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Em Salvador, novo caminho para o VLT do Subúrbio

Como seria o VLT do Subúrbio segundo a Skyrail. Foto: Divulgação/Skyrail 

Em audiência pública no dia 17 de agosto de 2023, organizada pela Comissão Permanente de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos Municipais, da Câmara Municipal de Salvador, o Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, assegurou que o VLT do Subúrbio permanece como um dos projetos de desenvolvimento urbano que integra o pacote de obras de mobilidade de Salvador e Região Metropolitana.

Segundo o governo baiano, houve um impasse no contrato e a tentativa “responsável” de dar continuidade a ele, o que, contudo, não se mostrou vantajoso, consideradas as reivindicações do consórcio ganhador da licitação, Skyrail Bahia.

Após avaliação de propostas de reequilíbrio contratual apresentadas pela Skyrail, o Governo do Estado notificou a empresa para a rescisão do contrato. A empresa respondeu formalmente à notificação, concordando com o distrato. O rompimento do contrato está sendo tratado pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Casa Civil e Secretaria de Infraestrutura da Bahia.

A decisão aconteceu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia apontar a rescisão como saída, diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte.

No mesmo dia 17 de agosto, governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou uma nova licitação para implantar o VLT do Subúrbio de Salvador.

À imprensa local, o governador disse que o Estado não chegou a comprar os trens e que não acontecerá desperdício de dinheiro público, porque investimentos feitos até agora serão aproveitados, uma vez que a construção já realizada na região do Comércio – área central da cidade – foi executada pelo Estado e será concluída.

Em 21 de agosto, publicações jornalísticas da Bahia destacaram que, muito embora esteja fora do recém-anunciado novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Governo da Bahia deverá receber aporte de R$ 800 milhões do Governo Federal para a retomada da construção do VLT do Subúrbio. O anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia.

COMO ERA O PROJETO

O projeto que deu base ao contrato original (que será rescindido) previa que o VLT do Subúrbio ligaria a região central de Salvador à Ilha de São João, localizada em Simões Filho, município da região metropolitana. A proposta era que o sistema também chegasse à estação Acesso Norte do metrô, alcançando um total de 24 quilômetros de extensão.

O consórcio divulgou em seu site que o sistema teria 25 estações e contaria com capacidade para transportar cerca de 172 mil usuários por dia, o VLT será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica.

SUBÚRBIO COMO POLO TURÍSTICO?

A audiência pública realizada em 17 de agosto aconteceu no auditório do Colégio Estadual Barros Barreto, no bairro de Paripe, onde estava localizada a última estação do antigo trecho ferroviário suburbano, agora desativado para a implantação do novo projeto. Cerca de 200 moradores e lideranças comunitárias participaram do encontro.

Francisco Coelho, liderança comunitária da Boa Vista do São Caetano, lamentou o atraso, mas tem acompanhado todas as reuniões que envolvem a sociedade civil, e espera que o transporte também valorize a moradia no Subúrbio de Salvador, incluindo a região ao circuito de praias urbanas e visitadas na capital baiana. Aquele trecho da Bahia de Todos os Santos é especialmente lindo.

Coelho afirmou: “É importante discutirmos esse processo e ter unidade para dizer que nós queremos, para que, de fato, retomem essa questão. É importante frisar também que o trem não cabia mais. Merecemos algo como o metrô: organizado, com ar-condicionado e seguro. Vamos virar um polo turístico, o que também trará empregos”.

VÍDEO DÁ UMA IDEIA DE COMO ERA O TREM DO SUBÚRBIO

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