fbpx

Mobilidade Sustentável – Mudanças Climáticas

Autoria: Reynaldo Goto – Siemens Infrastructure & Cities


   O objetivo deste Painel sobre Mobilidade Sustentável é apresentar os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – RIO+20 no que diz respeito aos transportes, mobilidade e cidades sustentáveis, discutindo ações concretas para fazer avançar os compromissos firmados no documento final “O Futuro que Queremos”. É necessário defender a importância de incluir a Mobilidade Sustentável como um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mas o sucesso desse pleito dependerá da capacidade de demonstrar de forma objetiva que a mobilidade sustentável é peça chave do desenvolvimento econômico, da eficiência energética, da preservação ambiental, da inclusão social e do pleno exercício do direito a cidades saudáveis e agradáveis. Cidades que permitam a toda a população, indiscriminada e equitativamente, usufruir das oportunidades de crescimento pessoal em um ambiente acolhedor e includente.
   No capítulo sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o documento final da RIO+20 reconhece explicitamente a necessidade da mensuração de resultados, ferramenta essencial da gestão eficiente. O parágrafo 250 afirma: “Nós reconhecemos que o progresso em direção à consecução dos objetivos [do desenvolvimento sustentável] precisa ser avaliado e acompanhado por metas e indicadores, levando em consideração as diferentes circunstâncias nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento”.
O desafio que se coloca agora é o da definição desses sistemas de mensuração, dos indicadores que permitam monitorar os avanços, identificar fraquezas e alavancar os resultados na busca permanente por cidades sustentáveis.
   No Painel serão apresentados dois excelentes exemplos de programas já em andamento. O “Green City Index” (Índice Cidade Verde), desenvolvido pela Unidade de Inteligência do The Economist com parceria e patrocínio da Siemens, e o “Programa Município Verde Azul” da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A audiência poderá conhecer os dois projetos em detalhes, verificar os resultados já obtidos e compreender a contribuição de cada um deles para o desenvolvimento sustentável.
   O Painel se encerrará com um debate entre os participantes, ancorado pelos comentários de um especialista do Banco Mundial, de um jornalista especializado, de um ambientalista e de um representante da Câmara Municipal de São Paulo.


http://www.aeamesp.org.br/biblioteca/stm/18smtf120913pl05t01.pdf

Deixe um comentário