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EDIÇÃO 493, DE 16 DE MAIO A 10 DE JUNHO DE 2022

28ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA – I

Em 1º de julho serão conhecidos os artigos selecionados para o 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU e para a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. As inscrições se encerraram em 12 de junho

O prazo de inscrição de artigos técnicos para concorrer ao 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU e participar da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP foi encerrado no domingo, 12 de junho de 2022. Essa primeira etapa consistiu na submissão da síntese do artigo técnico, através de um link específico.

As inscrições das sínteses dos artigos técnicos estão passando por uma seleção para produção dos artigos técnicos que concorrerão ao Prêmio de Tecnologia e serão apresentados na Semana de Tecnologia Metroferroviária. No dia 1 de julho será divulgada a lista das sínteses selecionadas e o prazo para a entrega do artigo final é 24 de julho.

Cerimônia de premiação. A cerimônia de premiação do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU será realizada na abertura da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, no dia 13 de setembro.

Os vencedores de cada categoria do Prêmio receberão o valor de R$ 7 mil, troféu e certificado. Os cinco artigos finalistas por categoria receberão troféu e certificado de participação.

O Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), e reconhece os melhores trabalhos técnicos do setor metroferroviários brasileiro.

As inscrições de trabalhos técnicos têm coordenação da AEAMESP, que recebe as inscrições dos artigos para concorrer ao Prêmio e serem apresentados na Semana de Tecnologia Metroferroviária.

PARTICIPAÇÃO

Os artigos técnicos que pretendem participar tanto da 28ª Semana de Tecnologia quanto concorrer ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU devem ser inscritos em uma das três categorias:

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

28ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA – II

Em 10 de junho, houve o lançamento online da  28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Na sexta-feira, dia 10 de junho de 2022, a AEAMESP lançou oficialmente, em um evento online, pela plataforma Microsoft Teams, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), que acontecerá de 13 a 16 de setembro de 2022 e terá como tema 200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil.

O evento virtual foi conduzido pela presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, e teve uma exposição do Diretor de Engenharia e Planejamento da Companhia do Metropolitano de São Paulo, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca.

Paulo Sérgio Meca e Silvia Cristina Silva

Agência All Moving faz a comercialização do evento

A jornalista Ana Lúcia Lopes, diretora da  agência All Moving, responsável pela comercialização dos patrocínios da 28ª Semana de Tecnologia fez a  a apresentação do ‘midia kit’ do encontro, que pode ser baixado aqui.

Reconhecido como um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) terá caráter híbrido. No Instituto de Engenharia de São Paulo haverá atividades presenciais, como apresentação de trabalhos técnicos, painéis temáticos, seminários, workshops e estandes,  mas também será possível acompanhar o encontro  virtualmente.

Ana Lúcia Lopes

HISTÓRIA METROFERROVIÁRIA

CPTM, 30 anos

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM completou 30 anos no sábado, 28 de maio de 2022, e comemorou a data com um buzinaço de todas as suas composições exatamente ao meio dia.  Nas redes sociais, a AEAMESP parabenizou a companhia pela data.  

O surgimento da CPTM em 1992 consolidou a unificação das ferrovias que transportavam passageiros na Região Metropolitana de São Paulo. Essas ferrovias haviam sido criadas a partir da metade final do Século 19, no Segundo Império e na Primeira República.

Na segunda metade do Século 20 elas foram reunidas em empresas estatais: a Ferrovias Paulistas S/A (estadual) e a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e, mais tarde a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estas duas, federais.

No final de 2021, a rede da companhia era composta de 273 km de trilhos, sete linhas e 96 estações operacionais, atendendo a 23 municípios. Em janeiro  de 2022, a Linha 8 — Diamante e a Linha 9 — Esmeralda passaram a ser operadas por um consórcio privado, e a CPTM passou a ter a seguinte configuração: 196 km de linhas e 57 estações operacionais, com atendimento a 18 municípios.

CRESCIMENTO DO NÚMERO DE PASSAGEIROS 

Nos últimos 25 anos, os investimentos feitos na CPTM permitiram que a companhia mais que triplicasse o número de passageiros transportados, além de oferecer maior qualidade e segurança nas viagens.

Segundo levantamento apresentado pela publicação Sistemas Metroferroviários em Operação no Brasil, editado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) –  no ano de 1996, a CPTM transportou 250,92 milhões de passageiros.

