T28 – Aplicação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em treinamentos operacionais de maquinistas das Linhas 8 e 9 da CPTM

Descrição: O presente trabalho trará o estudo de caso da implementação dos treinamentos para maquinistas das linhas 8 e 9 no ambiente de virtual de aprendizagem da CPTM. Serão apresentados os dois treinamentos que se encontram em aplicação atualmente, as motivações para a implementação na modalidade online (algumas já citadas no campo “Relevância”) e as descrições por meio de texto e figuras de cada um, que são: • Portas – Série 800: Treinamento de reciclagem que aborda as principais falhas de portas dos trens da série 8000 e suas soluções. A mensuração e habilitação do treinando é realizada por meio de diversas avaliações ao decorrer do treinamento e uma avaliação final, garantido um processo continuo de aprendizagem. Para a sua habilitação, o treinando necessita de 100% de aproveitamento em todas as atividades; • Tópicos em AMV e AMV-E – Linhas 8 e 9: Treinamento voltado para os colaboradores que fazem a operação de AMV’s (Aparelho de Mudança de Via) e AMV-E’s (Aparelho de Mudança de Via Elétrico). Pode ser utilizado como treinamento de reciclagem ou ainda como módulo inicial para apoio ao conteúdo teórico de treinamento de capacitação em aparelhos de mudança de via manuais e elétricos. Assim como o anterior, este também possui diversas avalições ao longo do treinamento e uma avaliação final para a garantia da aprendizagem continua. Para ser habilitado, também é necessário que o treinando tenha 100% de aproveitamento em todas as atividades. O trabalho descreverá os papeis do Treinando, do Tutor e dos Moderadores da Área e do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, detalhando suas funções em todo o processo. Também mostrará de forma concisa a gestão da aplicabilidade, tendo em vista que estes TR’s são realizados durante a jornada de trabalho dos maquinistas por um prazo determinado. Para isso, são consideradas as folgas e a escala de trabalho dos maquinistas treinandos e a sua alocação durante o período de realização da atividade em postos favoráveis, que possibilitem a intervenção do tutor (normalmente um supervisor) sempre que necessário, para garantia da qualidade mínima dentro das metas estabelecidas. Outro ponto importante neste trabalho é a enumeração de savings quando comparados aos treinamentos presenciais, além de outras vantagens deste modelo. Por fim, o trabalho trará dados de ocorrências operacionais ligadas às portas dos trens da série 8000 dos últimos seis meses (15/11/2017 a 15/05/2018) comparando com o mesmo período anterior. Nestas ocorrências são analisadas as intervenções dos maquinistas, trazendo a discussão sobre a eficácia e a viabilidade desta modalidade de treinamento.

 

AUTORES:

Gabriel Urbano da Silva – CPTM

Glaucia Kamizaki

Fernando Sardinha

Leornado Marcon

Juarez de Oliveira

Apresentação

Artigo

 

Sobre

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.