fbpx

No sábado, 5 de novembro, acontecerá um novo Dia Nacional de Coleta de Alimentos. Participe!

No primeiro sábado do próximo mês, 5 de novembro de 2016, em supermercados de cidades da Região Metropolitana de São Paulo e em outras cidades do Estado de São Paulo e de outros Estados, haverá uma nova edição do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Como colaborar. Para participar e colaborar é muito simples: basta doar qualquer tipo de alimento não perecível, que pode ser adquirido nos próprios estabelecimentos integrados à iniciativa. O que for coletado será direcionado a bancos de alimentos de entidades assistenciais. Lista das cidades e supermercados. No website da campanha, na seção Onde Acontece, encontra-se a lista das cidades engajadas e em cada cidade os supermercados participantes.

No ano passado. Realizado em 7 de novembro de 2015, a edição anterior do Dia Nacional da Coleta de Alimentos registrou a arrecadação de 157 toneladas de diferentes tipos de alimentos em 51 cidades do País. De acordo com os organizadores, a campanha chegou então à décima edição, contando com mais de 6 mil voluntários, que passaram o dia em 246 supermercados, pedindo doações. Maiores volumes. As cidades que concentraram o maior número de arrecadações foram São Paulo, com mais de 24 toneladas, Florianópolis, com mais de 10 toneladas, Belo Horizonte, com mais de 8 toneladas, Brasília, com mais de 7 toneladas, e Sorocaba, com quase 7 toneladas.

HISTÓRIA E ESTRUTURA

A ação solidária foi criada pela Companhia das Obras do Brasil, organização de origem italiana que chegou ao Brasil em 1999 e cuja missão é promover e defender a dignidade do indivíduo na sociedade e no ambiente de trabalho, tutelando a criação de obras assistenciais e empresas e privilegiando uma concepção de mercado capaz de compreender e respeitar a pessoa em todos os seus aspectos, dimensões e momentos da vida.

Participantes. Participam empresas e pessoas que apoiam o projeto com aportes financeiros e recursos, para cobrirem despesas com material de comunicação e organização do Dia da Coleta. Voluntários disponibilizam seu tempo, organizam toda a ação e realizam a coleta nos supermercados sob a orientação dos responsáveis do projeto. Supermercados disponibilizam suas lojas com espaço físico e o acesso aos seus clientes no Dia da Coleta. Bancos de Alimentos realizam a estocagem, a distribuição e o acompanhamento das doações dos alimentos às entidades assistidas por eles.

Veja como participar acessando o website da campanha

http://www.cdo.org.br/coletadealimentos/