fbpx

Geraldo Alckmin dá início às obras da estação João Paulo I da Linha 6- Laranja de metrô

Projeto é a primeira Parceria Público Privada 100% do setor metroferroviário paulista, que prevê a construção e operação de uma linha de metrô feita pelo setor privado.

São Paulo, 29 de junho de 2016 – O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin por meio da Concessionária Move São Paulo, deu início às obras de escavação da estação João Paulo I, uma das 15 estações que irão compor a Linha 6-Laranja de metrô, que ligará a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia – São Joaquim).

O trabalho de escavação e contenção do poço da estação João Paulo I, que está localizada na avenida Miguel Conejo,1118 segue cronograma vigente no contrato. Após a conclusão dessa etapa, a estação estará pronta para receber a passagem do shield, também conhecido como tatuzão.

O tatuzão que irá construir a parte norte dos túneis da Linha 6-Laranja é específico para escavar em solo rochoso. A estação João Paulo I é a segunda estação do trecho Norte a receber o tatuzão que partirá do VSE Tietê e seguirá até o Pátio Morro Grande, perfazendo cerca de 4,5 quilômetros de túneis.

Com área total construída de 16,9 mil m², a estação João Paulo I possuirá cinco pavimentos subterrâneos e profundidade máxima de 44 metros. A estação também contará com um novo terminal de ônibus integrado. A expectativa é que mais de 31 mil pessoas sejam beneficiadas com os serviços oferecidos pela nova estação. No pico da obra da Linha 6-Laranja devem ser criados nove mil novos postos de trabalho.

A Linha 6-Laranja de metrô terá 15,3 km de extensão e 15 estações, totalmente integradas à rede metroferroviária e terminais de ônibus. Quando concluída e vai beneficiar mais de 633 mil pessoas por dia em um trajeto que vai economizar até 1h30 o tempo gasto atualmente de carro ou ônibus, reforçando o compromisso do Governo do Estado de São Paulo de contribuir para melhorar a mobilidade urbana na cidade. Interligações

Quando concluída, em 2020 a Linha 6-Laranja estará integrada às linhas de metrô (Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela) e a duas linhas de trem da CPTM (Linha 7-Rubi e Linha 8-Diamante).

Status das obras

Cerca de 700 profissionais do Consórcio CEL6 e subcontratados atuam em nove frentes de trabalho nas obras da Linha 6-Laranja de metrô. O canteiro central localizado dentro do VSE Tietê, que tem entre suas funções apoiar as obras e receber os dois tatuzões que vão construir cerca de 15 quilômetros de túneis da nova linha, está concluído.

Sobre a Concessionária

A Concessionária Move São Paulo é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6 Laranja.

As obras da Linha 6 Laranja do metrô é um dos temas do painel “Fontes de Recursos para implementação e operação dos Sistemas”, que acontecerá no dia 16 de setembro, das 10h40 às 12h00, durante a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, de 13 a 16 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Paralelamente ao Congresso, a AEAMESP realizará a METROFERR EXPO uma exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, entidades setoriais, mídias especializadas, etc. que trocam informações sobre as inovações oferecidas ao mercado ferroviário de carga e passageiros.

Sobre a Semana – Na sua 22ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária reunirá durante quatro dias de Congresso, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e exposição, basta entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.

Serviço
22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e METROFERR EXPO 2016
Data: 13 a 16 de setembro de 2016
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º – São Paulo – SP


 

Assessoria de Imprensa da AEAMESP
Digital Assessoria Comunicação Integrada
(11) 3667-0640/ 50816064 / 9740-6122
Katia Siqueira – siqueira.katia@digitalassessoria.com.br
Natália Martins – clipping@digitalassessoria.com.br
Nathalia Marques – natsiq@hotmail.com
Rodney Vergili – rodney@digitalassessoria.com.br