fbpx

Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) divulga seu Relatório Anual 2023, incluindo dados dos Comitês de Engenharia, Ferrovias e Mobilidade Urbana

Está disponível e pode ser baixado por meio de link ao final desta nota o Relatório Anual ABDIB 2023, produzido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base.

Com 134 páginas, o documento traz inicialmente conteúdos de apresentação, opinião e dados básicos sobre a infraestrutura no Brasil, além de uma Agenda de Propostas.

Na sequência, são apresentadas as atividades dos Comitês Matriciais e Setoriais da entidade, incluindo os Comitês de Engenharia (página 39), Ferrovia (página 51) e Mobilidade Urbana (página 58). As páginas subsequentes mostram os Planos de Ação dos Comitês para 2023, com Engenharia na página 79, Ferrovia na página 85 e Mobilidade Urbana na página 88. O segmento final da publicação retrata as ações institucionais da ABDIB.

ENGENHARIA

O texto do Comitê de Engenharia focaliza a melhoria da qualidade dos serviços prestados, considerando o estímulo à inovação e às práticas sustentáveis. Faz referência à recente legislação que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Lei 14.133/2021). E, analisando a possibilidade de retomada de um número considerável de projetos, assinala a preocupação com a eventual falta de mão de obra qualificada para atender à demanda que surgirá.

FERROVIAS

O espaço dedicado ao Comitê de Ferrovias sublinha o impacto positivo do Novo Marco Legal, remarcando que as discussões sobre o regime de autorização, a renovação antecipada das concessões e a necessidade de reequilíbrio dos contratos dominaram a pauta do setor. Diz o texto: “A ampliação da participação do modal ferroviário na matriz de transporte brasileira com o objetivo não apenas de romper os tradicionais gargalos no escoamento de grãos e de minério, mas, também, de agilizar e modernizar o deslocamento de passageiros e a movimentação de cargas gerais, é vista como uma das principais necessidades no modelo de logística do país.

MOBILIDADE URBANA

A parte referente ao Comitê de Mobilidade Urbana enfatiza o desafio logístico e ambiental para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Assinala: “A mobilidade urbana, que se refere à locomoção das pessoas entre os espaços para atender suas necessidades, é uma atividade essencial para a sociedade. O documento informa que a ABDIB contratou junto à KPMG um estudo sobre as Autoridades Metropolitanas de Transporte (AMT), apontando as vantagens da criação dessas instituições. O texto sublinha: “A criação das Autoridades Metropolitanas de Transporte (AMT) trará vantagens como o planejamento e a
gestão integrada de longo prazo”.

Baixe o Relatório Anual ABDIB 2023

Deixe um comentário