fbpx

No Fórum de Mobilidade, a apresentação da Agenda de Governo do Setor de Transporte de Passageiros Sobre Trilhos

Em 24 de maio de 2023, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, e  vice-presidente de Atividades Técnicas, engenheiro Carlos Eduardo Gomes da Silva, participaram em Brasília do Fórum de Mobilidade, seminário promovido pela Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

No encontro, houve a apresentação ao governo federal do documento Agenda de Governo do Setor de Transporte de Passageiros Sobre Trilhos, com 29 propostas, das quais, seis prioritárias, para “a melhoria da mobilidade e o desenvolvimento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil”

O CONJUNTO DE PROPOSTAS

As propostas prioritárias dizem respeito à implantação de planos e políticas do setor: Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros, Plano Nacional do Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiros, Marco Legal do Transporte Público Urbano, Plano Estratégico da Mobilidade Urbana sobre Trilhos, Política de Financiamento do Transporte Público Coletivo e Política de Incentivo para a criação da Autoridade Metropolitana

As outras 23 propostas estão distribuídas por outros eixos: Ambiente institucional e regulatório, Financiamento do transporte público e a viabilização de projetos, Redução do custo operacional e modicidade tarifária, Sustentabilidade e segurança e, finalmente, Segurança jurídica.

Conheça o documento

PRESENÇA

O lançamento do documento foi feito durante exposição da diretora-executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi. O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, disse em seu depoimento que o ministério que comanda está “de portas abertas” para aceitar ideias para melhorar o setor. Também mencionaram o documento, em outras sessões, o secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) da Casa Civil da Presidência da República, Marcos Cavalcanti, e Denis Andia, secretário nacional de Mobilidade, do Ministério das Cidades.

O presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, destacou o momento político em que o documento é divulgado: o início de uma nova gestão no governo nacional e outros mandatários públicos, marcando uma “oportunidade para informá-los das necessidades do setor e da contribuição que a ANPTrilhos e as operadoras podem oferecer para melhorar a qualidade de vida da população e se aproveite externalidades positivas que o nosso setor pode agregar para toda a sociedade”.

Também participaram do evento o presidente da Confederação Nacional de Transportes (CNT), Vander Costa, e todos os presidentes de operadoras de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil.

QUATRO PAINÉIS

O encontro teve quatro painéis de debate, que podem ser vistos no vídeo acessível por meio de link ao final desta matéria. São eles: Painel Setorial 1 – Desenvolvimento do Transporte Metroferroviário Urbano [no vídeo, a partir de 01:53:25], Painel Setorial 2 – A retomada dos trens regionais de passageiros [no vídeo, a partir de 04:36:20], Painel Setorial 3 – Autoridade Metropolitana de Transporte como agente de desenvolvimento da mobilidade estruturante [no vídeo, a partir de 05:30:00], e Painel Setorial 4 – Avanço dos projetos e atração de investimentos [no vídeo, a partir de 07:21:00].

Veja o vídeo completo

Deixe um comentário