fbpx

AMPLA PROGRAMAÇÃO COM CONFERÊNCIAS, PAINÉIS E SALAS TÉCNICAS

Nos outros três dias do encontro será desenvolvida uma ampla programação com conferências, painéis e salas técnicas. As sessões abordarão temas de relevância para o desenvolvimento do transporte de passageiros e de carga sobre trilhos.

Terça-feira, 12 de setembro – No segundo dia dos trabalhos, uma sessão internacional tratará do tema O futuro do transporte sobre trilhos na era multimodal.

Outros assuntos em foco serão: Autoridade MetropolitanaMetodologia BIM (Building Information Modeling)ObrasPlanejamento de Longo Prazo (futuras Linhas 19 e 20 do Metrô de São Paulo), Receitas não tarifáriasMobilidade ativa e segurança viária na inserção urbana dos trilhos.

Serão desenvolvidas duas sessões sobre comissões da ABNT: a CEE-268 – Comissão de Estudo Especial de Cidades e Comunidades Sustentáveis, e a CE-002: 133.017 – Comissão
de Estudo de Serviços Topográficos.

Quarta-feira, 13 de setembro – Acontecerão nessa data dois seminários. Para a parte da manhã, está programado o IV Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processo Ferroviários, com os temas: 1) Identificação de RCFs (Rolling Contact Fatigue) através de visão computadorizada, 2)Esmerilhamento de trilhos na Estrada de Ferro Carajás, 3) Inspeção de sapata de freio, 4) Monitoramento de ativos em tempo real: equipamentos fixos e material rodante, 5) Sistema de otimização de desenho, 6) Análise de combinação paramétrica de geometria e componentes da via permanente para manutenção, 7) Aplicação de Manufatura Aditiva na Ferrovia, e 8) Ferrovia do futuro.

Para a parte da tarde está previsto o VII Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, com uma primeira sessão sobre Desafios para aumentar a participação da ferrovia na matriz de transporte de carga nacional. Temas: 1) Nova Ferroeste, Malha Oeste, Ferrogrão… o que está pegando?; 2) Superposições tributárias que oneram a intermodalidade e o transporte de contêineres. A Reforma tributária vai ajudar a resolver?; 3) A renovação da concessão da FCA e seu plano de investimentos; 4) Realidade das ferrovias autorizadas – casos em implantação.

A segunda sessão tem como tema Projetos em implantação para ampliar o transporte ferroviário de carga, focalizando: 1) Os empreendimentos ferroviários do novo PAC; 2) Ações da MRS para aumentar o transporte de carga geral em sua ferrovia; 3) Aumento de capacidade da malha ferroviária interna do Porto de Santos; 4) Investimentos para implantação da FIOL I; 5) Expansão da Malha Norte para a região de Lucas do Rio Verde.

Ainda nesse dia haverá painéis sobre os temas Turismo e Memória Metroferroviários, CPTM – A evolução tecnológica e gerencial dos centros de controle, e sobre a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA.

Quinta-feira, 14 de setembro. Para o último dia do encontro, estão programados painéis sobre os temas: Contratos de gestão, no período matutino, e, à tarde, dois painéis, sendo um sobre Trens de Alta Velocidade e Intercidades e outro a cargo da International Monorail Association. Haverá ainda uma sessão da Unimetro – Universidade Corporativa do Metrô de São Paulo.

Na parte final da tarde serão desenvolvidas palestras da Secretaria de Parcerias e  Investimentos (SPI) e da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), ambas do Governo do Estado de São Paulo, e a solenidade de encerramento.

Deixe um comentário