fbpx

Pedro Machado assume solenemente a presidência, confiante na consolidação e ampliação das ações da AEAMESP

Pedro Machado assina termo de posse durante a solenidade

 

 

Na noite da segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017, na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), aconteceu a posse solene da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), eleitos para o triênio 2017/2019. Em seu pronunciamento, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, expressou confiança na consolidação e ampliação da atuação da Associação e fortalecimento da Semana de Tecnologia Metroferroviária.

No inicio de seu pronunciamento, Pedro Machado explicou que o lema da chapa eleita – o binômio Conexão e Modernidade – embute um propósito: “Estamos em conexão com a história da associação. Não somos um grupo de oposição. Não viemos para romper, mas, sim, para somar, aperfeiçoar e melhorar o muito que já foi realizado”.

Disse também que a nova direção está atenta aos “tremendos desafios” colocados pela realidade atual.  “O Papa Francisco, recentemente, declarou que vivemos não só uma época de mudanças, mas uma mudança de época. E a mudança de época alimenta a decadência moral, não só na política, mas na vida financeira e social”, afirmou, acrescentando que esse estado de coisas afeta a todos, em escala global.  “E o setor metroferroviário, que não está numa redoma, também vive essa crise”.

Pedro Machado prosseguiu, afirmando que a AEAMESP está pronta a oferecer a sua contribuição para o enfrentamento dos desafios que apontou, valendo-se, para tanto, da Modernidade.  “Contamos com a participação de vários jovens e ampliamos a presença das mulheres para ganharmos mais força no diálogo com os diferentes atores nesse cenário de mudanças”.

Pronunciamento de Pedro Machado

Semana de Tecnologia Metroferroviária.  O presidente da AEAMESP dedicou três parágrafos à Semana de Tecnologia Metroferroviária. “Com a Semana de Tecnologia Metroferroviária, somos a única entidade metroferroviária brasileira que mantém um congresso anual com 22 edições consecutivas, ininterruptas. Pretendemos fazer com que esse congresso se consolide mais e mais como um autêntico fórum técnico do setor metroviário e ferroviário, de cargas e de passageiros”.

Disse também: “A reconhecida qualidade da nossa semana de tecnologia metroferroviária pelos que dela participam só tem sido possível graças ao trabalho colaborativo e coordenado de um considerável número profissionais”.

Ele ressaltou ainda a cooperação das organizações participantes da Semana de Tecnologia – entidades associativas, sindicatos, empresas, universidades, órgãos de governo – muitas das quais representadas na solenidade de posse. “Trata-se de uma construção conjunta e seus resultados de êxito devem ser comemorados coletivamente”.

Atuação nacional e congregação. Pedro Machado reiterou que a AEAMESP pretende se firmar como entidade nacional de fato. “E seguir congregando profissionais de metrôs, ferrovias metropolitanas e ferrovias de carga, como tem sido demonstrado no ambiente das últimas edições da semana de tecnologia. Assim, decididamente, a nossa tecnologia – metroviária ou ferroviária – não conhece fronteiras entre carga e passageiros”.

Mais adiante em seu pronunciamento, em reforço ao que acabava de enfatizar, Pedro Machado destacou iniciativas de caráter modernizador, que exemplificam “a natureza dos parceiros aos quais a AEAMESP tem buscado se associar”. Mencionou o ISITEC – instituto superior de inovação e tecnologia, do sindicato dos engenheiros no Estado de São Paulo, que tem o propósito de formar profissionais aptos a atuar num novo contexto de trabalho, e o Projeto Brasil 2022, da Confederação Nacional de Trabalhadores Universitários (CNTU), “é um fórum de diálogo multiprofissional e, mais ainda, multicultural, que busca caminhos para a superação da crise”.

Frente Parlamentar. Pedro Machado mencionou também a Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), instituída na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e coordenada pelo deputado João Caramez. “Essa Frente busca respostas para os problemas do transporte sobre trilhos em nosso estado e, seguramente, contribuirá para que se configurem saídas também para o país como um todo. Tais iniciativas constituem fatos concretos que poderão aportar soluções para a crise, muitas das quais certamente ainda nem somos capazes de imaginar”.

Realidade e ideias. Sublinhando a importância de reconhecer que a realidade é sempre superior às idéias, Pedro Machado deixou para reflexão uma frase do médico e Prêmio Nobel francês Alexis Carrel, feita no início do Século XX, mas extremamente atual: “Pouca observação e muito raciocínio conduzem ao erro. Muita observação, pouco raciocínio conduzem à verdade”.

Agradecimentos, confiança e êxito. No final, Pedro Machado agradeceu ao presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Murilo Celso de Campos Pinheiro o apoio recebido para a realização da solenidade de posse. E concluiu com outros agradecimentos: “Agradeço a todos os amigos que me apóiam nessa empreitada, muitos aqui presentes, mas aos quais não irei nominar, porque sempre se corre o risco de esquecer alguém; à minha família, também presente, e, sobretudo, aos meus colegas da diretoria, em quem confio para uma jornada que certamente será de êxito”.