fbpx

Departamento de Imprensa do Metrô-SP publica texto registrando os 40 anos de inauguração da Estação Sé

Em 17 de fevereiro de 2018, o Departamento de Imprensa do Metrô-SP publicou matéria para registrar o transcurso dos 40 anos de inauguração da Estação Sé. 

A mais movimentada estação do Metrô de São Paulo faz 40 anos de operação no dia 17 de fevereiro. Inaugurada em uma sexta-feira ensolarada, a Sé já de início mostrou sua vocação para atendimento a um grande público. Anunciada em um jornal como “uma das maiores obras urbanas do mundo”, milhares de pessoas passaram pela estação em seu primeiro dia de funcionamento.

No dia de abertura da estação, entregue aos cidadãos com a reurbanizada Praça da Sé, a Banda da Polícia Militar, diversos artistas do rádio e televisão (Wando, Moacir Franco, Vanusa e outros), além da Escola de Samba Vai-Vai se apresentaram para o público e autoridades presentes.

Conforme informações divulgadas na época, no momento mais intenso da construção da Sé, a obra empregou cerca de 2.500 operários. Foram utilizados 5 mil toneladas de perfis metálicos e 90 mil m3 de concreto (10% a mais do que na construção do estádio do Maracanã) e retirados 127 mil caminhões de terra.

Elaine, ladeada por Salvador e Evaristo, na plataforma da quarentona Estação Sé do Metrô-SP

Na inauguração, os metroviários Elaine Labate, Salvador Doria e Evaristo Fernandes Goés Filho, respectivamente secretária da GRH, operador de trem e técnico de manutenção, trabalharam muito e se emocionaram no evento. “Eu fazia parte da equipe que recepcionava e encaminhava as autoridades e demais convidados para o local reservado. As pessoas estavam eufóricas e orgulhosas com o novo marco da capital paulista”, relembra Elaine, hoje coordenadora de Estudos Estratégicos do Metrô.

“Eu, com um impecável uniforme azul, era o responsável pelo sistema de bombas hidráulicas. Foi gratificante, em meu primeiro emprego, participar de uma verdadeira ‘festa do povo’. O show pirotécnico foi inesquecível”, recorda o coordenador técnico Evaristo.

“Meu uniforme era camisa bege e calça vinho com sapatos e meias de cor preta. Naquele dia, minha atribuição era orientar os usuários que chegavam para conhecer e admirar a nova estação”, conta, orgulhoso, o OTM III Doria.

Aos 40, a estação ainda é admirada diariamente pelos 600 mil usuários que passam por ela. Parabéns, Sé!

VEJA TAMBÉM A MATÉRIA “ESTAÇÃO SÉ COMPLETA 40 ANOS FAZENDO A HISTÓRIA DO METRÔ”, PUBLICADA PELO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. CLIQUE AQUI