fbpx

Workshop de três dias para jornalistas discutiu temas do setor metroferroviário

Jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo, mas, também, especialistas e dirigentes do setor metroferroviário constituíram o público que acompanhou nos dias 6, 11 e 13 de julho de 2017, sempre no período da manhã, no décimo andar do prédio da FIESP/CIESP, na Avenida Paulista, em São Paulo/SP, a realização do Workshop para Jornalistas – Área de Transportes, promovido pela Revista Sobretrilhos, Associação Brasileira da Indústria Ferroviárias (ABIFER) e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), com apoio institucional da AEAMESP, da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTRILHOS) e da Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF), e patrocínio das fabricantes Alstom e Scomi e do consórcio Vem ABC.

Francisco Petrini, Ana Lúcia Lopes e Vicente Abate

Coordenação. A coordenação dos trabalhos esteve a cargo da jornalista Ana Lúcia Lopes, diretora da Revista Sobretilhos. A ABIFER esteve representada no Workshop por seu presidente, Vicente Abate. Do SIMEFRE, participaram o presidente Luiz Antônio Fernandes Martins; o diretor executivo, Francisco Petrini, e o diretor técnico, Paschoal De Mario. O presidente Joubert Flores e a superintendente Roberta Marchesi representaram ANPTrilhos. A AEAMESP contou no primeiro dia do encontro com a participação do conselheiro consultivo, engenheiro Emiliano Affonso.

TRÊS SESSÕES DE APRESENTAÇÕES

A primeira sessão, em 6 de julho, teve as apresentações de do engenheiro e consultor Jorge Secall, sobre logística e mobilidade no País; do também engenheiro e consultor Afonso Arroyo, a respeito dos sistemas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT); do consultor comercial da Alstom, Mauro Yamaoka, sobre o tema da sinalização em sistemas metroferroviários, e, por fim, do diretor comercial da empresa Estação da Luz Participações (EDLP), Roberto Meira, sobre o futuro dos trens intercidades no Brasil.

Exposição de Jorge Secall

A segunda sessão contou inicialmente com uma palestra de Joubert Flores, diretor do MetrôRio, presidente da ANPTrilhos e diretor da AEAMESP no Rio de Janeiro, que discutiu a oportunidade de priorização de investimentos em metrôs nos grandes centros. Em seguida, aconteceu a vibrante palestra de Sérgio Carvalho Júnior, gerente de Relações e Marketing da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sobre a gestão das informações sobre serviços e problemas operacionais da companhia, considerando a abordagem da imprensa, mas também o fenômeno das redes sociais. Paulo Meca, diretor de Engenharia e Construção do Metrô-SP e Karalyn Moreira, diretora comercial da fabricante Scomi apresentaram e discutiram aspectos da implantação e operação de monotrilhos.  O deputado estadual paulista João Caramez fechou a programação do dia com uma exposição sobre a Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM).

Cargas. A terceira sessão, em 13 de julho, foi dedicada ao transporte ferroviário de cargas. A primeira exposição esteve a cargo de Fernando Paes, diretor executivo da ANTF, que falou sobre a estruturação atual e as perspectivas da malha ferroviária brasileira. Rodrigo Faria Cordeiro, gerente de Engenharia de Desenvolvimento da fabricante Greenbrier Maxion destacou a tecnologia aplicada à produção de material ferroviário no Brasil capaz de ampliar a produtividade dos serviços. O engenheiro Jean Pejo, secretário geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), fez uma explanação sobre a importância de futuras ‘short lines’ para o aproveitamento de segmentos da malha ferroviária não utilizados no transporte ferroviário pesado, com possibilidade de dinamização da economia em diversas regiões do país.

Luís Felipe Valerim, diretor do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DEINFRA/FIESP), professor de Direito na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e sócio da VPBG Advogados fez um relato claro e objetivo sobre o processo de concessões ferroviárias no Brasil e o funcionamento das regras para renovação antecipada dessas concessões – um dos principais temas em pauta no país quanto à questão da infraestrutura de transporte. Ao final da exposição, Maciel Paiva, diretor-presidente do consórcio VemABC, responsável pelo monotrilho da Linha 18 – Bronze, que atenderá à região do ABC, integrou-se à mesa para responder a perguntas da platéia, descartando, em uma das respostas, a possibilidade de que o projeto de monotrilho seja substituído por um projeto de BRT.

Representando a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, o arquiteto Renato Viegas fez a palestra de encerramento do encontro.