No período de 2007 até 2013, de acordo com levantamento do Anuário Metroferroviário – publicação da OTM Editora, que contou em sua fase de implantação com a cooperação da AEAMESP – a escalada do número de passageiros transportados foi surpreendente: 465,6 milhões (2007), 541 milhões (2008), 586,2 milhões (2009), 642 milhões (2010), 700,2 milhões (2011), 764 milhões (2012), 795,3 milhões (2013).

Segundo informações constantes dos relatórios de administração da CPTM, em 2016 a companhia transportou 819,5 milhões de passageiros e em 2019, chegou a 867,7 milhões. Nos dois primeiros anos da pandemia, a produção caiu: foram 504,6 milhões de passageiros em 2020, e 533,8 milhões de passageiros em 2021.

Veja matéria no portal da CPTM sobre os 30 anos dessa companhia

Um vídeo de agradecimento

Lançamento do Caderno Smart Stations in Smart Cities sobre a 1ª Semana de Inovação e Hackathon da CPTM fez parte das comemorações dos 30 anos

Como parte das comemorações de seus 30 anos, a CPTM lançou o Caderno Smart Stations in Smart Cities que reúne todas as inciativas e informações resultados da 1ª Semana de Inovação e Hackathon, organizada pelo Comitê de Inovação da companhia em 2021.

Compromisso. Com quase 80 páginas, o documento representa o compromisso da companhia em contribuir com a mobilidade das regiões em que atua e o empenho em fomentar um ambiente inovador, estabelecendo conexão com as diversas entidades da sociedade, para desenvolver soluções e iniciativas que ajudem a melhorar a vida cotidiana de quem utiliza serviço de transporte sobre trilhos.

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SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS

Dois outros sistemas aniversariaram recentemente

Dois outros sistemas de transporte urbano sobre trilhos aniversariaram recentemente e foram homenageados pela AEAMESP nas redes sociais.

INTERNACIONAL

AEAMESP apoia segunda edição do Fórum Virtual do Metrô

Nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2022 será realizado o segundo Fórum Virtual do Metrô, com apresentação de projetos de metrô e informações sobre desenvolvimento, operação e financiamento, além de contato com tomadores de decisão sobre possibilidades de cooperação de curto e longo prazo. Neste evento serão discutidas informações em primeira mão sobre o setor metroviário, projetos prioritários, parceria público-privada, financiamento e oportunidades de investimento.

Haverá apresentações em primeira mão e reuniões individuais fornecerão insights exclusivos sobre as tendências atuais e oportunidades de negócios concretas no setor metropolitano.

DESCONTO PARA MEMBROS DA AEAMESP

Os membros da AEAMESP terão 10% de desconto, para receber esta oferta escreva um email para events@rdnglobal.com

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – I

Roberta Marchesi, ANPTrilhos

Janaina Schoenmaker, Metrô de São Paulo

Roberta Marchesi e Janaina Schoenmaker, duas brasileiras entre as mulheres de destaque do setor ferroviário mundial

A Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi, e a Gerente Jurídica, Metrô de São Paulo, Janaina Schoenmaker são as duas brasileiras que figuram entre as mulheres de destaque do setor ferroviário em nível mundial segundo informou em 1 de junho de 2022 a publicação inglesa International Railway Journal (IRJ) ao anunciar as vencedoras do IRJ Women in Rail Awards 2022.

OUTRAS PROFISSIONAIS RECONHECIDAS

A relação de agraciadas inclui ainda: Annie Adams, Vice-Presidente Executiva e Diretora de Transformação, Norfolk Southern, Estados Unidos; Anneri Robinson, Líder de Operações e Sistemas Ferroviários e de Trânsito, Hatch Africa, África do Sul; Candis Rhodes, Gerente de Sustentabilidade, Estratégia Ferroviária, Rio Tinto Iron Ore, Austrália; Debbie Schrampfer, Assistente, Vice-Presidente e Diretora de Diversidade, Union Pacific, Estados Unidos; Heather Waugh, Motorista, Freightliner, Grã-Bretanha; María Luisa Domínguez, Presidente, ADIF, Espanha; Natasha Zulkifli, Diretora de Partes Interessadas, YTL Construction, Malásia; Priannka Kumar, Engenheira-Chefe, Aurecon, Austrália; Rabaa De Laforcade, Diretora de Operações, Colas Rail Egypt, Egito, e Rosalina Reyes, Treinadora de Motoristas, Haramain High-Speed Railway, Arábia Saudita.

