fbpx

Dirigentes e especialistas do setor metroferroviário participaram das atividades da 4ª Semana UITP América Latina, realizada em São Paulo de 22 a 24 de março

Gestores públicos, dirigentes de entidades privadas – inclusive da AEAMESP – e especialistas de diversos países latino-americanos participaram no período de 22 a 24 de março de 2017, em São Paulo, da 4ª Semana UITP América Latina, promovida pela União Internacional de Transportes Públicos, Divisão América Latina (DAL/UITP). Foi significativa a participação de representantes do setor metroferroviário.

No segundo dia, 23 de março, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participou do encontro tecnológico 4º Seminário ITS UITP América Latina, com foco sobre Sistemas Inteligentes de Transporte.

Autoridades públicas. O primeiro dia do evento foi integralmente dedicado ao Encontro de Autoridades, que reuniu autoridades públicas locais e regionais de diferentes países latino-americanos para a discussão do tema Modelos organizacionais para áreas metropolitanas na América Latina.

A solenidade de instalação desse encontro teve a participação de Lélis Teixeira, presidente da UITP América Latina, que será substituído em maio, em ato no Congresso Global da UITP, em Toronto, Canadá, por Jurandir Fernandes. Participaram também da sessão inaugural o ex-presidente do Metrô-SP e da CPTM e atual secretário de Transporte e Mobilidade da capital paulista, Sérgio Avelleda; o atual presidente do Metrô-SP, Paulo Meneses; o presidente do Consórcio ViaQuatro e futuro vice-presidente da UITP América Latina, Harald Peter Zwetkoff; o diretor do MetrôRio e presidente da Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Fortes Flores Filho, e o secretário de Mobilidade Urbana de Hortolândia/SP, que estava prestes a deixar presidência do Fórum Paulista de Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

A primeira sessão do Encontro de Autoridades Públicas discutiu o tema da autoridade metropolitana de transporte, com o exame dos casos de Londres, Madri e de cidades alemãs e uma proposta para conciliação na governança metropolitana no Brasil de uma autoridade metropolitana de transporte e uma agência reguladora, esta, estruturada como uma autarquia.

Outras sessões discutiram o transporte sob demanda (tipo Uber), que poderá vir a ser oferecido como modalidade de transporte coletivo por vans e mesmo ônibus; o tema da integração modal no transporte coletivo – que contou com uma exposição do secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, e a questão do financiamento do custeio dos sistemas de transporte público.

Outras atividades. Em 23 de março, paralelamente ao 4º Seminário ITS UITP América Latina, realizou-se a 65ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O último dia, 24 de março, foi reservado para uma visita técnica ao Laboratório da Mobilidade, instalado pela Prefeitura de São Paulo na Rua Boa Vista, no centro da cidade.