fbpx

CPTM participou do evento 27º Comitês Técnicos da ALAMYS em Cádis, Espanha, e será anfitriã 36ª Assembleia Geral e Congresso da entidade, em novembro de 2022

Pedro Moro

Ao lado de outras organizações brasileiras do setor, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) participou do evento 27º Comitês Técnicos, realizado pela  Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS)  em Cádis, Espanha, entre 19 a 23 de junho de 2022, e foi anunciada como anfitriã da 36ª Assembleia Geral e Congresso Anual da entidade, marcado para o período de 6 a 10 de novembro de 2022, em São Paulo.

O presidente da CPTM, Pedro Moro, esteve no evento e participou de diversos painéis. O diretor de Operação e Manutenção, Luiz Eduardo Argenton, e o gerente geral de Manutenção e coordenador do Comitê de Manutenção da ALAMYS, Wilson Nagy, também estiveram no evento e se apresentaram em reuniões técnicas.

Em Cádis, Jorge Rebelo, do Banco Mundial; Paulo Ferreira, do VLT Carioca; Diego Garcia, do MetrôRio; Wilson Nagy, da CPTM; Joubert Flores, da ANPTrilhos; Luiz Argenton, da CPTM; Paulo Labate, do Metro de São Paulo e Antonio Marcio Barros Silva, também do Metrô de São Paulo.

Entre os representantes brasileiros estavam também Paulo Ferreira, do VLT Carioca; Diego Garcia, do MetrôRio; Joubert Flores,  integrante do Conselho Diretor da ALAMYS e presidente do Conselho da ANPTrilhos. Representaram o Metrô de São Paulo Antonio Marcio Barros Silva, gerente de Operações, e Paulo Labate,  coordenador do Comitê de Operações da ALAMYS.

Antonio Marcio Barros Silva

Em sua participação no encontro em Cádis, Antonio Marcio Barros Silva fez uma apresentação a respeito dos investimentos realizados pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e das estratégias utilizadas por toda Gerência de Operações, na segurança dos passageiros, funcionários e instalações.

NOVOS DESAFIOS E OS USUÁRIOS

Com o tema Novos Desafios para a Mobilidade Ferroviária: Inovação Orientada ao Usuário, o encontro em Cádis foi organizado pela Agência de Obras Públicas da Junta de Andaluzia e contou com a participação de empresas do setor atuantes em diferentes países, que fizeram a exposições a respeitos de boas práticas e projetos com resultados positivos.

A ALAMYS foi criada em 1987 para facilitar o intercâmbio de experiências e tecnologia entre os países membros da América Latina e da Península Ibérica. O objetivo da organização é atender as afinidades dos seus membros tanto pelas especificações técnicas, como pela origem geográfica. Atualmente é presidida por Silvia Roldán, presidente do Metro de Madri, e tem como secretário-geral Sebastián Court, do Metro de Santiago, Chile.

Silvia Roldán

Em seu pronunciamento na abertura do encontro, Silvia Roldán assinalou: “ALAMYS é a casa comum dos modos ferroviários urbanos e suburbanos. Uma grande casa comum que abrange dois continentes, que abriga um grande número de países e em que se falam duas das principais línguas do mundo. Os números da nossa área hispano-portuguesa são impressionantes: milhões de pessoas precisam de uma rede de transporte eficiente para trabalhar, estudar, aproveitar as oportunidades de cultura, compras e lazer que nossas cidades oferecem. O desafio de movimentar milhões de pessoas é o melhor impulso para o transporte de passageiros em massa”.