fbpx

Cresce a integração trilhos-bicicletas em Fortaleza

Na terceira semana de março de 2023, o Metrofor liberou o transporte de bicicletas dentro dos trens do VLT Parangaba-Mucuripe. Dessa forma, ampliou-se a integração das linhas metroviárias com o transporte por bicicleta na capital cearense.

Agora, são 43 as estações do Metrofor que aceitam o embarque de passageiros com suas bicicletas, permitindo a integração dos transportes. Elas se distribuem pelos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Sobral.

Os horários permitidos são de 9h às 15h e de 20h até o final do dia, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o embarque de bikes é permitido a partir das 15h até o final do expediente operacional. Estão preservados os horários de pico do transporte público, nos quais os trens já operam em sua capacidade máxima de transporte.

TRILHOS COMO ALIADOS

Plínio Saboya

O diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya, afirmou “Quem quiser se deslocar na Região Metropolitana por bicicleta, tem o transporte sobre trilhos como aliado, com as duas maiores linhas em carregamento já liberadas, possibilitando aos ciclistas chegar a destinos mais distantes e com mais conforto. O mesmo benefício está disponível em Sobral, que foi a primeira a linha a ter essa integração”.

No VLT de Sobral, o embarque com bikes é permitido desde fevereiro de 2020. Na Linha Sul, o embarque com bicicletas é liberado desde agosto de 2022. Neste percurso – que vai de Fortaleza a Pacatuba – mais de 3 mil embarques de ciclistas foram registrados até o mês de fevereiro.

Conheça o regulamento para acesso com bicicletas

Deixe um comentário