Autoria: Sergio Guedelha Coutinho
A Trasnrail Sweden AB desenvolveu o sistema CATO de assistência à condução e gerenciamento da operação de trens através de projeto de pesquisa e desenvolvimento patrocinado pela Administração de Transportes da Suécia – a Trafikverket – e da companhia de mineração sueca LKAB. As atividades de pesquisa foram iniciadas em 1999. Atualmente o CATO está completamente implementado e em produção na LKAB e no ARLANDA EXPRESS o trem de alta velocidade que liga Estocolmo ao seu aeroporto internacional.
O CATO é um sistema abrangente de gerenciamento de tráfego e assistência à condução. Pode ser conectado a um sistema de despacho que forneça alvos operacionais ou pode operar isoladamente no trem. Ao estabelecer uma estreita correlação entre o despacho e a condução, o CATO traz a operação de tráfego ferroviário para uma nova era. Os trens chegam precisamente no horário quando conectado através de um sistema de telecomunicações, numa “onda verde”.
Seus principais benefícios são a redução de consumo de energia de 15 a 25%, aumento da capacidade de tráfego de 5 a 15%, melhoria da pontualidade e redução do desgaste da via e do material rodante.
http://www.aeamesp.org.br/biblioteca/stm/19smtf130913T42ap.pdf