresas e fornecedores do nosso segmento sempre abrilhantou a Semana de Tecnologia Metroferroviária. No ano passado, com todas as dificuldades de se fazer, após mais de 25 edições, um evento totalmente online nos trouxe importantes ensinamentos. Este ano, com tanta antecedência, já poder contar com esses parceiros, nos deixa a certeza que esta edição será ainda mais positiva”, assinala a engenheira Silvia Cristina Silva, presidente da AEAMESP

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TRANSPORTE PÚBLICO – INTERNACIONAL

Ayrton Camargo e Silva

Diretor da AEAMESP e presidente da EMDEC, Ayrton Camargo e Silva vai integrar o Comitê de Autoridades da União Internacional de Transportes Públicos (UITP)

Diretor da AEAMESP e diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), o arquiteto, urbanista e historiador Ayrton Camargo e Silva foi convidado a integrar o Comitê de Autoridades da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), como membro permanente. O convite foi formalizado pelo diretor do Comitê, Emmanuel Dommergues (Bélgica), no final de julho.

ATUAÇÃO GLOBAL DA UITP

Fundada em 1885, com mais de 135 anos de história, a UITP é a única rede mundial que reúne todas as partes interessadas no transporte público e todos os modos de transporte sustentáveis. São mais de 1,8 mil membros no mundo, distribuídos em 16 escritórios. A UITP tem o seu  escritório central localizado em Bruxelas (Bélgica).

“O convite foi uma grande honra, em particular pelo compartilhamento de experiências, que terei com autoridades de transporte do mundo inteiro. É um passo muito importante para a Emdec, para Campinas e para o país, que ganham representação numa das mais importantes entidades do transporte global”.

O PAPEL DO COMITÊ DE AUTORIDADES DA UITP

O Comitê de Autoridades discute políticas públicas e de planejamento para mobilidade, divulga boas práticas de planejamento, estratégias e investimentos para o setor de transportes, bem como produz documentos técnicos e recomendações para a área, projetos de pesquisa e inovação, realiza treinamentos e eventos, aborda desafios globais como questões de governança: financiamento, tarifas e soluções de financiamento; oferece apoio aos operadores e às autoridades desta área durante situações de crise e promove o transporte público, entre outros.

As autoridades encontram na UITP um ambiente único de intercâmbio e interação com os demais atores do setor, em particular a indústria e os operadores, sobre temas de interesse comum tão diversos como a operação Transporte Público, planos de mobilidade integrada e inovação tecnológica.

O Comitê de Autoridades de Transporte é o ponto de encontro de todos os membros da UITP ativos. São 180 autoridades de transporte de 70 países, espalhados por seis continentes. É neste contexto que a AEAMESP e a EMDEC farão parte do Comitê.

SOBRE AYRTON CAMARGO E SILVA

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas, com especialização e mestrado em Planejamento Urbano na mesma instituição, Camargo tem uma ampla vivência e experiência em cargos na área da Mobilidade Urbana. De 2019 a 2020, atuou na assessoria da Diretoria de Engenharia do Metrô de São Paulo, no Núcleo de Inovação.

Atual diretor da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), integrou a diretoria executiva da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), entre 1993-2001. Foi diretor de planejamento da EMEDEC (2001-2004), quando desenvolveu o projeto da nova rodoviária. Trabalhou na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM (2007-2010), atuou como gerente de projetos funcional e responsável pela concepção e implantação do Expresso Turístico e presidiu a Estrada de Ferro Campos do Jordão (2012-2018).

ENGENHARIA

Plínio Oswaldo Assmann

Plínio Assmann toma posse como Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE)

O engenheiro Plínio Oswaldo Assmann, que presidiu a Companhia do Metropolitano de São Paulo na fase de implantação e consolidação, nos anos 1970, e é associado da AEAMESP, tendo integrado o Conselho Consultivo da nossa Associação nas gestões 2014/2016 e 2017/2019, tomou posse como Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE), ao lado de 18 outros engenheiros. A posse aconteceu em 28 de julho de 2021, de forma virtual, durante a Sessão Plenária da Academia.

Plínio Assmann assim como os engenheiros Alberto Ramy Mansur, Emílio Kazunoli Matsuo, José Cláudio Geromel, José Fernando Xavier Faraco, Paulo Tadeu de Mello Lourenção e Waldemar de Castro Leite Filho foram eleitos em processos seletivos da Academia Nacional de Engenharia realizados em 2019 ou antes.

Os novos Membros Titulares eleitos no processo de seleção 2020/2021 são: Afonso Figueiredo Filho, Antônio Carlos Capeleiro Pinto, Armando Morado Ferreira, Benedito Pinto Ferreira Braga Junior, Eduardo Pacheco Jordão, Ivo Barbi, João Irineu Medeiros, José Antônio Aleixo da Silva, Liedi Légi Bariani Bernucci, Luis Carlos Guedes, Miguel Fernández y Fernández e, também, o engenheiro Sanjit Kumar Mitra, que ingressa na categoria de Membro Correspondente.

