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EDIÇÃO 414, DE 9 A 16 DE AGOSTO DE 2018

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Na terça-feira, 21 de agosto, começam a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e outros seis eventos, com mais de 90 atividades e 120 palestrantes e debatedores

Em quatro dias – de 21 a 24 de agosto -, na Universidade Paulista (UNIP), Campus Paraíso, em São Paulo, serão desenvolvidas mais de 90 atividades, referentes à 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a outros seis eventos; as atividades incluem conferências nacionais e internacionais, painéis de debate e sessões expositivas e de apresentação de estudos sobre temas do setor metroferroviário, além de visitas técnicas.

De 21 e 24 de agosto de 2018, na Universidade Paulista (UNIP), Campus Paraíso, em frente à Estação Vergueiro do Metrô-SP, na cidade de São Paulo, acontecerá a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, organizada pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e acontecerá conjuntamente com a Metroferr Lounge Experience 2018.

Pedro Machado

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, comenta que a entidade tem procurado convidar para o ambiente da Semana de Tecnologia vários dos principais encontros técnicos do setor. Em 2017, já havia obtido boa receptividade e neste ano volta a ter êxito nesse empenho, pois, além da Semana de Tecnologia propriamente dita, haverá outro eventos técnicos, que, somados, totalizam mais de 90 sessões (conferências, painéis, mesas-redondas, apresentações técnicas, entre outras), com forte presença internacional e abordagem de grande variedade de temas e áreas da mobilidade urbana.

Conferência Bombardier de Abertura trará os cases da Spina Centrale Torino e Paris Rive Gauche, que integraram metrô e ferrovia naquelas cidades

Entre as sessões da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que tem como tema geral A Evolução Passa Por Aqui, estão previstas duas conferências internacionais sobre projetos envolvendo trilhos e desenvolvimento urbano: os cases Spina Centrale (Turim) e Rive Gauche (Paris), que integraram metrô e ferrovia naquelas cidades.

Painéis e mesas-redondas.  Estão previstos também cinco painéis e sessões com apresentações de trabalhos técnicos, reunidos em oficinas sobre diferentes temas. Além disso, duas mesas-redondas celebrarão e discutirão os 50 anos do Metrô de São Paulo, os 25 anos da CPTM, os 20 anos do MetrôRio e os cinco anos do metrô de Salvador. A programação inclui ainda o 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

OUTROS ENCONTROS PROGRAMADOS

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) se associou à iniciativa programando o seu XII Seminário Metroferroviário (veja matéria com toda a programação em outra parte desta edição).

Os outros eventos que se somam à 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária são: o Seminário UITP – Melhores Práticas de Mobilidade Urbana Comunicação & Marketing, da UITP – Divisão América Latina; a 46ª Reunião do Grupo Permanente de Auto-Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA), e o II Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, que discutirá o transporte ferroviário de cargas.

Haverá ainda reunião do ABNT/CB-006 – Comitê Brasileiro Metroferroviário, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que, neste ano, completa 50 anos de atividades, estruturado em quatro Subcomitês, que compreendem dez Comissões de Estudo, com a participação de mais de 1.000 especialistas e que contabiliza perto de 140 normas publicadas.

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Valorização dos agentes do setor, desde a implantação do primeiro sistema de metrô no país, há 50 anos

Com o tema A Evolução Passa Por Aqui, a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e acontecerá conjuntamente com a Metroferr Lounge Experience 2018.

O evento objetiva alinhar todos os agentes envolvidos para que essa evolução, que se deu no âmbito do atendimento, serviços, tecnologia e desenvolvimento de cidades, seja ampliada para a construção dos próximos 50 anos. E valorizará a ação dos agentes do setor, desde a implantação do primeiro sistema de metrô do Brasil, 50 anos atrás, até os dias de hoje. Serão cinco painéis, três seminários e 66 trabalhos técnicos reunidos em oficinas sobre os mais diversos temas.

O público consistirá de presidentes e dirigentes de empresas, engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também participarão representantes de órgãos públicos do Executivo e do Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma. Conheça a programação no site: semanadetecnologia.com.br/24semana/.

O auditório da UNIP Campus Paraíso, que recebeu a 23ª Semana de Tecnologia, abrigará várias sessões da 24ª Semana.

