fbpx

Agência norte-americana para comércio e desenvolvimento abre chamada para estudos metroferroviários no Brasil

A Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) divulgou em 22 de abril de 2021 a abertura da chamada pública internacional para a realização de dois estudos distintos referentes ao setor metroferroviário brasileiro. A informação foi divulgada pela Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Um dos estudos diz respeito à eficiência energética; para este, as propostas devem ser enviadas até 18 de junho de 2021. Clique aqui para conhecer os documentos.

O outro estudo se refere a gestão de ativos. Neste caso,  as propostas devem ser encaminhadas até 2 de julho de 2021. Clique aqui para conhecer os documentos.

Joubert Flores, presidente do Conselho da ANPTrilhos, informa que essas iniciativas fazem parte da subvenção de 1,58 milhão de dólares, equivalente a mais de R$ 9 milhões, fruto de um acordo de cooperação assinado entre a USTDA e a ANPTrilhos para a realização dos estudos que tenham como objetivo colaborar com o aprimoramento da gestão das redes metroferroviárias em todo o Brasil.

A previsão é de que os estudos sejam realizados em um ano e envolvam especialistas dos operadores brasileiros, que participarão, em conjunto com a ANPTrilhos, do monitoramento da execução de todas as atividades que serão realizadas e aprovação dos produtos a serem entregues pelas empresas contratadas.

Joubert conclui: “O transporte público de passageiros está passando por uma grave crise em todo o mundo. Nossa cooperação com a USTDA buscará melhorar a eficiência e reduzir os custos relacionados a gestão de ativos e energia, preparando os sistemas ferroviários de passageiros do Brasil para uma recuperação mais rápida após a pandemia da Covid-19”.

Deixe um comentário