O breve currículo de Plínio Assmann divulgado pela Academia Nacional de Engenharia destaca que ele é engenheiro elétrico formado pela Escola Politécnica na USP, tendo participado da construção e instalação de grandes obras e empresas no Brasil: Usina Paulo Afonso, na Bahia; COSIPA, em Cubatão, São Paulo, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô; e destaca que foi presidente da COSIPA e do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

SETOR METROFERROVIÁRIO

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participará da segunda edição do novo programa de diálogo do setor, ABIFER Conversa. Será em 16 de agosto, às 18h.

A estreia, ao vivo e em formato de live, foi no dia 2 de agosto de 2021, com o presidente da ABIFER, Vicente Abate

Em 16 de agosto de 2021, às 18h, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participará do novo programa de diálogo promovido pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, intitulado ABIFER Conversa. Em breve, será informado o canal a ser utilizado para a veiculação do programa.

ABIFER Conversa foi concebido como mais um canal de comunicação da entidade. O objetivo é dialogar com personalidades do setor metroferroviário por meio de uma comunicação leve e direta ao ponto. O evento recebeu este nome por remeter a uma conversa da ABIFER sobre e com o setor, a fim de levar a informação para diferentes públicos, e será realizado a cada quinze dias.

NA ESTREIA, VICENTE ABATE

A estreia, ao vivo e em formato de live, foi no dia 2 de agosto de 2021, com o presidente da ABIFER, Vicente Abate, que, num diálogo com a jornalista Ana Lúcia Lopes, abordou os trabalhos que estão sendo realizados pela entidade e os 44 anos da entidade, que serão celebrados no dia 8 de agosto.

Seguindo o estilo do canal, indo direto ao ponto, Abate conversou sobre temas importantes como a ociosidade presente na indústria ferroviária brasileira e suas expectativas próximas, o PLS 261, o Reporto e a Política Nacional de Transporte de Passageiros sobre Trilhos.

MOBILIDADE URBANA

Evento virtual lançará o documento O Futuro da Mobilidade – A contribuição do transporte público sobre trilhos para uma nova mobilidade

De caráter virtual e gratuito, o encontro acontecerá em 11 de agosto de 2021, a partir das 15 horas.

Estão abertas as inscrições para o lançamento do documento O Futuro da Mobilidade – A contribuição do transporte público sobre trilhos para uma nova mobilidade, que apresenta as diretrizes para a reformulação do transporte público brasileiro. O lançamento será no dia 11 de agosto, das 15h às 17h, no formato on-line.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans) e do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

O documento apresenta as propostas e soluções para que gestores públicos e privados avaliem as medidas adequadas de mobilidade às diferentes realidades das cidades brasileiras.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

A programação preliminar prevê para 15h o ato de abertura, com
Roberta Marchesi, diretora executiva da ANPTrilhos. Em seguida, haverá a presentação do documento Futuro da Mobilidade, por Joubert Flores, presidente do Conselho da ANPTrilhos

O programa seguirá com manifestações de Edvaldo Nogueira, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Prefeito de Aracaju/SE; Valter Casimiro, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Transporte (Consetrans) e secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal; do presidente de uma operadora e do especialista em Mobilidade, Rodrigo Tortoriello.

A manifestação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, está prevista para 15h45. Na sequência, haverá espaço para debate, perguntas e respostas. O encerramento será às 16h50.

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PRÊMIO PROFISSIONAL

Até 5 de novembro estarão abertas as inscrições para a Premiação dos Trabalhos Técnicos 2021 do Instituto de Engenharia de São Paulo

O Instituto de Engenharia de São Paulo informa que até 5 de novembro próximo estarão abertas as inscrições para a Premiação dos Trabalhos Técnicos 2021.

Conforme o Regimento das Divisões Técnicas, Departamento de Engenharia e Colegiado Técnico, cada Divisão poderá selecionar segundo os critérios pré-estabelecidos no citado Regimento, dois trabalhos para concorrer em cada uma das seguintes categorias: Melhor Trabalho Técnico do Ano; Melhor Trabalho do Ano analisando temas de interesse do setor público, e Melhor Trabalho do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão.

Os trabalhos candidatos à premiação deverão ser encaminhados ao vice-presidente de Atividades Técnicas, pelo email divtec@iengenharia.org.br, acompanhados de currículo do autor ou autores. Os concorrentes deverão ser associados ao Instituto de Engenharia há pelo menos 90 dias. A cerimônia de premiação acontece no mês de dezembro, na ocasião das comemorações do Dia do Engenheiro.

OPERAÇÃO METROFERROVIÁRIA

Trensurb aumenta número de viagens diárias de 181 para 240 e amplia a oferta de lugares em até 17% em horários de maior movimento

Em 19 de julho de 2021, a Trensurb passou a utilizar novas tabelas horárias para circulação dos trens nos dias úteis. A ideia foi adequar a oferta de serviço à nova demanda de usuários.

A mudança aconteceu em um momento em que a demanda do sistema atingia a maior média diária de passageiros desde o início da pandemia. Na semana de 5 a 9 de julho de 2021, foram 88.920 usuários transportados por dia útil.

