As obras metroviárias em cidades

Sob a coordenação da engenheira do Metrô de São Paulo e conselheira consultiva da AEAMESP Silvia Cristina Silva, um painel na abertura dos trabalhos vespertinos do segundo dia focalizou o tema das obras metroviárias na cidade de São Paulo.

Inicialmente, Hugo Cássio Rocha tratou do tema a interação das obras subterrâneas coma cidade, evidenciando aspectos que o Metrô de São Paulo aprendeu com os projetos que desenvolveu. Ele ressaltou com exemplos ilustrados a complexidade envolvida no processo de escavação subterrânea em centros urbanos. Destacou que são ações que demandam levantamentos prévios, investigação geológica e geotécnica, projetos específicos, monitoramento, ações de gerenciamento de riscos e habilidade para a que a obra seja executada com segurança.

Outros expositores detiveram-se em projetos específicos do Metrô de São Paulo, ambos em fase de execução. Eduardo Maggi falou a respeito da expansão da Linha 2 – Verde do Metrô e Danilo Rodrigues apresentou o projeto do Túnel Consolação-Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.