fbpx

AEAMESP representada nas atividades iniciais da 22ª NT Expo — Negócios nos Trilhos e da Intermodal South America 2022

Em foto com personalidades do setor, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, tendo ao seu lado esquerdo o secretário da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira, e, do lado direito, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), engenheiro Vicente Abate.

A AEAMESP esteve representada por sua presidente, engenheira Sílvia Cristina Silva, nas atividades de abertura da 22ª NT Expo — Negócios nos Trilhos, encontro do setor ferroviário de cargas e passageiros da América Latina, que contou com exposição e seminário destacando a retomada do setor.

22ª NT Expo — Negócios nos Trilhos aconteceu no São Paulo Expo, na capital paulista, de 15 a 17 de março de 2022, paralelamente à Intermodal South America 2022, encontro de logística, intralogística e transporte de cargas.  Os eventos tiveram caráter híbrido, combinando os formatos presencial e digital.

Integraram-se à programação a XXV Conferência Nacional de Logística, realizada pela Associação Brasileira de Logística (ABRALOG), que trouxe debates a respeito de como a Logística 4.0 impacta o presente do setor e como irá moldar o futuro dessa atividade, e o Pro Trilhos, evento organizado pelo Ministério da Infraestrutura, mostrando as novidades institucionais e regulatórias referentes às mudanças vivida pelo setor ferroviário.

VISÃO DO MINISTRO

Tarcísio de Freitas. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Em conferência no dia da abertura dos encontros, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o Brasil será cada vez mais “um país multimodal, eficiente do ponto de vista logístico”.  Ele ressaltou que a iniciativa pública voltada para o fomento do modal ferroviário nos últimos anos, aliada à ousadia do setor privado que atua no setor, foram fundamentais para que projeções positivas desenhem um futuro promissor. “Hoje nós temos, no país, uma coluna vertebral ferroviária ligando o Norte ao Sul, do Porto de Itaqui (MA) ao Porto de Santos (SP) e, em breve, um tronco Oeste-Leste com a Fiol. É o renascimento das ferrovias”, salientou.

O ministro reforçou que a perspectiva é de que a participação do modal ferroviário na matriz nacional saia dos 20% atuais para 40% até 2035. “A projeção é resultado de investimentos no setor, que vai terminar o ano com mais de R$ 1 trilhão em obras contratadas. Isso vai representar diminuição nos gastos com fretes e, consequentemente, menor Custo Brasil. Vai gerar ainda um processo em cadeia, com a retomada da indústria nacional e a geração de empregos”, completou.

28ª SEMANA DE TECNOLOGIA

Silvia Cristina Silva

Ao deixar o ambiente da 22ª NT Expo — Negócios nos Trilhos e da Intermodal South America 2022, a presidente Sílvia Cristina Silva afirmou que a AEAMESP tem estado atenta ao desenvolvimento do setor metroferroviário do país em todas as suas vertentes.

Ela informou que a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, programada para o período de 13 a 16 de setembro de 2022, em formato híbrido — com sessões presenciais e virtuais — novamente terá conteúdos que abrangem o transporte urbano e metropolitano sobre trilhos, o debate sobre as perspectivas de retomada do transporte ferroviário de passageiros em longas distâncias, e sobre o transporte ferroviário de cargas.

Sílvia assinalou: “O momento do transporte de cargas é especialmente auspicioso, posto que, ao lado dos processos de antecipação da renovação das concessões ferroviárias, que se encerrariam nesta década, e de novas concessões no setor, estamos agora diante da possibilidade da efetivação de autorizações ferroviárias, com dezenas de contratos já assinados”.

Deixe um comentário