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Nova campanha do Dia Nacional de Coleta de Alimentos estará sendo feita em formato virtual até 6 de novembro. Participe!

Está em pleno andamento e continuará até 6 de novembro de 2021 mais uma edição do Dia Nacional de Coleta de Alimentos. Segundo os organizadores, trata-se uma campanha de arrecadação de alimentos para ajudar pessoas que precisam, “possibilitando aos cidadãos uma oportunidade de realizar uma ação positiva e de experimentar a caridade, compartilhando o sentido da vida”.

Em seu formato tradicional, a atividade se desenvolve junto a supermercados da Região Metropolitana de São Paulo e em outras cidades do Estado de São Paulo e de outros Estados.  Nessas ações, os voluntários convidam pessoas que fazem compras em supermercados parceiros a adquirir alguns alimentos não perecíveis e doá-los a quem precisa.

A PANDEMIA MUDOU O FORMATO DA CAMPANHA 

Com a pandemia da Covid-19, os voluntários não poderão atuar diretamente nos supermercados. Então, a Coleta 2021 está acontecendo na modalidade online e a arrecadação vem sendo feita em dinheiro.

A campanha terá a duração de dois meses, tendo sido iniciada em 11 de setembro e previsão de encerramento em 6 de novembro.

As doações estão sendo feitas via PIX, acesse aqui, ou pela plataforma Sympla (que cobra uma taxa de administração), de modo que sejam realizadas com segurança e transparência.

TODOS OS VALORES SE TRANSFORMARÃO EM ALIMENTOS

O total arrecadado em dinheiro será integralmente revertido em alimentos a serem entregues a bancos de alimentos (Mesa Brasil SESC, Vicentinos e outros), que os fazem chegar a instituições credenciadas. Nas cidades onde não há bancos de alimentos, os alimentos coletados são entregues a instituições beneficentes da cidade.

No ano passado, já em um formato de doação em dinheiro, foram arrecadados R$ 105.497.20, que se transformaram em 20.334 kg de alimentos, atendendo a entidades de 40 cidades, sendo cinco do Norte, cinco do Nordeste, uma cidade do Centro-Oeste, três cidades do Sul e 26 cidades do Sudeste. Em 2021, 41 cidades aderiram à campanha.

Como forma de estímulo à campanha, foram realizadas ‘lives’ em diferentes datas dos meses de setembro e outubro. Uma ‘live’ final está programada para o dia do encerramento da campanha.

HISTÓRIA DE SOLIDARIEDADE

A ação solidária foi criada pela Companhia das Obras do Brasil, organização de origem italiana que chegou ao Brasil em 1999 e cuja missão é promover e defender a dignidade do indivíduo na sociedade e no ambiente de trabalho, tutelando a criação de obras assistenciais e empresas e privilegiando uma concepção de mercado capaz de compreender e respeitar a pessoa em todos os seus aspectos, dimensões e momentos da vida.

Participam empresas e pessoas que apoiam o projeto com aportes financeiros e recursos, para cobrirem despesas com material de comunicação e organização do Dia da Coleta. Voluntários disponibilizam seu tempo, organizam toda a ação e realizam a coleta nos supermercados sob a orientação dos responsáveis do projeto. Supermercados disponibilizam suas lojas com espaço físico e o acesso aos seus clientes no Dia da Coleta. Bancos de Alimentos realizam a estocagem, a distribuição e o acompanhamento das doações dos alimentos às entidades assistidas por eles.

 

Acesse a página da iniciativa no Facebook

Acesse o website da campanha

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