fbpx

Tendo como anfitrião o CCR Metrô Bahia, Salvador recebeu em março reunião do Comitê de ITS Internacional da UITP e seminário sobre digitalização aplicada à mobilidade

Instalações do encontro. Foto: Reprodução

Realizou-se nos dias 25 e 26 de março de 2024, na capital da Bahia, Salvador, a reunião do Comitê de ITS Internacional da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), seguida de seminário intitulado Digitalização para a Mobilidade, realizado no dia 27. Os encontros tiveram como organização anfitriã o Metrô Bahia, Grupo CCR.

Em um post nas redes sociais, a arquiteta Eleonora Pazos, chefe do Escritório da UITP América Latina, afirmou que o encontro é uma plataforma para profissionais e especialistas no campo de Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) trocarem insights, compartilharem melhores práticas e discutirem tendências emergentes que moldam o futuro da mobilidade urbana. A dirigente da UITP apontou destaques da reunião:

Eleonora Pazos

1. Avanços Tecnológicos – Os participantes exploraram os últimos avanços em tecnologias ITS, incluindo sistemas de gerenciamento de transporte impulsionados por IA, análises de dados em tempo real e soluções de infraestrutura inteligente destinadas a melhorar a eficiência e sustentabilidade nas redes de transporte urbano.

2. Iniciativas Colaborativas – A reunião facilitou discussões sobre iniciativas colaborativas entre autoridades públicas, agências de transporte e partes interessadas da indústria para promover a interoperabilidade, padronização e inovação na implantação de ITS em diferentes cidades e regiões.

3. Política e Regulação – Os participantes engajaram-se em diálogos sobre os arcabouços políticos e regulatórios em evolução necessários para apoiar a adoção generalizada de soluções ITS, abordando desafios como privacidade de dados, cibersegurança e acesso equitativo aos serviços de transporte.

4. Estudos de Caso e Histórias de Sucesso – Os participantes compartilharam insights de implementações bem-sucedidas de ITS em vários ambientes urbanos, mostrando exemplos reais de como soluções tecnológicas integradas podem melhorar a mobilidade, reduzir congestionamentos e aprimorar a qualidade de vida dos residentes.

Deixe um comentário