fbpx

ANPTrilhos e CBTU realizam cerimônia do 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários

Os vencedores de finalistas do 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU participaram da cerimônia de premiação, em São Paulo

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), realizaram nesta 3ª feira (03/09) a cerimônia de premiação do 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, na abertura da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, em São Paulo.

A vencedora da categoria 1 foi Melissa Belato Fortes, do Metrô de São Paulo, com o artigo técnico “Implantação e gerenciamento dos processos de pequenos reparos (zeladoria) no Metrô de São Paulo”. “Esse artigo tem um objetivo único de melhorar a mobilidade das pessoas e de oferecer um transporte melhor, em instalações melhores. Esse prêmio é muito gratificante. É o resultado de um trabalho em equipe muito bom, interdisciplinar, com várias gerências envolvidas, então, é motivador e muito gratificante receber esse Prêmio”, enfatizou a vencedora.

Na categoria 2 o vencedor foi Conrado Blanco de Souza, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com o artigo “Gestão de processos de inundação, enchente e movimentação de solo na ferrovia”. “É uma honra participar da premiação e vencer na nossa categoria. É motivo de muito orgulho para nossa equipe. Esse trabalho foi feito com participação de duas gerências. É uma busca para desenvolvermos o conceito de sustentabilidade na área de transporte, focado na resolução dos nossos passivos ambientais, mas também destacando o serviço fundamental da CPTM que é o transporte de pessoas. É um artigo que trata justamente de interferências ambientais associadas as circulações dos trens e eu acredito que tem grande aplicabilidade dentro da empresa. Essa premiação motiva muita a gente para buscar apoio dentro da empresa e buscar implementar esse sistema”, destacou Blanco.

Já na categoria 3 o vencedor foi Arnold Freedy Steiner, do Metrô de São Paulo, com o artigo técnico “Estudo de caso da transferência de carga aplicada na interface das estruturas de ligação da Estação Congonhas da Linha 17 – Ouro com o Aeroporto de Congonhas”. “A importância do incentivo com prêmios como esse é dar campo aos profissionais da área, em especial aos que estão ingressando, para trazer suas contribuições e esforços para ir amadurecendo e renovando o setor de transportes. Ao mesmo tempo, motiva os profissionais a se empenharem com satisfação em fazer cada vez melhor o seu trabalho para a sociedade, em especial mitigando impactos negativos, em cada caso e condição, de maneira profissional e humana, mesmo nas contingências mais inesperadas”, enfatizou Steiner.

O Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores; o Superintendente Regional de Trens Urbanos da CBTU de Belo Horizonte, Miguel da Silva Marques; e o Presidente da AEAMESP, Pedro Machado, entregaram as premiações aos vencedores e finalistas.

“A cada ano nós recebemos um número maior de inscritos para o Prêmio e percebemos que os técnicos do setor estão cada mais envolvidos, com trabalhos de grande qualidade e aplicabilidade comprovada nas empresas. O nosso setor está abrindo cada vez mais espaço para a inovação e esse é o objetivo do Prêmio: incentivar a inovação e a produção técnica”, destacou o Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores durante a cerimônia.

O Presidente da AEAMESP também destacou o incentivo à inovação em seu discurso: “Investir em inovação é uma forma de valorização”. Enquanto o Superintendente da CBTU, Miguel da Silva Marques, ressaltou que “o Prêmio de Tecnologia vai de encontro à valorização dos colaboradores e que isso é essencial”.

Os vencedores do 6º Prêmio de Tecnologia são Melissa Belato Fortes (categoria 1), Conrado Blanco de Souza (categoria 2) e Arnold Freedy Steiner (categoria 3)

Conheça os artigos finalistas, por categoria:

 

Nome do Artigo

Autores

Finalistas Categoria 1

Implantação e gerenciamento dos processos de pequenos reparos (zeladoria) no Metrô de São Paulo

Melissa Belato Fortes; Lígia Catarina Fischer

Planilha de cálculo tarifário: modelo para uma empresa pública do Setor Metroferroviário

Frank Alves Ferreira; Maria Cecilia da Silva Brum; Francisco Schreinert

Proposta de implantação de via férrea na faixa de domínio FCA p/ transporte de passageiros entre BH e Sete Lagoas

Ygor Gabriel Martins Silva; Marcela Bruna Braga Guerra Franca; Geraldo Magela Perdigão Diz Ramos; Barbara Camaraty Reis

Perspectiva para o transporte ferroviário de cargas: análise da renovação antecipada das concessões

Marina Donato; Fábio Santos Cerbino; Isaias Pereira Seraco; Hostilio Xavier Ratton Neto

Garantia de receita com controle de evasão em sistemas abertos de VLT

Arthur Ribeiro Costa Oliveira

 

Nome do Artigo

Autores

Finalistas Categoria 2

Gestão de processos de inundação, enchente e movimentação de solo na ferrovia

Conrado Blanco de Souza; Marcella Luz Medes Dionello Fusco; Danilo Gonçalves de Araújo Amorim; Delson Lapa

Proposta de pedestrianização do entorno da Estação Central do Brasil por meio de Urbanismo Tático

Pedro Paulo Silva de Souza

Estudo de casos sobre o perfil do profissional ferroviário – Desenvolvimento de competências 

Leonardo Mendes Vianna; Sergio Antonio Ribeiro Campos; Janicrelia da Fonseca; Sergio Dias Melquiades; Lucio Roberto Lima Sá Fortes; Daniel Vieira do Carmo; Cleiton Fernandes Vitorino; Atalita Veríssimo Pereira; Maria Eduarda Alves Ferreira

Climatologia Aplicada à Segurança Operacional Ferroviária

Bárbara Soares

Abastecimento subterrâneo de água potável para as Estações da Linha 4 – Amarela

Leonardo Mandelli Valentini; Adriana Martins dos Santos; Alessandro Piovezan; Fabio Hiroshi; Camila Mendonça Rabassa; Rodrigo Mitsuo Kise

 

Nome do Artigo

Autores

Finalistas Categoria 3

Estudo de caso da transferência de carga aplicada na interface das estruturas de ligação da estação Congonhas da Linha 17 – Ouro com o Aeroporto de Congonhas

Arnold Freedy Steiner; Filipe de Lima Rocha; Leandro da Silva de Medeiros; Luiz C. S. Domingues

Implantação do Sistema de intertravamento de locomotiva no terminal de carga

Ana Luiza Cardoso de Faria; Gilbert Eustáquio da Silva Barreto

Pagamento por aproximação nos acessos do MetrôRio

Ingrid Soares da Rocha

Indicadores de Desempenho Operacional Implantados Sob a Ótica da Quantidade de Passageiros Atingidos

Carlos Eduardo Sanches de Andrade; Márcio de Almeida D’Agosto; Marcelo Tadeu Mancini; Ronaldo Lasmar Duarte

Prospecção de Aplicações de Inteligência Artificial na CPTM

Diego Guerreiro Bernardes; Sérgio Luís Silva; Cristiane ferreira Oliveira

Serviço:

6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

Informações: www.anptrilhos.org.br/evento/premio-de-tecnologia 

25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Data: 03 a 06 de setembro de 2019

Local: Hotel Matsubara (Rua Coronel Oscar Porto, 836 – Paraíso, São Paulo)

Informações: www.semanadetecnologia.com.br/25semana/ 

Deixe um comentário