fbpx

AEAMESP 30 Anos

Celebração dos 30 anos da AEAMESP

Luiz Felipe, Manoel, Emiliano, Pedro, Silvia Cristina e Baião

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, originalmente denominada “Associação de Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo”, completou 30 anos de atividade em 14 de setembro de 2020.

Nesse período, em razão de suas ações propositivas e do caráter colaborativo de associados e parceiros, conseguiu se fixar entre as principais entidades de envergadura nacional dedicadas à defesa, ao fortalecimento e desenvolvimento do setor metroferroviário no país.

O dia 14 de setembro de 1990 foi escolhido para a realização da assembleia de fundação da AEAMESP para homenagear a data de entrada em operação o primeiro trecho do Metrô SP (e o primeiro trecho de um metrô no Brasil), entre Jabaquara e Vila Mariana, no ano de 1974.

No último dia da 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, uma sessão especial comemorou os 30 anos da Associação. A atual presidente da entidade, Silvia Cristina Silva, se juntou a cinco presidentes de gestões anteriores para relembrar alguns acontecimentos importantes das últimas décadas.

Participaram Luiz Felipe Pacheco Araújo (Gestão 1992/1994), Emiliano Affonso (Gestões 2000/2002, 2002/2004 e 2014/2016) Manoel da Silva Ferreira Filho (Gestões 2004/2006 e 2007/2008), José Geraldo Baião (Gestões 2009/2010 e 2011/2013) e Pedro Machado (Gestão 2017/2019). Não puderam comparecer José Ricardo Fazzole Ferreira (Gestão 1990/1992) e Luiz Carlos de Alcântara (Gestões 1996/1998 e 1998/2000).

Laerte Mathias

Todos lembraram a importância para criação e consolidação da AEAMESP do trabalho, do empenho e do ânimo do presidente na Gestão 1994/1996, engenheiro Laerte Conceição Mathias de Oliveira, falecido em 2013. Ele é unanimemente considerado o grande idealizador da Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Durante a sua fala, Luiz Felipe Pacheco Araújo destacou que, desde o começo, acreditava que a AEAMESP tinha potencial para crescer e lembrou o trabalho realizado por José Ricardo Fazzole Ferreira, primeiro presidente da associação, que não pôde estar presente. “Todos que já passaram pela AEAMESP dedicaram um pedacinho da sua vida para construir essa história. Por isso, estou muito feliz de estar aqui, nesta sessão comemorativa”, disse.

Em seguida, manifestou-se Emiliano Affonso, que dirigiu a entidade por três gestões: “Eu recordo de como a associação cresceu ao longo dos anos. Na minha primeira gestão, trabalhamos fortemente para que o setor metroferroviário voltasse a crescer e, até hoje, brigamos por uma boa mobilidade e pelo desenvolvimento do país, apoiado no transporte sobre trilhos”.

Manoel da Silva Ferreira Filho, por sua vez, mencionou que teve o privilégio de coordenar a primeira Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 1995, no Instituto de Engenharia. “Foi um início virtuoso, que vemos consolidado hoje na vigésima sexta edição do evento”, comemorou.

Na sequência, José Geraldo Baião afirmou que, desde o primeiro dia de existência, a AEAMESP praticou o “kaizen”, palavra de origem japonesa que significa “melhoria contínua”.

Já Pedro Machado aproveitou o momento para ressaltar que, ao final da sua gestão, que se encerrou em 2019, 25% do quadro associativo da entidade era formado por profissionais que não pertenciam ao Metrô SP. “Essa diversificação é fruto de uma ação que começou lá atrás e que vem nos tornando cada vez mais representativos e possibilitado uma interação grande com todos”.

Quem encerrou a sessão foi a atual presidente da AEAMESP, Silvia Cristina Silva. Emocionada, ela afirmou que a força faz parte do DNA da associação e que prova disso é o sucesso da realização online da 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. “Sinto-me honrada por participar desta história e lembrar tudo o que já fizemos. Nós seguimos porque os trilhos nos acompanham e nós acompanhamos os trilhos”, finalizou.

Veja a gravação da sessão

Deixe um comentário