DEZ PÁGINAS SOBRE O PRÊMIO

A  revista International Railway Journal (IRJ) dedicou dez páginas ao prêmio, destacando e entrevistando cada uma das vencedoras. Para acessar um arquivo PDF com um excerto dessas páginas, basta clicar sobre a imagem.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – II

Contribuição do Metrô de São Paulo para o Desenvolvimento Sustentável é reconhecida pela UIC

 

Neste mês de junho, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a contribuição do Metrô para o desenvolvimento sustentável e a qualidade do meio ambiente em São Paulo foi reconhecida pela União Internacional de Ferrovias — UIC.

A UIC (sigla em francês), entidade que está comemorando 100 anos de existência  e congrega empresas do setor metroferroviário do mundo todo, realizou neste dia 1° de junho em Berlim, Alemanha, a comemoração do seu 1° Prêmio Internacional de Sustentabilidade Ferroviária.

Na premiação foram reconhecidas as contribuições de destaque de empresas metroferroviárias de todo o mundo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações. Divididos em oito categorias, foram reconhecidos três projetos em cada uma delas. O Metrô de São Paulo foi indicado no projeto da Linha 16-Violeta, na categoria “Melhor uso de tecnologia de baixo carbono” e no projeto do Comitê  de Gerenciamento de Energia, na categoria “Melhor adaptação e resiliência às Mudanças Climáticas”.

Esse reconhecimento internacional vem para confirmar a enorme contribuição do Metrô para a qualidade de vida, para a redução da poluição e para o aumento da eficiência energética na mobilidade da região metropolitana de São Paulo, todos fatores essenciais para a qualidade de vida da população. Sem falar na redução dos tempos de viagem que o Metrô proporciona, fazendo que as pessoas tenham mais tempo para ficar com suas famílias ou realizar outras atividades.

O texto acima é de autoria do arquiteto Luiz Antônio Cortez Ferreira, Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo, um especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade, associado, que já exerceu os cargos de vice-presidente e diretor da AEAMESP.

 

DESTAQUE NA IMPRENSA

O portal MetroCPTM trouxe no dia 7 de junho de 2022 a matéria assinada por Jean Carlo, intitulada Projeto da Linha 16-Violeta ganha notoriedade internacional por avanços tecnológicos, a qual pode ser vista aqui.

VISÃO DO PRÊMIO E OS VENCEDORES

Uma visão geral do Prêmio Internacional de Sustentabilidade Ferroviária, incluindo o quadro de vencedores podem obtida através de uma publicação digital em inglês, disponível aqui.

INFORMAÇÃO

O choque aconteceu entre as estações Pirajá e Bom Juá, em um dos extremos da Linha 1 (indicação com círculo amarelo)

Equipe trabalhou intensamente para normalizar Linha 1 do Sistema de Metrô de Salvador e Lauro de Freitas depois de incidente em 31 de maio em Pirajá

Uma equipe com cerca de 150 profissionais da  CCR Metrô Bahia trabalhou intensamente no último dia de maio e primeiros dias de junho de 2022 com o objetivo de  normalizar a circulação da Linha 1 do sistema de metrô de Salvador e Lauro de Freitas.

Na manhã da terça-feira,  31 de maio, quando se realizava a inserção de um novo trem na linha – uma operação corriqueira –, uma falha do rebocador fez com que essa composição se deslocasse mais rápido do que o previsto e entrasse na via de serviço, encostando no último carro de um trem que transitava. Com o choque, parte de uma das composições descarrilou.

O portal da CCR Metro Bahia informava sobre o desenvolvimento das obras necessárias para a normalização das operações nas estações Pirajá e Bom Juá. 

Para mitigar os transtornos ocasionados pelo acidente, foi  acionado o Plano de Apoio entre Empresas em Situações de Emergência (PAESE), com 30 ônibus e uma linha especial entre as estações Pirajá e Retiro.

TECNOLOGIA

Marcopolo Rail assinou contrato com consórcio AeroGru para implantar ‘people mover’ no Aeroporto de Internacional de Guarulhos

Em 23 de maio de 2022, a Marcopolo Rail assinou contrato com consórcio AeroGru  (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA) para produção de composições do People Mover do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

O contrato prevê o fornecimento de três veículos Marcopolo Auster A-200, compostos por dois carros articulados, com capacidade de 200 passageiros e funcionamento autônomo (driveless). A fabricação dos modelos ocorrerá até julho de 2023. Os veículos passarão por modernização das linhas externas, bem como novos acabamentos e layouts adequados à operação. O sistema deverá iniciar operação nos primeiros meses de 2024,

SEGURANÇA NOS TRILHOS

Equipe responsável pelo projeto

Ramal Cabo da Linha Diesel do Metrô do Recife já é monitorado através do sistema de câmeras de CFTV

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que  o Ramal Cabo da Linha Diesel do Metrô do Recife já é monitorado através do sistema de câmeras de CFTV. Trata-se de uma iniciativa da Gerência Operacional de Segurança Empresarial, com o apoio da empresa contratada Avantia.

