fbpx

A conselheira da AEAMESP Haydèe Svab, engenheira, participou em 25 de maio, em São Paulo, do Summit Mobilidade Urbana Latam 2018, promovido pelo Estadão

Haydèe Svab

A conselheira da AEAMESP, engenheira Haydèe Svab, esteve entre os especialistas brasileiros e estrangeiros que se reuniram no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, no dia 25 de maio de 2018 para debater problemas e propor soluções voltadas a melhorar os deslocamentos nas cidades. Denominado Summit Mobilidade Urbana Latam 2018, o encontro realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo com patrocínio da plataforma de aplicativos de compartilhamento 99. 

Estiveram em foco experiências latino-americanas, políticas públicas e inovações capazes de inspirar e transformar a maneira como as pessoas vão de um lugar a outro.  O evento buscou abordar ainda a diversidade dos passageiros da rede de transporte e as tecnologias que visam a tornar os diferentes meios cada vez mais seguros e sustentáveis.

A APRESENTAÇÃO DE HAYDÈE
Haydée explicou que foi convidada pelos organizadores do Summit Mobilidade Urbana Latam 2018 para apresentar os principais aspectos de sua tese de mestrado intitulada Evolução dos padrões de deslocamento na região metropolitana de São Paulo: a necessidade de uma análise de gênero, defendida na Escola Politécnica da Universidade São Paulo (POLI-USP), em 2016. 
“Para realizar a pesquisa que deu suporte à tese eu me baseei em Pesquisas Origem-Destino do Metrô-SP (1977, 1987, 1997 e 2007), buscando avaliar padrões de mobilidade pela perspectiva de gênero. Durante a preparação da tese, tive que desenvolver todo um processo de tratamento de dados e fazer um bocado de cálculos. O desafio para o Summit foi justamente resumir tudo de uma maneira leve e em 10 minutos! Para isso, eu criei quatro ‘personas’ que contam seus dias pelo diagrama espaço tempo; com isso, ficam evidentes as diferenças de acesso à cidade e o papel dos sistemas de transporte nisso. Para finalizar, resolvi apontar alguns insights e sugestões”.

Veja tanbém matéria do Estadão com depoimento de Haydèe Svab publicada em 4 de maio