fbpx

Maratona de Inovação

  São Paulo, 16 de novembro de 2016

Release

No dia 29 de outubro, no Espaço Engenho Maker (em dependências do Instituto de Engenharia de São Paulo, na capital paulista), aconteceu a primeira edição da maratona de inovação “ProtoHack Brasil”.

Nesta primeira edição, com 12 horas de atividades e o envolvimento de um grupo de 10 mentores, o ProtoHack contou com 31 participantes, distribuídos por 11 equipes, 77 sessões de ‘mentoria’ e cinco palestras,  incluindo o pré-evento realizado no dia anterior, 28 de outubro. “O dia foi repleto de atividades de apoio que contribuíram para que os participantes tirassem suas ideias do papel”, conta o diretor-adjunto de Comunicação e Marketing da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, Alberto Galvão Branco.

As cinco equipes finalistas apresentaram projetos bem diversos, no segmento de vestuário, serviço de moradia para geração baby boomer, reparos domésticos, aplicativo financeiro para classe C e distribuição de conteúdos informativos através de “tecnologias de aproximação e geo-localização” para Metrôs e trens urbanos.

3°Lugar: Equipe InfoVIA

O terceiro lugar ficou com a Equipe InfoVIA, idealizada por Alberto Galvão Branco e da qual também faz parte, o economista Claudio Gianturco. “Com o uso de muita tecnologia, o InfoVIA tem a pretensão de se tornar um complexo canal de comunicação exclusivo para locais com grande fluxo de pessoas, como o Metrô por exemplo. Seu objetivo é disponibilizar informações de utilidade pública e serviços relevantes à população, tais como: postos de vacinação, creches, campanhas de saúde, além da identificação dos mesmos nos entornos das estações. “Em vista do resultado positivo conquistado, estamos dispostos a seguir adiante com o projeto”, revelou.

O que é o ProtoHack

O evento, em formato parecido com os “hackathons (ou maratona hacker)”. Conta com 12 horas de mentoria, além de palestras técnicas, networking e desenvolvimento de ideias em grupo. Essa maratona de inovação existe para provar que empreendedores sem habilidades para o desenvolvimento de software também podem criar algo surpreendente do zero, a partir do uso de ferramentas adequadas para prototipagem.

“Contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo tecnológico no Brasil e com o suporte de grandes profissionais – que dedicaram seu sábado para compartilhar conteúdo com os participantes – é algo que não tem preço. Em breve teremos novidades e informações sobre as próximas edições e expansão para outras cidades”, comentou Ricardo Queiroz – diretor regional do ProtoHack.

23 Semana de Tecnologia Metroferroviária


Icone Acessoria de imprensa / Digital acessoriaAssessoria de Imprensa da AEAMESP
Digital Assessoria Comunicação Integrada
(11) 3667-0640/ 50816064 / 9740-6122
Katia Siqueira – siqueira.katia@digitalassessoria.com.br
Natália Martins – clipping@digitalassessoria.com.br
Rodney Vergili – rodney@digitalassessoria.com.br