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Recém-lançado, programa oficial da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária permite a cada participante criar seu próprio roteiro de acompanhamento dos debates

A 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária estará aglutinando seis diferentes eventos e oferece mais de 100 painéis e sessões de apresentação de trabalhos técnicos em apenas quatro dias. Alguns dos temas e eventos estarão necessariamente sobrepostos, daí a importância de o  participante se programar para tirar o melhor proveito, tendo em vista os seus interesse. Para facilitar essa tarefa, a coordenação técnica  preparou e acaba de disponibilizar no hotsite da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária o programa oficial do encontro  um caderno em 12 páginas em PDF.

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
celebra Jubileu de Ouro do Metrô de São Paulo

Painel comemora 50 anos da Companhia do Metropolitano de São Paulo, dia 22 de agosto de 2018, a partir das 10 horas.

Há cinco décadas, a cidade de São Paulo – como todo o País – estava em ebulição, pois começava uma transformação social e econômica. Nesse contexto, foi criada a Companhia do Metropolitano de São Paulo, cujos objetivos seriam o planejamento, projeto, construção e operação do sistema de transporte metropolitano na Região Metropolitana de São Paulo.

Valéria Cabral

Menos de oito meses depois de sua criação, foi iniciada a construção de sua primeira linha a ser inaugura, a Linha 1 Azul. Para celebrar a data, durante a 24ª  Semana de Tecnologia Metroferroviária, dia 22 de agosto de 2018, a partir das 10h, no Auditório da UNIP, será apresentado, em parceria com a Universidade Corporativa do Metrô (Unimetro), o painel Metrô: Uma Organização que Aprende.  Com o objetivo de refletir sobre o histórico desses 50 anos e os desafios que virão, na perspectiva da gestão do conhecimento e de pessoas, acontecerão dois debates com importantes convidados. No primeiro, coordenado por Valéria Aparecida Cabral, gerente de Recursos Humanos do Metrô-SP, serão discutidos o desenvolvimento humano na história do Metrô; a importância da absorção de tecnologia ao longo desses 50 anos; e a cultura de ensino/aprendizagem.

Silvia Pasini

No segundo debate, Silvia Regina Macedo Pasini, chefe de Departamento da Unimetro, apresentará e debaterá o tema “A Universidade Corporativa: Como Está Organizada e Seus Desafios para o Futuro“. A Unimetro tem o objetivo de implantar um padrão de educação corporativa para fazer frente aos desafios estratégicos do Metrô e com a inovação tecnológica no setor. Articula modelos de cooperação com instituições de ensino para viabilizar seus cursos e possui parcerias com FIA/USP, Poli/USP e empresas do setor metroferroviário.

NA IMPRENSA – PRIMEIRA VIAGEM DO METRÔ-SP

SP TV relembra primeira viagem do metrô paulistano

Matéria veiculada em 13 de setembro de 2014 pelo telejornal, SP TV, da Rede Globo, recupera cenas na primeira viagem do Metrô-SP. Dentro do trem que fez a primeira viagem, a repórter Bruna Vieira entrevista o primeiro operador, Eduardo Torres, hoje  aposentado. Ela conversa também com o detentor do primeiro bilhete vendido e ouve usuários do sistema.  Também foi entrevistado o engenheiro civil Nestor Tupinambá, associado da AEAMESP, que, na época em que a matéria foi realizada, trabalhava no Metrô-SP.  Clique na imagem para ver a reportagem no Globo Play, precedida de publicidade.

 

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

II Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário
acontecerá durante Semana de Tecnologia Metroferroviária

Promovido pela Fiesp em parceria com a AEAMESP  será realizado no dia 23 de agosto de 2018 (quinta-feira) e debaterá a renovação das concessões ferroviárias.

A Fiesp promove, em parceria com a AEAMESP, o II Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, dia 23 de agosto de 2018 (quinta-feira), a partir das 13h40, durante a 24ª  Semana de Tecnologia Metroferroviária, no Auditório da UNIP Campus Paraíso. O encontro debaterá o transporte ferroviário de cargasA 24ª  Semana de Tecnologia começará em 21 de agosto de 2018, segue até dia 24, na Universidade Paulista (UNIP) – Campus Paraíso (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso).

