fbpx

Em 15 de junho, durante o Fórum de Debates Ferrovias em Foco, foi anunciada a criação do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF). AEAMESP participa desta iniciativa.

Na sessão final do Fórum de Debates Ferrovias em Foco, realizado em São Paulo, no dia que em 15 de junho de 2023, foi anunciada a criação do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF), uma iniciativa da qual a AEAMESP participa.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, acompanhou presencialmente o evento, ao lado da conselheira e ex-presidente da nossa Associação, engenheira Silvia Cristina Silva.

Silvia Cristina Silva e Luís Kolle

Entre outras atividades e serviços, o futuro instituto irá conceder o selo de conformidade a produtos e serviços do setor em consonância com as exigências de normas e especificações técnicas pertinentes.

A estruturação do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF), que já possui uma minuta dos estatutos, ficou a cargo de quatro entidades são: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Associação Latino-Americana de Ferrovias, Sede Brasil (ALAF).

As organizações do meio acadêmico já engajadas no processo de criação do IQF são: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Militar de Engenharia (IME) e FGV Transporte – unidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Juntamente com a AEAMESP, também apoiam e participam da iniciativa associações de natureza empresarial, técnica e profissional: Instituto de Engenharia de São Paulo, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABEND), Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANTF), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Instituto Nacional de Pesquisa Ferroviária (INPF), Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário (NDF), de Minas Gerais.

ANÚNCIO DE CRIAÇÃO DO IQF

Vicente Abate

O anúncio da criação do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF) foi feito pelo presidente da ABIFER, Vicente Abate, que, em breve pronunciamento, destacou o apoio recebido do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que aceitou o convite para ser patrono do novo instituto.

Alckmin enviou uma carta aos organizadores do IQF afirmando-se honrado com sua designação como patrono da futura entidade.  Escreveu também que, no âmbito do ministério que comanda, a Secretaria de Competitividade e Política Regulatória “estará à disposição para debater elementos de nossa agenda de competitividade relacionados ao setor metroferroviário.  Inclusive aprimoramentos metrológicos com apoio do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”.

Vicente Abate e outros se manifestaram na sessão de lançamento do IQF deixaram claro que a nova entidade teve forte inspiração no O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado e dirigido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e outras entidades. O IQF deverá inicialmente abrigar-se em instalações do IQA para reduzir custos operacionais.

VÍDEO MOSTRA ÍNTEGRA DO FÓRUM

Fórum de Debate Ferrovias em Foco foi organizado pela empresa Via Brasil Comunicação e Revista Sobretrilhos e aconteceu no auditório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), localizado na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP).

Além do presidente da ABIFER, Vicente Abate, participaram da instalação dos trabalhos no período da manhã Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT; Massimo Giavina, vice-presidente do SIMEFRE; Jean Pejo, secretário-geral da ALAF Sede Brasil e o pesquisador do IPT, Sérgio Inácio Ferreira.

Esse mesmo grupo participou do lançamento do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF) em sessão que contou também com a presença na mesa de honra de Manoel Marques Botelho, secretário executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Liedi Bernucci

Manoel Marque Botelho

Sérgio Inácio Ferreira

Massimo Giavina

Jean Pejo

Deixe um comentário