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 AEAMESP APLAUDE OS 50 ANOS DA COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SP 

 

 

O presidente do Metrô-SP, Paulo Menezes Figueiredo, faz seu pronunciamento na solenidade comemorativa dos 50 anos da Companhia.

Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos Associados, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, saudou o 50º aniversário da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, transcorrido em 24 de abril de 2018. Naquela data, ele participou, na Estação Sé, de solenidade comemorativa que reuniu o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni; o diretor-presidente do Metrô-SP, Paulo Menezes Figueiredo, e o engenheiro e consultor Plínio Assmann, conselheiro da AEAMESP, que presidiu a Companhia na fase pioneira da implantação, nos anos 1970; o ex-presidente do Metrô-SP, Peter Walker, e o ex-governador Alberto Goldman. Também estiveram presentes os diretores do Metrô-SP Alfredo Falchi Neto,  de Assuntos Corporativos;  Paulo Sérgio Amalfi Meca. de Engenharia e Construções; José Carlos Baptista do Nascimento. de Finanças, e Milton Gioia Júnior, de Operações. Durante a solenidade, havia centenas de pessoas presentes, entre elas vários metroviários e associados da AEAMESP.

Atividades. Em comemoração aos 50 anos de fundação da Companhia do Metropolitano de São Paulo foram programadas diversas atividades, das quais as principais foram desenvolvidas na Estação Sé, que teve a apresentação da Banda dos Seguranças do Metrô e da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com um repertório de rock, música popular brasileira e música clássica. Também na Estação Sé houve exibição de réplica de um carro da Frota A – o primeiro da história do Metrô-SP. Houve também apresentação dos novos uniformes dos funcionários e de um bilhete único comemorativo. Ainda dentro da programação, o Coral Martin Luther King se apresentou nas estações Vila Madalena, Clínicas, Trianon-Masp e Brigadeiro, todas situadas na Linha 2-Verde.

Trajetória. A fundação da Companhia do Metropolitano de São Paulo aconteceu em 24 de abril de 1968, pouco mais de três semanas após a erradicação do último bonde na cidade de São Paulo, ocorrida no final de março daquele ano, quando deixou de circular o último carro da linha 101, entre a Praça da Sé, no centro da cidade, e o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, Zona Sul. É uma pena que os dois sistemas não tivessem coexistido; sabemos hoje que seria não apenas oportuno como desejável, algo que a AEAMESP espera que venha a acontecer em futuro relativamente breve.

A primeira viagem de uma composição do Metrô-SP aconteceu em 1972, num segmento da linha Norte-Sul, hoje denominada Linha 1-Azul, entre as estações Jabaquara e Saúde. A operação comercial ocorreria em 14 de setembro de 1974. 

Composição da Linha 15 – Prata

Atualmente o sistema metroviário paulistano conta com seis linhas em operação (Linha 1–Azul, Linha 2–Verde, Linha 3–Vermelha, Linha 4 – Amarela, operada pela ViaQuatro, Linha 5 – Lilás e Linha 15–Prata, esta, em monotrilho), transportando cerca de 4,6 milhões de passageiros por dia. É o sistema sobre trilhos mais carregado do Brasil, com 89,8 km de extensão e 79 estações, sendo nove destas operadas pela ViaQuatro.  Recente documento demonstrativo da Companhia revela que em 2017 foram transportados 1,095 bilhão de passageiros. O sistema está integrado com cerca de 260 quilômetros de vias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Pelo quarto ano, o melhor serviço. Em 29 de abril de 2018, o jornal paulistano Folha de S. Paulo noticiou que, pelo quarto ano seguido, o Metrô-SP foi eleito o melhor serviço de transporte para 53% dos entrevistados pelo Datafolha.  E pela primeira vez o também foi eleito o melhor serviço público, com 9%, empata com o Poupatempo.

O presidente da Companhia, Paulo Menezes Figueiredo, disse ao jornal: “É um sistema que passa confiança. O usuário sabe que vai chegar aonde precisa.”  Ele acrescentou que, além de novas estações a Companhia investiu em infraestrutura e tecnologia. “Depois de um sério problema com filas para a venda de bilhetes no ano passado, passamos a vender o Bilhete Único e compramos 150 máquinas de autoatendimento, que estamos instalando. Até julho, estarão em todas as estações.”, disse.