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CBTU Belo Horizonte trabalha para reduzir pela metade o consumo de água em suas instalações

Composição da CBTU BH. Foto: CBTU BH/Charles Torres

Até o final de 2022, o Comitê de Sustentabilidade da CBTU Belo Horizonte espera chegar a uma redução de 50% do consumo de água em comparação com 2020.

Em 2021, a diminuição do consumo foi de 33%, representando, em números absolutos, redução de 40 mil litros de água por dia, com economia de R$ 30 mil por mês.

O resultado foi obtido a partir de ações desenvolvidas pelo Comitê de Sustentabilidade em parceria com outras áreas da companhia.

Dentre as medidas, merecem destaque as inspeções sanitárias que culminaram na interrupção de ligações clandestinas e, principalmente, no reparo de vazamentos, além da redução da frequência de lavagem de pisos e controle de aspersores de irrigação.

Os resultados alcançados até aqui foram bons, mas a equipe da CBTU Belo Horizonte tem consciência de que há ainda muito trabalho a ser feito e o Comitê de Sustentabilidade espera chegar a uma redução de 50% do consumo desse recurso até o final de 2022.

ESFORÇO COLETIVO

Segundo a CBTU Belo Horizonte, o envolvimento dos diversos setores da Empresa tem sido a chave para o sucesso desse projeto.

A Gerência de Estações, por exemplo, realiza a leitura dos hidrômetros semanalmente; a Coordenação de Exploração Comercial atua junto aos permissionários, promovendo adequações significativas; a Coordenação de Serviços de Apoio realiza intermediações para a correção das leituras junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), e a Gerência de Sistemas Fixos e Via Permanente se empenha na realização da manutenção hidráulica para reparos de vazamentos.

AÇÃO TEATRAL PELA ECONOMIA

Em dezembro de 2021, colaboradores e usuários do metrô participaram de uma intervenção teatral com dicas para o uso racional da água, tais como tomar banho rápido e sempre fechar o registro ao escovar os dentes ou lavar vasilhas.

O Comitê de Sustentabilidade conta com a colaboração de todos! Se encontrar alguma irregularidade, os usuários devem informar ao chefe de estação, e os funcionários podem abrir um pedido de intervenção, por meio de um ramal telefônico interno.

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