fbpx

Emiliano Affonso descreveu sua recente gestão como um período de avanços em meio a graves dificuldades no plano nacional

Emiliano Affonso fez um pronunciamento em que descreveu ações e realizações da Gestão 2014/2016, quando esteve à frente da AEAMESP – um período marcado por dificuldades no plano econômico e político da vida nacional. “O desafio era grande, precisávamos manter o setor unido e focado para enfrentar o período de incertezas que se aproximava”, disse, acrescentando que a saída foi “arregaçar as mangas”, ouvir parceiros e operadoras metroferroviárias para fortalecer a Semana de Tecnologia Metroferroviária, que se consolidaram ainda mais, com sucesso de público, focalizando temas que tratavam de pontos estratégicos e indicavam caminhos.

“Foi criado, pela ANPTrilhos e CBTU, o Prêmio de Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviário a trabalhos inéditos da Semana. Estreitamos a parceria com o BNDES, atuamos fortemente no Conselho das Cidades, coordenando o Grupo metroferroviário que aprovou resoluções e cobra sua efetivação. Assinamos convenio com o Metrô de SP para ajudar na preservação do conhecimento e com a ALAMYS. Fechamos parceria com a UNIP para a realização, nas suas dependências, da 23ª Semana de Tecnologia, trazendo a universidade, melhorando acesso e baixando custos”.

Segundo Emiliano, a AEAMESP mostrou-se presente: “Não nos omitimos! Nós nos posicionamos frente aos problemas, levamos propostas, tivemos reuniões em Brasília, no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Aproximamo-nos do legislativo e em 2016 foi criada a FTRAM – Frente parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário, presidida pelo deputado João Caramez que nos honra com a sua presença e já começa a mostrar os seus primeiros frutos”.

Ele acrescentou “Ajudamos na oficialização do MDT – Movimento pelo Direito ao Transporte Público. Discutimos com a sociedade civil a questão de mobilidade, participamos dos planos diretores regionais levando nossas reivindicações. Hoje nossas bandeiras estão aprovadas pelo Conselho das Cidades e linhas metroviárias fazem parte do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Enfim, nos fizemos presente de forma independente e pró-ativa em defesa de nossos associados, do setor metroferroviário e do Transporte Público”.

Não só vitórias. Segundo Emiliano Affonso, não houve apenas vitórias nesses três anos em que esteve à frente da AEAMESP. “Presenciamos a perda do equilíbrio financeiro de empresas como o Metrô-SP ocorrer graças à concessão de novas gratuidades aliada a uma política que contem o reajuste das tarifas e possibilita ‘tarifaços’ inconcebíveis como o da energia elétrica.Hoje vivemos um momento de transformação e de dualidade com recessão. Mas são nestes momentos que podemos dar os maiores saltos e tenho certeza que a AEAMESP e seus associados não se furtarão de suas obrigações”.

Agradecimentos e certeza do êxito da nova gestão.  Agradeço a todos que nos ajudaram nesta tarefa em especial aos meus companheiros de diretoria e conselho que sempre estiveram ao meu lado. Aos nossos associados que deram o seu voto de confiança. A infinidade de amigos que com o seu trabalho engrandeceram a nossa associação. A diretoria do Metrô, ao apoio e parceria  dada pela ANPTrilhos, operadoras metroferroviárias, ABIFER, ANTP, SEESP, SIMEFRE e IE e a todos vocês que vieram expressar a sua amizade e apoio a nossa AEAMESP.

“Hoje passo o comando ao engenheiro Pedro Machado, coordenador das últimas semanas de tecnologia, e a esta nova diretoria e conselho da nossa Associação com a sensação de dever cumprido e com a tranquilidade de saber que se empenharão para o seu crescimento e o do nosso setor. Obrigado!”

O momento do pronunciamento de Emiliano Affonso