fbpx

Cresce a presença feminina na Diretoria da AEAMESP

Na gestão em iniciada em 2017, há mais mulheres na linha de frente da AEAMESP. Foto: Paula Bortolini, assessora da Presidência/SEESP

A presença feminina na Diretoria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP sempre foi representativa ao longo da história da entidade, mas nunca igual à gestão de 2017/2019. A nova Diretoria da AEAMESP que teve a solenidade de posse no dia 13 de fevereiro, conta com a participação de nove mulheres que exercerão várias funções dentro da Entidade. Entre elas a de vice-presidente de Assuntos Associativos; 1ª e 2ª Diretoras Secretárias e membros do Conselho Deliberativo. Consideradas por muitos como representantes do ‘ sexo frágil’, as mulheres e profissionais de hoje, já mostraram e provaram que de frágil não têm nada, pelo contrário, elas conseguem executar várias tarefas, e têm assumido aos poucos e com muita competência, postos importantíssimos em todos os segmentos em que atuam.

MULHERES NA GESTÃO 2017/2019 DA AEAMESP 

Diretoria Executiva 

Bárbara Ramos Coutinho VicalviVice-presidente de Assuntos Associativos, é graduada em Arquitetura e Urbanismo, fez cursos de especialização na área de transportes, construção civil e é técnica em edificações. Atuou no Conselho Deliberativo da AEAMESP na gestão 2011-2013. Desde que iniciou carreira na Companhia do Metropolitano de São Paulo, Barbara ocupou vários cargos nas Gerências do Empreendimento da Linha 2, Gerencia de Manutenção e Gerência de Concepção Civil e atualmente trabalha na Gerência do Empreendimento da Linha 5-Lilás.

Maria Toshiko Yamawaki – 2ª Diretora Secretária da AEAMESP é graduada em Engenheira Mecânica modalidade Produção e especializada em Política e Estratégia na ADESG/FIA USP e em Aspectos Psicobiológicos da Saúde do Trabalhador em Turno na Unifesp. Participa da diretoria executiva da AEAMESP desde 2009. Na Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô-SP, atua como representante da Direção no Sistema de Gestão da Qualidade da Gerência de Recursos e Infraestrutura e participa da Comissão de Sistemas de Gestão Normalizada.

Thais S. Ambrosio G. Herani – 1ª Diretora Secretária da AEAMESP na gestão 2017/2019, iniciou sua carreira profissional na área de construção há 21 anos, na empresa Eiko Engenharia como Técnica em Edificações. É pós-graduada com especialização em construções civis – Excelência Construtiva e Anomalias pelo Mackenzie, graduada em Engenharia Civil pela Anhembi Morumbi, Tecnóloga em Edifícios pela Fatec–SP e técnica em Edificações pela Escola Técnica Liceu de Artes e Ofícios de SP.

Thais trabalha há 15 anos no Metrô-SP, na Gerência de Manutenção da companhia, atuando em diversas Regionais de Manutenção Civil, distribuídas pelas Linhas 1, 2, 3 e 5 do Metrô, liderando equipes e distribuindo atividades para a Conservação e Adequação Civil das estações, pátios e prédios administrativos. Hoje, faz parte do Apoio Técnico da Coordenação Civil do Departamento de Vias da Gerência de Manutenção e atua como Técnica de Manutenção Especializada na área de Manutenção de Estruturas Civis.

Conselho Deliberativo

Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro – Formou-se engenheira civil graduada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2005. É mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas-IPT desde 2012, certificada em gerenciamento de projetos (Project Management Professional-PMP) pelo Project Management Institute – PMI (2013). Atua desde 2008 no Metrô/SP e responde pelo processo de licenciamento ambiental na fase de obras e de operação.

Juliana Tiemi Tamanaha – Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) desde 2012,Juliana Tiemi Tamanaha trabalha como arquiteta na Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô há dois anos.

Haydée Svab – Engenheira civil, com dupla formação em Arquitetura pela USP, mestre em Engenharia de Transportes (USP) e especialista em Democracia Participativa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Haydée Svab, atualmente é engenheira do Metrô-SP atuando na Coordenadoria de Pesquisa e Avaliação de Transportes – CPA e Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento de Transportes – PIT.

Haydée também atua como conselheira no Conselho Participativo Municipal, no Butantã (biênio 2016/2017), é membro da comunidade Transparência Hacker e co-fundadora do PoliGNU – Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP, bem como da PoliGen – Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP.

Iria Aparecida Hissnauer Assef – Membro do Conselho Deliberativo da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), é formada em engenharia civil pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), de Bauru/SP, no ano de 1981. Em 1986 ingressou na Companhia do Metropolitano de São Paulo, atuando na Gerência de Montagem. Atualmente ela trabalha como Supervisora de Implantação e Desenvolvimento de Manutenção, pátio Jabaquara.

Mara Silvana Siqueira – Engenheira civil, formada pela Universidade José do Rosário Vellano-Unifenas em 1983 é especializada em Engenharia do Controle da Poluição Ambiental; Aspectos Psicobiológicos na Saúde do Trabalhador; possui MBA em Gestão Estratégica em Meio Ambiente;  Mediação e Arbitragem; Patologias e Anomalias em Edificações.

Mara iniciou carreira como engenheira em 1984 na Falcão Bauer e, em 1988 foi contratada pela Cia do Metrô de São Paulo como Analista de Compras e Contratos. “Em 1998 fui para a Gerencia de Construção Civil, no cargo de engenheira de construção civil, alocada em diversas áreas, como: Planejamento de Obras da Linha 2- Verde; Fiscalização de obras em cidades da grande São Paulo como Co-Agente Técnico face o acordo celebrado entre o Metrô e a Emplasa”, conta.

Passou também pela Gerência de Operações fiscalizando as obras civis das Salas Operacionais; Acessibilidades e Sanitários Públicos das Estações do Metrô. Desde 2011, Mara trabalha na Gerência de Manutenção ocupando o cargo de engenheira de Manutenção da Coordenadoria de Projetos de Adequações Elétrica, Telefonia e Civil.

Neila Custódio – É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1994), pós-graduada em Magistério do Ensino Superior – lato-senso pela UNIP (1998), participou na pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP em disciplinas na área de Paisagem e Ambiente (2000 a 2003 e 2013).

Desde 1996, Neila desenvolve e acompanha projetos paisagísticos das áreas de propriedade do Metrô e projetos urbanos de porte regional. Em 2015 inicia coordenação de projetos paisagísticos e requalificação urbana com enfoque ambiental voltados para mobilidade ativa dentro do Departamento de Projetos Básicos de Arquitetura da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Participou em bancas de graduação nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes (2013) e Uninove (2011). É membro integrante do grupo da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé, da Associação Nacional de Transportes Públicos- ANTP desde 2016.

Dirigentes da AEAMESP mostradas na matéria acima – a diretora Thais Herani e a conselheira Haydée Svab – foram também focalizadas na matéria  ‘Mulheres desbravando e conquistando espaço na construção civil’, da RBC – Revista Brasil Construção. Esse texto foi parcialmente publicado no blog da revista e será ainda lançado na publicação impressa

Veja a matéria publicada no blog da RBC

Deixe um comentário