Além do Centro de Controle e Monitoramento – CCM, que passará a ter uma resposta mais rápida para as questões de ocorrências de segurança pública, o console da Linha Diesel do Centro de Controle Operacional – CCO também já possui acesso às imagens e pode agora ter a visualização em tempo real de localização das unidades de VLT  (Veículo Leve sobre Trilhos) em operação.

As estações contempladas com a instalação do sistema foram Ângelo de Souza, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos; Santo Inácio e Cabo. A companhia garante que os principais beneficiados com a implantação do sistema de câmera são os usuários, que passaram a contar com um monitoramento maior dos casos de segurança. O sistema antigo já muito obsoleto, não era mais capaz de reter as imagens dos eventos.

ARTE NO METRÔ

Estações Central e Guará do Metrô-DF recebem a exposição Metamundus, com 33 obras do artista goiano-brasiliense Lemuel Gandara

Lemuel Gandara

Até o dia 1 de julho de 2022, as estações Central e Guará do Metrô-DF estão recebendo a exposição individual do artista goiano-brasiliense Lemuel Gandara, intitulada Metamundus.

A exposição conta com 33 obras do artista selecionadas pelo curador Augusto Niemar – poeta e professor de literatura da Universidade de Brasília.

A proposta consiste em uma experiência que atravesse os espaços físicos em que as obras ficarão instaladas e também a arena do digital, onde os usuários do Metrô-DF vão poder interagir por meio do metaverso.

A divulgação da exposição destaca: “Em decorrência do caráter itinerário intuído desde o princípio de todo o processo, a exposição contará com dois momentos principais: um primeiro, que se estenderá até o dia 16 de junho, realizado na Estação Central, e um segundo, a partir do dia 17 de junho, que se concentrará na Estação Guará”.

E acrescenta:  “A ideia motriz da exposição consiste em uma apreciação dúbia das obras, pois, disponibilizadas nas estações do metrô, colocam-se a serviço de um portal para o universo labiríntico do metaverso”. 

VEJA UM DOS VÍDEOS DA EXPOSIÇÃO

COMUNICAÇÃO

 BOLETIM AEAMESP COMPLETA 15 ANOS

Na última semana de maio de 2022, o  BOLETIM AEAMESP completou quinze anos. Sua primeira edição foi publicada na semana de 25 a 31 de maio de 2007. Com esta, são 493 edições. Clique aqui  para consultar toda a coleção a partir da edição número 51, correspondente ao período de 18  a 24 de outubro de 2010.

A NOTÍCIA INAUGURAL DO BOLETIM

A primeira notícia da edição mostrava que o então presidente da AEAMESP, engenheiro Manoel da Silva Ferreira Filho, e o então vice-presidente, arquiteto Luiz Antônio Cortez Ferreira, fariam para alunos das Faculdades Integradas Rio Branco, no bairro da Lapa, em São Paulo, uma palestra sobre a futura Linha 6 – Laranja, do Metrô-SP, que agora está se tornando uma realidade. A atuação da AEAMESP foi importante no apoio às comunidades daquela região paulistana em sua reivindicação de uma linha de metrô.

FINANCIAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO

Outra notícia mostrava que uma audiência pública na Câmara Federal debateria barateamento das tarifas do transporte público urbano. Este é um tema que ainda não foi resolvido, embora, atualmente, tramite no Senado um projeto de lei propondo o marco regulatório do transporte público, com a previsão de alternativas para financiamentos do custeio e de investimentos referentes ao transporte público urbano, incluindo os sistemas sobre trilhos.

OUTROS TEMAS DA PRIMEIRA EDIÇÃO

Em 2007, a primeira edição do Boletim AEAMESP anunciou a realização da Semana Metrô do Meio Ambiente, mostrou  que candidatos apoiados pela AEAMESP haviam sido eleitos e tomado posse no Conselho da Metrus, e divulgou que  a nossa Associação havia participado de atividade visando ao estreitamento de relações com o Instituto de Engenharia.

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