fbpx

Com as quatro novas estações da Linha 15 – Prata, em monotrilho, Metrô-SP chega a 89,8 km e 79 estações

No dia 6 de abril de 2018, foi inaugurado um novo trecho da Linha 15-Prata do Metrô, em sistema de monotrilho. Com 5,5 km de extensão, o segmento inclui quatro novas estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. Agora, a Linha 15 – Lilás passará a ter 7,8 km de extensão, ligando a Vila Prudente (integração com a Linha 2-Verde) à Vila União. Já a rede de Metrô de São Paulo terá 89,8 km e 79 estações.

As quatro estações estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, no formato de Operação Assistida, sem cobrança de tarifa. O usuário poderá embarcar gratuitamente nas novas paradas e seguir até Oratório, onde será orientado a desembarcar e acessar a área paga, caso queira seguir viagem até Vila Prudente.

Aspectos da arquitetura das estações da Linha -15

Estrutura e paisagismo. Utilizando um conceito arquitetônico leve, que busca a menor interferência possível na paisagem local, as novas paradas seguem o padrão observado nas estações Vila Prudente e Oratório. Todas ficam elevadas a cerca de 16 metros de altura, no canteiro central da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

As estruturas apresentam soluções estéticas em concreto aparente e aço com aberturas que garantem plena ventilação e iluminação natural, nos três pavimentos: acesso, mezanino e plataforma, que é coberta com estrutura metálica em arco. Por sua vez, as plataformas são centrais, com 90 metros de comprimento e 9,9 metros de largura.

As quatro estações receberam um acabamento similar, com revestimento dos pisos em granito, composto com piso tátil, e das paredes em pastilhas cerâmicas e fechamento em vidro translúcido incolor. As paradas também contam com sistema de portas automáticas em toda a extensão, escadas rolantes, escadas fixas e elevadores, garantido a acessibilidade, além de sanitários públicos.

Além da estrutura leve construída no canteiro central da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, o projeto da Linha 15 englobou a implantação de ciclovia por todo o trecho, cercada por um projeto paisagístico com jardins que revitalizarão a via e devem se tornar uma opção de lazer aos moradores da região.

Também foram instalados postes com luminárias de LED em todo o espaço. A ciclovia e o jardim se juntam ao já existente implantado pelo Metrô entre Vila Prudente e Oratório, acompanhando todo o traçado do monotrilho por seus 7,8 km de extensão.

AS ESTAÇÕES

Na inauguração das quatro estações da Linha 15 – Prata, os engenheiros Andreas Kauffmann (Snef), Peter Alouche (consultor) e Fábio Juvenal (Snef), sendo os dois últimos associados da AEAMESP. As empresas contratadas têm colaborado de maneira decisiva nas obras ora entregues.

São Lucas.  Com acesso pelos dois lados da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 5.345, a estação conta com 6,3 mil m² de área construída, duas bilheterias blindadas, sete escadas rolantes, três escadas fixas e três elevadores. A passarela sobre a avenida é livre e permite que os pedestres passem de um lado a outro da via em segurança. Deve receber diariamente 9 mil passageiros.

Camilo Haddad. Tem acesso nos dois lados da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 6.620. A parada possui 6,3 mil m² de área construída, duas bilheterias blindadas, sete escadas rolantes, três escadas fixas e três elevadores. A passarela sobre a Anhaia Mello também é livre. Previsão de demanda de 7 mil passageiros por dia.

Vila Tolstói. Dispõe de acesso por ambos os lados da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 7.712. São 7,5 mil m² de área construída, duas bilheterias blindadas, sete escadas rolantes, três escadas fixas e três elevadores. A passarela sobre a Anhaia Mello é livre. Por dia, deve receber 9 mil usuários.

Vila União. Pode ser acessada pelos dois lados da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 9.109. A estação apresenta 6,3 mil m² de área construída, duas bilheterias blindadas, sete escadas rolantes, três escadas fixas e três elevadores. A passarela sobre a Anhaia Mello também é livre. Previsão de demanda de 13 mil passageiros/dia.

MAIS QUATRO NOVAS ESTAÇÕES 

Os engenheiros Carlos Eduardo Paixão de Almeida e Pedro Machado, durante a inauguração de quatro estações da Linha 15-Prata, no início de abril. O dirigente da Associação tem destacado o papel das equipes profissionais para o êxito dos novos empreendimentos do Metrô-SP.

Construída pelo Metrô de São Paulo, a Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e conectará as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos da Grande São Paulo. O monotrilho possui características diferentes do metrô convencional, pois os trens são operados de modo totalmente automático e trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas. Cada composição possui sete carros e capacidade para transportar mil passageiros por viagem.

A implantação da linha tem o custo de R$ 5,2 bilhões e compreende a construção de 15,3 km de vias e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial (antiga Iguatemi), além do Pátio de Manutenção Oratório, a compra de 27 trens, sistemas elétricos, de sinalização e controle, e três novos terminais de ônibus na região da Vila Prudente.

Em operação desde 2014, entre Vila Prudente e Oratório, o ramal permite a integração gratuita com a Linha 2-Verde, proporcionando acesso a uma rede de 351 km de trilhos, em 23 municípios, cobrando uma única tarifa. As colunas e vigas que compõem a via estão instaladas até e região do Jardim Colonial.

Em breve, serão abertas as estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O trecho até a estação Jardim Colonial será entregue em 2021. Quando pronto, o trecho de Vila Prudente a Jardim Colonial atenderá quase 400 mil pessoas por dia.

Faixa de travessia corta a ciclovia implantada sob a estrutura de sustentação do monotrilho da Linha 15 – Prata.