POTENCIAL DAS ‘SHORT LINES’ NO BRASIL

Jean Pejo

O evento discutirá a urgente necessidade de reequilíbrio da matriz de transportes, por meio da ampliação do transporte de carga pelas ferrovias, ampliando o tráfego de contêineres, combustíveis e outros produtos. A abertura contará com Luís Felipe Valerim (Departamento de Infraestrutura – Deinfra, da Fiesp) e Pedro Machado (presidente da AEAMESP). Na sessão, com o tema “O Potencial para Short Lines no Mercado Brasileiro“, será debatido como houve o desenvolvimento de corredores de grande densidade de tráfego, enquanto vários trechos ficaram subutilizados ou inoperantes e como, com a devolução desses trechos, criar alternativas para torná-los viáveis. Essa parte será coordenada por Jean Pejo, secretário-geral no Brasil da Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles (ALAF).

Dalmo Marchetti

Durante a sessão, Dalmo Marchetti, gerente setorial de Transportes e Logística do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fala sobre a Visão do BNDES no Planejamento da Infraestrutura Ferroviária; o consultor Frederico Bussinger desenvolverá  o tema Histórico e papel atual das ‘short lines’ no mercado norte-americano; e Francisco Luiz da Costa, gerente de Planos e Projetos da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, fala sobre o tema Devolução de trechos subutilizados: como gerar novos negócios na ferrovia?.

DIVERSIFICAÇÃO DE CARGAS E  INTEGRAÇÃO REGIONAL

A segunda sessão sobre o tema Diversificação de Cargas e Corredores de Integração Regional mostrará necessidade do reequilíbrio da matriz de transportes por meio da transferência de carga geral para as ferrovias, ampliando o tráfego de contêineres, combustíveis e outros produtos.

Guilherme Quintella

Essa parte será coordenada por Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), e contará com Guilherme Penin, diretor Regulatório e Institucional da RUMO; Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da MRS Logística; Silvana Alcântara, diretora de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade VLIMultimodal; e um representante da VALE, que debatem O plano de negócios com a renovação das concessões.

Além disso, Ricardo Kenzo, conselheiro do Instituto de Engenharia (IE), abordará o tema Ocupação do território nacional pela ferrovia; Adailton Cardoso, da EPL, falará sobre Como tornar realidade as metas do PNL?. Eles, juntamente com Guilherme Quintella, presidente da Estação da Luz Participações (EDLP), debaterão o tema A ferrovia integrando os terminais aos portos.

NA IMPRENSA – LINHA 5 – LILÁS

Informativo da ViaMobilidade noticia que concessionária iniciou operação em 4 de agosto

No sábado, 4 de agosto de 2018, passou à responsabilidade da ViaMobilidade. A concessionária fará a operação e manutenção da linha pelos próximos 20 anos, de acordo com o contrato de concessão. Com 12 estações em funcionamento e mais cinco em construção pelo governo do Estado de São Paulo, a linha, quando concluída, transportará 850 passageiros por dia útil. A notícia foi veiculada na newsletter da concessionária.

Veja a publicação

NA IMPRENSA – MEMÓRIA FERROVIÁRIA

Maria-fumaça entre Guararema e Mogi das Cruzes

Matéria do portal jornalístico RD – Rede Noticiando mostra a retomada, em ocasiões comemorativas, de trem puxado por locomotiva maria-fumaça, que circulará entre as cidades de Guararema e Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo.

Veja a matéria

Veja também matéria em vídeo sobre o mesmo tema

EM VÍDEO – METRÔ DE BUENOS AIRES

Cidade de Buenos Aires doa antigos carros do Subte à Universidade Nacional de Lomas Zamora

O governo da Cidade de Buenos Aires informa que, como parte de um acordo de colaboração com a Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ), doou a essa instituição de ensino superior dois carros da General Electric e equipamentos ferroviários em desuso no metrô da cidade, o Subte:  dormentes e trilhos, parafusos, porcas e arruelas, entre outros itens.

Segundo a nota do governo bonaerense, houve também a implantação de um processo de leilão on-line e de doações que permitiram destinar as unidades que estavam fora de serviço a projetos gastronômicos, educacionais e culturais. Por outro lado, foram doados os seculares carros de madeira La Brugeoise a entidades de bem público e do setor ferroviário.

Veja a seguir um vídeo mostrando o transporte dos carros.

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