fbpx

Sessão de Encerramento da 26º Semana de Tecnologia Metroferroviária

No painel de encerramento do encontro, Sebastián Court, presidente da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) – entidade internacional que tradicionalmente coordena uma das sessões da Semana de Tecnologia Metroferroviária – disse que sua entidade apreciou sobremaneira a iniciativa da AEAMESP de colocar o foco do encontro deste ano nos impactos da pandemia, ressaltando que isso trouxe muita informação sobre a questão.

“O encontro apresentou projetos de muita qualidade e profundidade o que nos faz prever que, passada a pandemia, teremos oportunidade de realizar novos eventos com o objetivo de qualificar a vida urbana” disse Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

A vice-presidente do Instituto de Engenharia, Miriana Pereira Marques afirmou que a 26ª Semana de Tecnologia foi um evento “diferenciado”. Ela prosseguiu: “Havia muito pouco tempo para transformar um evento físico em um evento virtual. Aquele famoso futuro que estávamos esperando de repente caiu de pára-quedas no nosso colo”. A dirigente disse ainda que houve entidades que abortaram seus eventos, ressaltando a fibra e a coragem da AEAMESP e de sua presidente, a engenheira Silvia Cristina Silva, em manter esta edição da Semana de Tecnologia. Miriana frisou por fim que apoia a realização de um evento híbrido em 2021: “Além do contato pessoal, haverá o recurso virtual, que traz o mundo para pertinho da gente”.

O presidente da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina, Jurandir Fernandes, concordou com a engenheira Miriana Pereira Marques. “Eu acho bom que vocês mantenham uma forma híbrida para o encontro do ano que vem. Eu nunca havia participado de um evento da AEAMESP com tanta frequência e intensidade durante todo o período”.

Alexandra Leonello, da Metrus, considerou muito positiva a participação das pessoas nesse mundo virtual da 26ª Semana de Tecnologia. “A pandemia trouxe dificuldades, mas ampliou muito as possibilidades de participação. O novo normal é o desafio da sustentabilidade dos sistemas de transporte público”.

No entendimento do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, o evento teve real qualidade. “Como já tive oportunidade de enaltecer em várias outras vezes, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é um dos mais densos conteúdos técnicos, se não for o mais denso, em nosso país. As questões técnicas e da política do setor metroferroviário de passageiros e de carga foram amplamente discutidas, o que nos levará, seguramente, a um salto de qualidade com as inovações apresentadas. Vimos aqui o quão forte e promissor é o nosso setor”

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), José Antônio Fernandes Martins, cumprimentou a AEAMESP “pelo brilhantismo do evento” e agradeceu o espaço aberto à sua entidade para apresentação da retomada do movimento Brasil Trem Jeito. “Tivemos aqui palestras interessantíssimas, dados informações e planos de desenvolvimento para o setor ferroviário”

O presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Alves Pereira, afirmou que todas as afirmações feitas antes de seu pronunciamento deixavam patente que a 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária foi um sucesso. “Mais importante ainda é a possibilidade de ter todo esse conteúdo disponível para que as pessoas possam acessar a qualquer momento”, disse. Ele concluiu, afirmando: “Parabéns, Silvia, pela ousadia!”

Veja a gravação da sessão de encerramento

Deixe um comentário