fbpx

Em duas turmas, AEAMESP  desenvolveu em sua sede o curso Excelência na gestão e visão de negócio na operação metroferroviária

As duas turmas do curso foram desenvolvidas em ambiente interativo e participativo. Foto: Juliana Rebelo.

 

Com duas turmas  – uma delas desenvolvida entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2018 e a outra no o período de 19 a 21 de fevereiro de 2018,  a AEAMESP, em parceria com a Universidade Corporativa do Metrô (UniMetro),  promoveu neste primeiro bimestre do ano o curso ‘Excelência na gestão e visão de negócio na operação metroferroviária‘, destinado a gestores sênior de estações, tráfego e segurança de operação metroferroviária.

A primeira turma, com 30 participantes foi realizada no final de janeiro, com pleno êxito. O instrutor desse curso foi o professor Reinaldo Belickas Manzini. 

24 HORAS-AULA EM TRÊS DIAS

Cada uma das turmas do curso foi desenvolvida em 24 horas, distribuídas pelos três dias. No primeiro dia, além da introdução, foram tratados os tópicos Modelo de negócios, Estratégia competitiva e Posicionamento e geração de valor.

No segundo dia, foram abordados os temas Alinhamento entre estratégia e operação (execução), Aplicação de jogo de negócio e Sistematização do conhecimento. No terceiro dia outro três tópicos: Gestão por resultados, Aplicação de mini estudo de caso e Sistematização do conhecimento.

OBJETIVOS DO CURSO

Conforme explicou o professor Reinaldo Belickas Manzini, o curso teve como propósito fornecer uma visão ampla sobre modelos de negócios a partir da apresentação e discussão de um conjunto de tópicos. Foram tratados aspectos como as principais características do atual cenário de competição, elementos de um modelo de negócios, principais noções de estratégica competitiva, o imprescindível alinhamento entre estratégia competitiva e as operações da empresa, frameworks para uma gestão de negócios baseadas em dados e fatos.

Também foram apresentados e discutidos fundamentos teóricos que serão sustentados a partir de exemplos reais, aplicação de jogo de negócio e mini estudo de caso constituído a partir da realidade dos negócios metroferroviários.

ATIVIDADES TÉCNICAS DESENVOLVIDAS EM PARCERIAS

Dionísio Gutierres,

Ao falar durante a instalação da segunda turma, no dia 19 de fevereiro, o vice-presidente de Atividades Técnicas, Dionísio Gutierres, destacou para os participantes que a entidade atua sobre três pilares: a defesa e promoção dos transportes sobre trilhos, o congraçamento dos associados e parceiros em atividades sociais e a prática do trabalho colaborativo e aperfeiçoamento profissional, do que o curso é um exemplo.

Dionísio também sublinhou o desenvolvimento anual da Semana de Tecnologia Metroferroviária, principal evento do setor no país, da qual é o coordenador técnico, e os diversos cursos têm sido desenvolvidos pela AEAMESP.

Parcerias institucionais. “A nossa entidade tem trabalhado em duas frentes. Uma delas é a da parceria com outras entidades e empresas. Este curso é um exemplo dessa linha de ação: a UniMetro identificou a necessidade e a AEAMESP tinha a possibilidade e reunia as condições para desenvolver o curso, de modo que a parceria foi concretizada com êxito”.

Ele lembrou que, entre outros parceiros institucionais de relevo da AEAMESP estão a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), que participa ativamente da Semana de Tecnologia Metroferroviária, e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTRILHOS), que, junto com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) instituiu o Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, entregue na Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Sugestões. Sobre a segunda frente de parcerias, Dionísio Gutierres afirmou  que a AEAMESP estimula os associados a apresentarem ideias para o desenvolvimento de atividades de cunho técnico, como cursos e debates sobre temas específicos e ajudem a executá-las. E abriu aos participantes do curso a possibilidade de apresentarem também essas sugestões.

Deixe um comentário