fbpx

AEAMESP homenageia Malu Belloque

As imagens de Malú Belloque são reproduções

 

AEAMESP homenageia Malu Belloque

Em 29 de novembro de 2016, aos 70 anos, morreu a educadora Maria Luiza Locatelli Garcia Belloque. Na vida profissional  madura, foi a inspiradora, a formuladora e a alma entusiasta por trás da criação do Universidade Corporativa do Metrô-SP (UNIMETRO), que dirigiu por vários anos a partir de 1999.  Na juventude, ela havia sido a militante política de esquerda, aprisionada duas vezes pelas forças do regime militar e torturada, como muitos naqueles tempos sombrios. Ao longo de toda a vida, foi a companheira, admirada pela capacidade de trabalhar com as ideias do futuro e criar, e amada pela amizade e lealdade que sempre soube cultivar. Um pouco desses elementos estão retratados em dois textos que apresentamos a seguir.

UNIMETRO – UM PROJETO DE SUCESSO

A Unimetro – Universidade Corporativa do Metrô SP nasceu como um projeto inovador “Projeto Unimetro”em 1999, criado e formulado por Maria Luiza L. Garcia Belloque.

belloque-3aVisionária e persistente empreendeu esforços buscando rumos para fomentar a educação continuada no Metrô, num cenário que apontava novas necessidades de capacitação em educação tecnológica,  especializações e formações específicas.

belloque-6aManteve com maestria a direção e o foco do seu projeto que visava a implementação de soluçõesmais aderentes e sintonizadas aos objetivos da empresa.

Respondendo a um cenário que apontava para a velocidade das mudanças  preocupação era “aprender a aprender”, “aprender mais e mais rápido” e isso exigia mais do que conhecimento e informação, exigia interação, troca, compartilhamento.

Era o mundo da conectividade dando seus primeiros sinais.

Foi com estas premissas que a Unimetro no ano de 2000 entra no organograma empresa como uma assessoria vinculada à GRH – Gerência de Recursos Humanos e logo em seguida em 2001 constitui um departamento.

belloque-4aSempre próxima de parceiros com a mesma marca de excelência do Metrô,a Unimetro participou com a Fundação Paula Souza da criação do primeiro Curso Técnico em Transportes sobre Trilhos.

Outras importantes parcerias foram efetivadas logo na primeira fase da Unimetro, entre elas, a FIA – Fundação Instituto de Administração,POLI – Escola Politécnica da USP, Mackenzie , FAU/USP, FEI para citar algumas delas.

“Acreditamos que o ‘custo do não fazer’será maior que os possíveis erros de percurso”, dizia ela…

Honra e respeito à Maria Luiza L. Garcia Belloquefundadorada Unimetro que permanecerá amalgamada ao DNA desta Universidade Corporativa da Companhia do Metrô.

(Texto de  Elisabeth Gomes Martin, especialista da Unimetro que acompanhou a trajetória de Maria Luiza desde o seu início)

trilhosesolrafael-ajustado

DEDICADO A LÚ BELLOQUE

Lú Belloque: alma aberta, sorriso sempre presente e uma lutadora (daquelas imprescindíveis). Lutou nos anos de chumbo, pela democracia, lutou pelo Metrô e fundou a UNIMETRO.

Foi chamada para algures já que terminou sua missão no planeta Terra. Estará repassando conhecimentos em algum asteroide?

Enfim, não a esqueceremos, já que foi uma personagem onipresente na nossa vida de metroviário e até transcendendo essa esfera.

Estará conosco, sempre presente…

Desta forma, e para terminar essa singela dedicatória, aproveitamos um repente, e homenagem, do poeta Carlos Drummond de Andrade ao também poeta Manuel Bandeira.

Quando soube da morte do amigo, muito emocionado, disse ( “A Manuel Bandeira ausente” ):

“ANUNCIARAM-ME QUE VOCÊ SE FOI…

MEUS OLHOS E MEUS OUVIDOS,

TESTEMUNHAM ISTO…

MAS A ALMA PROFUNDA, NÃO!

ASSIM NÃO SINTO, AGORA, A SUA FALTA.”

Estaremos sempre com você querida Lú, na nossa “alma profunda”…

(Texto de  Nestor Soares Tupinambá)