fbpx

As comemorações dos 110 anos do Subte, o metrô da Cidade de Buenos Aires. Trata-se do primeiro sistema desse tipo implantado na América Latina

No dia 1 de dezembro de 2023, houve a comemoração dos 110 anos do Subte, o metrô da Cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. Trata-se do mais antigo sistema de metrô da América Latina. Na mesma data, a empresa Emova completou dois anos como concessionária da rede.

Para marcar o aniversário do Subte, organizou-se uma nova edição do passeio histórico nos clássicos carros La Brugeoise, que circularam por quase cem anos na Linha A (a linha mais antiga). Os carros La Brugeoise foram declarados Patrimônio Cultural da Cidade de Buenos Aires.

Mais de 300 pessoas que ganharam um sorteio promovido nas redes sociais participaram nos três percursos realizados entre as estações Peru e Acoyte

Durante o passeio, um guia turístico contava a história dos primórdios do metro. Além disso, para recriar o ambiente do início do século XX, os momentos de espera da viagem foram acompanhados por música ao vivo e casais a dançar.

Passageiros na plataforma, no início do século XX. Reprodução: Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires

Como parte das comemorações, houve a inauguração da exposição fotográfica Vivir el Subte de Buenos Aires. 110 anos em imagens (1913-2023), montada no átrio da estação da Facultad de Derecho.

Passageiros observam as fotos expostas no saguão da estação

Veja aqui texto em espanhol do Governo de Buenos Aires que relata a história do Subte

Deixe um comentário