fbpx

Com participação da AEAMESP, Instituto MDT inicia processo de planejamento para 2017

mdt-logoO presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participou na tarde de 16 de dezembro de 2016, em São Paulo, da primeira Oficina de Planejamento 2017 do Instituto MDT. Uma segunda oficina será realizada no início do ano na capital federal. As ideias que colhidas durante as oficinas serão sistematizadas e comporão uma proposta a ser analisada, adotada total ou parcialmente e mesmo acrescida de novas propostas pelo Conselho Diretor do Instituto MDT.

O Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos, de corte suprapartidário, foi criado em 2003 como uma articulação de entidades interessadas nos temas da redução tarifárias e da qualificação do transporte público urbano; a AEAMESP foi uma das fundadoras do Movimento. Em 2016, a articulação foi estruturada como uma entidade com personalidade jurídica própria na forma do Instituto MDT, que, agora, realiza seu primeiro processo de planejamento anual.

Cinco aspectos. Os trabalhos da primeira oficina de planejamento compreenderam o exame de cinco aspectos previamente estruturados pela coordenação, com a coleta de sugestões, sobretudo para introdução de novos temas, agregação de propostas de ação e atualização ou aprimoramento de terminologias. Um dos aspectos examinados foi o conjunto dos Eixos Programáticos, que são os seguintes: 1) Mobilidade Urbana Sustentável para Todos, 2) Barateamento das Tarifas para Inclusão Social, 3) Democratização do uso das vias públicas com prioridade para o transporte público e os modais não motorizados, 4) Investimento permanente em transporte público, 5) Transporte público com desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente, e 6) Integração entre as políticas de mobilidade urbana e de uso e ocupação do solo.  A reunião examinou ainda as chamadas ‘plataformas de luta’, ações públicas, ações institucionais e os possíveis projetos para 2017.