fbpx

T2 – PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NO METRÔ DE SÃO PAULO Cecilia Elena Fuentes Guedes – Metrô SP

Descrição:

A abordagem de enfrentamento do suicídio tem sido feita com extremo cuidado e seriedade, tratando o problema com informação e engajamento do público interno numa ação integrada com as três famílias operativas: Tráfego, Estação e Segurança.

Para desenvolver a identificação de comportamentos de risco nas estações e a empatia e escuta adequadas para acolher as pessoas e evitar a tentativa do suicídio vem sendo realizada a sensibilização e capacitação dos empregados, iniciada em 2017 e com mais de 735 treinandos até o momento. Além dessa ação capacitação, foi criado um “Hot Site” na intranet da empresa para o público interno que oferece tanto material de apoio para sua atuação, vídeos com experts da área, como dicas de atenção e cuidado com a saúde mental;

Ainda, em parceria com a Escola Superior de Bombeiros do Estado de São Paulo, os empregados operativos estão sendo treinados na Técnica de Abordagem a Tentativas de Suicídio, que trata de um modelo de capacitação voltado para as características e necessidades específicas do transporte sobre trilhos ministrada aos empregados do Metrô pelo alto comando dessa Escola.

O CVV conta com espaço na Estação Sé para a orientação do público. Essa experiência começou com a ação do CVV durante três meses no ano mas, a partir de 2019, ela foi estendida para todos os meses do ano, com frequência semanal, tendo em vista a grande procura por este serviço, dada a carência de iniciativas como esta na sociedade;

O Metrô tem engajamento ativo em campanhas internacionais como o Setembro Amarelo desde 2016, com eventos e apresentações nas estações, postos de orientação em várias estações e iluminação temática em estações e edifícios administrativos.

Declaramos que o presente trabalho é inédito, não tendo sido publicado em livro, revistas especializadas ou na imprensa em geral.

Fernando Serafim

Cecilia Guedes, Chefe do Departamento de Relacionamento com o Usuário Metrô de São Paulo, Mestre em Psicologia Social pela USP e Doutora em Sociologia pela PUC

Eliana Pimentel Colturato, Coordenadoria de Informação e Comunicação com o Usuário – Publicitária formada em Comunicação Social pela Faculdades Integradas Alcântara Machado

Ana Maria Alves Coelho, Analista de desenvolvimento de Gestão

Eliana Ferreira, Auxiliar Administrativo

Artigo

Apresentação

Síntese

Deixe um comentário