fbpx

Primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), criada na Assembleia Legislativa paulista, acontecerá já em novembro

foto-not-1No início da noite da segunda-feira, 7 de novembro de 2016, aconteceu o lançamento da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Criada oficialmente no dia 21 de setembro de 2016 e de caráter suprapartidário, a Frente  conta com a participação de 22 deputados. Regimentalmente, a Frente durará até o final da atual legislatura, no final de 2018, mas poderá ser reconstituída na próxima legislatura, que se iniciará em 2019.

Propósito. A Frente Parlamentar Metroferroviária tem como objetivo remover os entraves para o crescimento do transporte metroferroviário, reforçar a qualidade e a importância de bons projetos e propiciar um fórum de debate de propostas, visando ao estabelecimento de ações que contribuam para a expansão do transporte de passageiros sobre trilhos e a eficiência da mobilidade urbana, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo, mas também em outras regiões metropolitanas que integram a chamada Macro Metrópole Paulista O ato de instalação reuniu cerca de 70 especialistas, autoridades, empresários e dirigentes de entidades do setor, entre as quais a AEAMESP.

Primeira reunião em novembro. O coordenador da Frente, deputado João Caramez, informou que convocará a primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar já para este mês de novembro, acrescentando que a iniciativa permitirá agregar num único espaço de discussão atores envolvidos direta e indiretamente na questão do transporte metroferroviário.

Em duas ocasiões, no início e no final de sua manifestação, o deputado João Caramez destacou o papel inspirador que teve a AEAMESP na formulação da proposta de constituição da Frente Parlamentar Metroferroviária, uma vez que o assunto foi debatido na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, exatamente em 14 de setembro de 2016, data em que  o Metrô de São Paulo completou 42 anos de operação e em que a AEAMESP completou 26 anos de atividades.

Questões em pauta. A exposição de pouco mais de dez minutos feita pelo presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso, evidenciou dados que comprovam a importância dos sistemas de transporte sobre trilhos para a organização da mobilidade urbana, sobretudo nos grandes centros e também uma série de desafios e recomendações visando à expansão e aprimoramento do sistema.  A apresentação foi qualificada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária ABIFER), Vicente Abate, como “matéria prima” para os trabalhos da Frente. Veja um relato a respeito dessa apresentação na próxima matéria desta edição do BOLETIM AEAMESP

Também participaram mesa de instalação dos trabalhos o presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTRILHOS) Joubert Fortes Flores Filho; o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Paulo Menezes Figueiredo; o diretor presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, e o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), Murilo Celso de Campos Pinheiro, e o deputado estadual paulista Marcos Zerbini.