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Retomadas as obras da Linha 6 – Laranja

Em 5 de outubro de 2020, o governo paulista anunciou a retomada das obras na Linha 6-Laranja de Metrô, destacando haverá investimentos da ordem de R$ 15 bilhões e geração de 9 mil empregos. Quando concluída, a nova linha atenderá diariamente a mais de 630 mil passageiros em deslocamentos entre a zona norte e o centro da capital.

Com 15,3 km de extensão, a Linha 6 vai ligar a Brasilândia, na porção noroeste da cidade, a São Joaquim, no bairro da Liberdade, próximo do centro. O projeto inclui 15 novas estações e prevê integração com outras quatro linhas, operadas pelo Metrô-SP, ViaQuatro e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Atualmente, o trajeto entre esses dois polos é atendido apenas por ônibus e com tempo médio de viagem 90 minutos; com a nova linha, a ligação direta será feita em apenas 23 minutos.

CONCESSIONÁRIA LINHA UNIVERSIDADE ASSUME

A construção e a operação da Linha 6-Laranja estarão a cargo da concessionária Linha Universidade Participações S.A. da qual o grupo espanhol Acciona é o principal sócio. O grupo adquiriu o direito do consórcio Move São Paulo e será a responsável pela conclusão da obra, prevista para daqui a cinco anos.

André De Angelo

“Este é um projeto que trará um grande benefício social à população de São Paulo, impactando de forma positiva a mobilidade urbana da cidade e gerando mais de 9 mil empregos, fato de extrema importância para ajudar o Brasil na sua retomada pós-crise. Há 21 anos, com a transformação da estação Júlio Prestes da CPTM, contribuímos um legado cultural à cidade, e agora, estamos ajudando a transformar a história da mobilidade do município”, comentou o diretor país da Acciona Brasil, André De Angelo, no website da empresa.

A concessão inclui ainda a aquisição de toda a frota, que deverá ter 22 trens, e prevê 19 anos para manutenção e operação. A linha vai gerar cerca de mil empregos no período de operação.

TRAÇADO

O projeto completo da Linha 6-Laranja inclui as seguintes estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O trecho ainda facilitará a integração com a Linha 1-Azul operada pelo Metrô-SP; Linha 4-Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro e, ainda, Linha 7-Rubi e Linha 8-Diamante, ambas da CPTM.

HISTÓRICO

A construção da Linha 6-Laranja teve início em janeiro de 2015 e, em 2 de setembro de 2016, por decisão unilateral, a Move São Paulo informou a paralisação integral das obras civis. O Governo de São Paulo declarou a caducidade da PPP e, até que as negociações fossem concluídas, a Move São Paulo permaneceu responsável pela conservação e preservação da segurança dos canteiros de obras e dos imóveis vinculados à concessão. Em 2020, o grupo Acciona assumiu a construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja.

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