Esse total é ainda é 43,6% menor que a média por dia útil da primeira quinzena de março de 2020, quando foram transportados 157.636 passageiros.

Fidell Antunes

O diretor de Operações da Trensurb, Luis Eduardo Fidell Antunes, explicou que mesmo estando muito abaixo da demanda antes da pandemia, observa-se uma tendência de aumento, sendo necessária uma resposta assertiva a essa nova situação.

ESTRATÉGIAS 

Fidell informou que o uso de trens acoplados (com oito carros ao invés dos quatro usuais) concentra-se nos momentos de maior fluxo, diminuindo a ocupação dos veículos, e o intervalo também será reduzido nos horários de menor movimento.

As novas tabelas horárias – elaboradas considerando os decretos municipais que limitam a ocupação do transporte público a 60% da lotação máxima – contam com um incremento de 181 para 240 viagens nos dias úteis.

Na hora mais movimentada do pico de movimento da manhã (das 6h30 às 7h30), no sentido de maior fluxo (Novo Hamburgo – Mercado, no centro de Porto Alegre), há um aumento de 14% na oferta de lugares.

No momento de maior movimento (das 17h30 às 18h30) do sentido Mercado – Novo Hamburgo, o incremento na oferta é de 17%.

O intervalo mínimo entre viagens permanece sendo de cinco minutos no horário de pico da manhã e diminui de sete para seis minutos no pico da tarde. Nos chamados horários de vale (de menor movimento), os intervalos são reduzidos de 15 para 12 minutos.

Até sete composições acopladas devem operar simultaneamente nos horários de pico, totalizando 26 trens em operação. Todas as partidas ao longo do dia passam a ser das estações terminais Mercado e Novo Hamburgo, sendo suspensas as viagens partindo da Estação Sapucaia.

A Trensurb irá seguir monitorando a situação do sistema e mantendo trens reservas preparados para entrar em operação em caso de necessidade.

NA IMPRENSA – PANDEMIA

Um só time contra o coronavírus

As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que respondem em São Paulo pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela e da 5-Lilás de metrô, respectivamente, uniram-se ao Projeto Verificado para estimular a população a não relaxar nas medidas de prevenção contra o coronavírus.

O Projeto Verificado é coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e faz menção, nesta campanha, à participação do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

#UM SÓ TIME

As concessionárias lançaram a campanha #UmSóTime, que faz parte da iniciativa #CadaUmDeNós, do Projeto Verificado. A ação consiste na adesivação interna de portas de trens das linhas 4-Amarela e 5-Lilás com esses temas e imagens de atletas olímpicos. Nos monitores instalados nos trens e nas estações dos sistemas, estão sendo exibidos vídeos da iniciativa.

Para o público, a mensagem transmitida é que a pandemia só irá acabar se todos jogarem como um time.  Exemplos de resiliência, pois precisaram ajustar suas expectativas ao contexto da pandemia, os atletas olímpicos são os mensageiros da campanha, que pretende orientar as pessoas a manterem, em sua rotina, os protocolos de segurança, mesmo que já tenham sido vacinadas.

NA IMPRENSA – REQUALIFICAÇÃO

Reprodução da imagem que ilustrou a matéria (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Ampliação e recapacitação de pátio na Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Em matéria assinada pelo jornalista Jean Carlos, o website MetrôCPTM informa que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) irá ampliar e recapacitar pátio em Mauá na Linha 10-Turquesa. As obras deverão ampliar o número de vagas para trens e estruturas de apoio deverão ser construídas, facilitando o trabalho dos funcionários da CPTM.

Leia a íntegra da matéria

NA IMPRENSA – TRANSPORTE PÚBLICO NA AMÉRICA LATINA

Joubert Flores

Depoimento internacional

O presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, foi o entrevistado principal da edição de 21 de julho de 2021 do podcast Transit Unplugged, em inglês, produzido e divulgado pelo Grupo Trapeze, que oferece soluções de tecnologia integrada na área de mobilidade urbana. A edição foi dedicada à América Latina e trouxe também com participação de dois executivos do Grupo Trapeze: Paola Realpozo, vice-presidente de Marketing,  e Juan Goritti, diretor de Vendas da Trapeze para a América Latina. Os diálogos do podcast são transcritos, podendo ser facilmente lidos em inglês ou traduzidos. 

Encontre a entrevista de Joubert Flores no arquivo do podcast Transit Unplugged

NA IMPRENSA – DESTAQUE OLÍMPICO

Cláudio Kestener no Metrô-SP. Reprodução da matéria do UOL.

UOL mostra duas dimensões de Cláudio Kestener: o engenheiro do Metrô-SP e o competidor nas piscinas, em especial nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980

Matéria publicada pela seção especial Olimpíadas 2020 do website jornalístico UOL destaca duas dimensões da biografia do engenheiro Cláudio Mamede Kestener, associado da AEAMESP: o seu trabalho na Companhia do Metropolitano de São Paulo e sua trajetória como nadador de alto nível, que chegou aos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 e ainda continua competindo.

Leia a íntegra da matéria

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