fbpx

Instituto de Engenharia vai discutir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como elemento indutor da requalificação das cidades

VLT da Baixada Santista. Foto: Prefeitura de Santos

Está prevista para o dia 19 de março de 2024, das 9 às 17 horas, no Instituto de Engenharia de São Paulo, a realização do evento híbrido intitulado VLT – Indutor da Requalificação Urbana.

O encontro é uma iniciativa do próprio Instituto de Engenharia, com apoio institucional da AEAMESP, Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia  São Paulo (CREA-SP).

Participarão os engenheiros Ivan Metran Whately, vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia; Jean Pejo, diretor do Departamento Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística do Instituto de Engenharia e secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias no Brasil (ALAF-Brasil), e Vicente Abate, coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias do Instituto de Engenharia e presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).

ABORDAGEM

O VLT garante a mobilidade com segurança e menores custos, sendo mais sustentável que outros meios de transporte. Também melhora a qualidade de vida dos habitantes, sendo mais amigável, harmônico, silencioso, e efetivo em reduzir os tempos de viagem e o número de acidentes.

Além disso, o VLT promove a reurbanização do entorno, criando mercados (novos polos geradores de tributos), oportunidade de requalificação habitacional, tanto na atração de novos empreendimentos imobiliários, como na implantação de zonas especiais, de interesse social e mercado popular, ainda mais transformadoras.

Outro aspecto significativo é que o VLT pode ser implantado como um eixo de estruturação da transformação urbana, tornando-se um corredor ambiental urbano, contribuindo com a descarbonização do meio ambiente. Os custos de implantação de um VLT são muito inferiores ao ganho social, de mobilidade e do potencial arrecadatório do município, podendo ser um projeto autofinanciável e, portanto, muito atrativo ao mercado.

Deixe um comentário